Zona ATEX
Zona ATEX
Oi, caros electricistas
Venho aqui espor uma duvida:
Tenho 2 QE´s em que EX: o QE1 alimenta o QE2 , ambos com interruptor diferencial.
Agora pergunto como vou explicar aos fiscais uma resposta que dei : A protecção diferencial da saida do QE1 tem que ter no minimo a mesma sensibilidade que a do quadro a jusante e ter um tempo de disparo mais rápido.
Ora após testes de disparo dos QE´s o QE1 dispara muita mais rápido e até aqui tudo bem, mas obtive uma resposta da fiscalização em que diz :
Solicita-se que seja esclarecido em que regulamento e respectivo artigo se baseia para efectuar esta afirmação.
Já andei a procurar normas ATEX e não consigo encontrar nada.
Alguem me pode ajudar?
Venho aqui espor uma duvida:
Tenho 2 QE´s em que EX: o QE1 alimenta o QE2 , ambos com interruptor diferencial.
Agora pergunto como vou explicar aos fiscais uma resposta que dei : A protecção diferencial da saida do QE1 tem que ter no minimo a mesma sensibilidade que a do quadro a jusante e ter um tempo de disparo mais rápido.
Ora após testes de disparo dos QE´s o QE1 dispara muita mais rápido e até aqui tudo bem, mas obtive uma resposta da fiscalização em que diz :
Solicita-se que seja esclarecido em que regulamento e respectivo artigo se baseia para efectuar esta afirmação.
Já andei a procurar normas ATEX e não consigo encontrar nada.
Alguem me pode ajudar?

-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Zona ATEX
Boas
Aqui RTIEBT.
Porque razão no QE1 não coloca um disjuntor a proteger a alimentação ao QE2, e logo tem o assunto resolvido.
Aqui RTIEBT.
Porque razão no QE1 não coloca um disjuntor a proteger a alimentação ao QE2, e logo tem o assunto resolvido.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Infelizmente não tenho autorização para poder ver, mas agradeço-te na mesma.
se possível poderias me indicar um site ou um outro link onde me possa desenrascar...
se possível poderias me indicar um site ou um outro link onde me possa desenrascar...

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pode consultar também aqui:airborne Escreveu:Infelizmente não tenho autorização para poder ver, mas agradeço-te na mesma.
http://paginas.fe.up.pt/~arminio/cie/DispDif.pdf
Mas siga o conselho do ENERGY.
ENERGY Escreveu:Boas
Aqui RTIEBT.
A ideia era essa mas infelizmente a fiscalização assim não o quis e diz que tem que ter 2 protecções diferenciais.

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Então nesse caso tenha em atenção a selectividade entre as duas protecções tal como indicado no documento anterior.airborne Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Aqui RTIEBT.
A ideia era essa mas infelizmente a fiscalização assim não o quis e diz que tem que ter 2 protecções diferenciais.
Muito agradecido pelo link, deu-me imenso jeito.joaoosvaldo Escreveu:Pode consultar também aqui:airborne Escreveu:Infelizmente não tenho autorização para poder ver, mas agradeço-te na mesma.
http://paginas.fe.up.pt/~arminio/cie/DispDif.pdf
Mas siga o conselho do ENERGY.

-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasairborne Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Aqui RTIEBT.
Essa fiscalização deve ser uma chaga, pensa mal, quer e manda, tens de albardar o burro à vontade do dono (fiscalização) se assim está no projeto, nada a fazer, tens de gastar mais uns cobres, ou então deverias ter almoçado mais vezes com a fiscalização, se é que almoçaste, hehehehe.

Cpts.
Energy
Energy
Infelizmente não deu, mas eu só estou aqui no local para supervisionar os trabalhos eléctricos e depois tenho que verificar se tudo está conforme as normas mas tem situações como esta em que os fiscais complicam até não poderem mais, e eu percebo o porque, é que enquanto aqui andaram andam a mamar e depois quando sairem acabou o tacho, é tipo o governo portugues.ENERGY Escreveu:Boasairborne Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Aqui RTIEBT.
Essa fiscalização deve ser uma chaga, pensa mal, quer e manda, tens de albardar o burro à vontade do dono (fiscalização) se assim está no projeto, nada a fazer, tens de gastar mais uns cobres, ou então deverias ter almoçado mais vezes com a fiscalização, se é que almoçaste, hehehehe.