Tomada de TV Efapel 37531 não segura bem o cabo coaxial

Responder
news_js
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Tomada de TV Efapel 37531 não segura bem o cabo coaxial

Mensagem por news_js »

Olá!

Recentemente comprei umas tomadas de TV de superfície, marca EFAPEL, modelo 37531, e não consigo que o cabo coaxial fique bem seguro. A tomada tem uma patilha lateral que simplesmente encosta ao cabo, mas se se der um pequeno puxão, o cabo sai. É isto normal? Estarei a fazer algo de errado? Deverei engrossar o cabo enrolando muita malha à sua volta? Ou o melhor é comprar outras tomadas? Qual aconselham? Obrigado.

Aqui fica uma imagem exemplificativa:

Imagem
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Re: Tomada de TV Efapel 37531 não segura bem o cabo coaxial

Mensagem por Varejo »

Boas, essa patilha não é para encostar ao cabo, mas sim para ficar dentro do cabo, entre a malha e o PVC exterior!

p.s esse parafuso de fenda não serve para "apertar" o cabo contra a patilha?
Última edição por Varejo em 17 mar 2012, 23:33, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Varejo Escreveu:Boas, essa patilha não é para encostar ao cabo, mas sim para ficar dentro do cabo, entre a malha e o PVC exterior!

p.s esse parafuso se fenda não serve para "apertar" o cabo contra a patilha?
Era isso mesmo, muito obrigado. Coloquei a patilha entre a malha e o pvc exterior e depois apertei o parafuso. Ao apertar o parafuso, saem uns discos das laterais que ajudam a fixar o cabo. Agora já está muito melhor. Bem podiam colocar isso nas instruções do produto, que ninguém é adivinho... :mrgreen:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Será que está a utilizar o cabo adequado 9,5mm.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

ENERGY Escreveu:Boas
Utilizei um cabo com um diâmetro exterior de uns 7,1 mm. Pelo que estive a ver é o diâmetro normal de cabo desse tipo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

news_js Escreveu:
Utilizei um cabo com um diâmetro exterior de uns 7,1 mm. Pelo que estive a ver é o diâmetro normal de cabo desse tipo.
Boas
Se vir na especificação da tomada, se não estou em erro, o cabo coaxial a utilizar deve ter o diam. de 9,5mm, senão não faz um contato perfeito.

Boas
Têm toda a razão, o conetor é que deve ser de 9.5mm e não tem a ver com o diametro do cabo coaxial a utilizar na ligação da tomada.
Última edição por ENERGY em 23 mar 2012, 11:04, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

ENERGY Escreveu:
news_js Escreveu:
Boas
Se vir na especificação da tomada, se não estou em erro, o cabo coaxial a utilizar deve ter o diam. de 9,5mm, senão não faz um contato perfeito.
Sim, fui ver ao catálogo da EFAPEL e aparece "Conector Coaxial ø 9,5". Quer dizer que não posso colocar outro cabo? Eu pretendo colocar em calha uma extensão de cabo de TV para ligar o ONT da MEO FIBRA ao meu quarto. Aconselharam-me o cabo RG6 TEKA N48H, que creio é de 7,1 mm de diâmetro. Será o mais apropriado ou será melhor outro? Se o mais apropriado foi um cabo de 7,1 mm, que marcas comercializam tomadas para ele? Obrigado.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, 7.1mm é o normal para cabo RG6 mesmo o TCD-C-H para ITED2, 9.5mm já é quase um RG11, mas isso é impossivel de colocar em tomadas, além disso o conector coaxial 9.5mm é o diametro das fichas que encaixam na tomada!

Imagem

Características
FICHA COAXIAL 9.5MM MACHO ANGULAR
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Varejo Escreveu:Boas, 7.1mm é o normal para cabo RG6 mesmo o TCD-C-H para ITED2, 9.5mm já é quase um RG11, mas isso é impossivel de colocar em tomadas, além disso o conector coaxial 9.5mm é o diametro das fichas que encaixam na tomada!

Imagem

Características
FICHA COAXIAL 9.5MM MACHO ANGULAR
Ok, obrigado, já percebi. O 9,5mmm é o diâmetro do conector e não do cabo. Mas em relação ao cabo, fico bem servido com o RG6 TEKA N48H ou é melhor comprar outro? É para uma instalação de uns 30 metros, desde o ONT MEO FIBRA até ao meu quarto.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, esse cabo serve bem!
blasga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 nov 2012, 09:59

Mensagem por blasga »

Bom dia, aproveitando o assunto sobre este tipo de tomada visto que adquiri duas destas recentemente, uma de passagem e outra terminal, gostaria de saber como é que posso ligar uma tomada a outra, ou seja de um quarto para outro pois já tenho furos feitos , calha colada e cabo passado. Estou a utilizar estas tomadas exteriores porque a casa tem alguns anos e está mal equipada de tomadas tv. A minha dúvida prende-se com o facto de saber onde se coloca o cabo na tomada de passagem para chegar á tomada terminal. Já coloquei o cabo no orificio TV (com a patilha entre PVC e a malha) mas não sei de onde sai para ir á tomada terminal.

Abraço
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Has thanked: 9 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por MFigueiredo »

blasga Escreveu:Bom dia, aproveitando o assunto sobre este tipo de tomada visto que adquiri duas destas recentemente, uma de passagem e outra terminal, gostaria de saber como é que posso ligar uma tomada a outra, ou seja de um quarto para outro pois já tenho furos feitos , calha colada e cabo passado. Estou a utilizar estas tomadas exteriores porque a casa tem alguns anos e está mal equipada de tomadas tv. A minha dúvida prende-se com o facto de saber onde se coloca o cabo na tomada de passagem para chegar á tomada terminal. Já coloquei o cabo no orificio TV (com a patilha entre PVC e a malha) mas não sei de onde sai para ir á tomada terminal.

Abraço
tem uma entrada e uma saída, se já colocou o cabo na entrada, use a saída para ligar o cabo que leva á tomada terminal.

http://www.efapel.pt/fotos/editor2/3753 ... 50%20S.pdf
MFigueiredo
blasga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 nov 2012, 09:59

Mensagem por blasga »

Desculpe a minha falta de conhecimento, mas a saida a que se refere é a que está imediatamente ao lado (RADIO) ?
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Has thanked: 9 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por MFigueiredo »

Boas, não tenho por hábito utilizar tomadas efapel mas deduzo que seja tudo semelhante.
Onde diz tv e rádio são as saídas para ligar aos aparelhos (televisão e rádio).
A ligações entre tomadas são efectuadas no interior da tomada( tira-se o plástico) deve ser nas traseiras em baixo ou frente.
deve indicar uma seta para cima ou IN para ligar a entrada e uma seta para baixo ou OUT para a saída. Entrada é o cabo que vem da antena e out é o cabo que vai para a tomada seguinte, neste caso a terminal.

veja o link: http://www.efapel.pt/fotos/editor2/3753 ... 50%20S.pdf
MFigueiredo
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”