Tenho um inversor de onda pura de 2000w max a 240v ligado ao meu banco de baterias que por sua vez são carregadas com paineis solares. O sistema trabalha a 12v .
A minha duvida é como proteger o que estiver ligado ao inversor contra picos de tensão , sobre tensões , e curto circuitos . O inversor tem auto restart .
Estava a pensar em fazer um pequeno quadro com um disjuntor de corte de 6A, um diferencial talvez de 30mA
Mas queria tambem proteger contra sobre tensões, e que tenho feito uns testes e o inversor produz 240v e queria algo que cortasse se por ex o inversor mandasse mais tensão que o recomendado.
Será que existe algo parecido a aquelas estenções de pc contra sobre tensoes e picos? Essas estenções funcionam?
Porque ja tive um pequeno problema e ja queimei um motor de um congelador, e um pequeno microondas....
Esse problema acho que teve a ver com o facto de eu ter metido mais uns leds de indicação no inversor que fica no sotão e os leds indicativos do estado do inversor ficavam no res do chao.
Devem ter baralhado o sistema do inversor porque ja meti tudo de "origem" e agora parece-me ok.
Queria evitar problemas futuros.
Agora que estive a reler tudo tem um alto testamento escrito , peço desde ja as minhas desculpas.
Digam as vossas opiniões de conselhos
Muito obrigado