Cálculo de Secção de Cabo numa Ampliação
Cálculo de Secção de Cabo numa Ampliação
Bom Dia,
Necessito a vossa ajuda para verificar se um cabo de 70mm2 é suficiente para ligar a um Armário de Distribuição situado a 30 metros do local da futura ligação e alimentado por um cabo com condutores de alumínio de 3x150 + 1x70mm2 que provem do P.T mais próximo da obra situado a cerca de 260 metros, este cabo alimenta o edifício em causa e mais alguns edifícios da área. A dúvida é se teremos que passar um cabo directo ao P.T mais próximo atendendo ao facto de a queda de tensão poder ser bastante elevada, devido a potencia a adicionar e ao facto de a saída de tensão do transformador situado a 260 metros, normalmente não ter mais que 390 V.
Anexo medições efectuadas no Q.E. do Edificio a existente no edificio, por um período de cerca de 10 horas, com inicio as 8:11 e termino as 19:51, com as seguintes medições (KW+KVA+Vrms+Arms+FP).
Envio também em anexo ficheiro Excel com uma medição mais detalhada dos Arms.
Agradeço quem me poça dar uma ajuda.
Necessito a vossa ajuda para verificar se um cabo de 70mm2 é suficiente para ligar a um Armário de Distribuição situado a 30 metros do local da futura ligação e alimentado por um cabo com condutores de alumínio de 3x150 + 1x70mm2 que provem do P.T mais próximo da obra situado a cerca de 260 metros, este cabo alimenta o edifício em causa e mais alguns edifícios da área. A dúvida é se teremos que passar um cabo directo ao P.T mais próximo atendendo ao facto de a queda de tensão poder ser bastante elevada, devido a potencia a adicionar e ao facto de a saída de tensão do transformador situado a 260 metros, normalmente não ter mais que 390 V.
Anexo medições efectuadas no Q.E. do Edificio a existente no edificio, por um período de cerca de 10 horas, com inicio as 8:11 e termino as 19:51, com as seguintes medições (KW+KVA+Vrms+Arms+FP).
- Anexos
-
- Medição Detalhada ARMS.pdf
- (156.77 KiB) Transferido 85 vezes
-
- Medições.pdf
- (257.09 KiB) Transferido 65 vezes
Cumprimentos,
Carla Oliveira
Carla Oliveira
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Cálculo de Secção de Cabo numa Ampliação
Boas
As quedas de tensão são no mesmo momento que tens mais Amp? é que aqui não se entende bem, é que tens uns picos de consumo que não entendo, estão desfasados no tempo. É escritórios? indica qual o tipo de consumidor.
Cump.
Mário
Qual a marca e modelo do analisador?coliveira Escreveu:
As quedas de tensão são no mesmo momento que tens mais Amp? é que aqui não se entende bem, é que tens uns picos de consumo que não entendo, estão desfasados no tempo. É escritórios? indica qual o tipo de consumidor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se é um ramal para alimentar um edificio, esse trabalho não é da responsabilidade da EDP, incluindo o dimensionamento do cabo e da rede de distribuição.
Se é um ramal para alimentar um edificio, esse trabalho não é da responsabilidade da EDP, incluindo o dimensionamento do cabo e da rede de distribuição.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
assim numa primeira analise as fases parecem-me desequilibradas, mas realmente esses picos estão estranhos, terá maquinas a arrancar com frequencia?? ( elevadores; ventiladores, bombas ???)
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Mas os picos não parecem ser trifásico (cargas equilibradas) , ou têm alguma maquina de soldar monofásica... ela tem que se pronunciarjaimereis Escreveu:assim numa primeira analise as fases parecem-me desequilibradas, mas realmente esses picos estão estranhos, terá maquinas a arrancar com frequencia?? ( elevadores; ventiladores, bombas ???)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Pela análise dos gráficos (consumos de energias activa, reactiva e factor potência) verificamse grandes oscilações/variações, que deverão ser originadas por motores (elevadores, ventiladores e outros, característicos de causarem estas variações)
Olá Boa Noite,
Trata-se da ampliação de um banco com quatro pisos, em S. Tomé e Principe.
Trata-se da ampliação de um banco com quatro pisos, em S. Tomé e Principe.
Cumprimentos,
Carla Oliveira
Carla Oliveira
Os dados do aparelho não sei pois foi de lá de S.Tomé que me enviaram os ficheiros sem no entanto me enviarem a referência do aparelho.
Cumprimentos,
Carla Oliveira
Carla Oliveira
- Mário
- Team Apoio
Boas
Para mim para resolver a situação tens que medir de acordo com a norma 50160 e depois podes partir para dimensionar o cabo necessário.
Se os 70 são de cobre ficas à pele. Mas tens que ter valores mais reais na saida do Pt, na chegada ao armário nos 170 de Al com 260metros e qual o consumo dos outros edificios.
Se verificares quanto é que os outros edificios consomem, podes chegar à conclusão que será melhor passares um cabo só para ti e pores um armário para a nova obra.
O Pt mantem constante os 390V?
Cump.
Mário
Já verificaste que em "medição detalhada ARMS" na 2ª pag. perto das 11H tens os consumos desiquilibrados tens a verde minimamente estavel para teres um pico às 11 e 10, mas verificando as outras fases elas não estão em sintonia de equilibrios. Porque aparece -53A na encarnada tens harmonicas negativas?.coliveira Escreveu:Os dados do aparelho não sei pois foi de lá de S.Tomé que me enviaram os ficheiros sem no entanto me enviarem a referência do aparelho.
Para mim para resolver a situação tens que medir de acordo com a norma 50160 e depois podes partir para dimensionar o cabo necessário.
Se os 70 são de cobre ficas à pele. Mas tens que ter valores mais reais na saida do Pt, na chegada ao armário nos 170 de Al com 260metros e qual o consumo dos outros edificios.
Se verificares quanto é que os outros edificios consomem, podes chegar à conclusão que será melhor passares um cabo só para ti e pores um armário para a nova obra.
O Pt mantem constante os 390V?
Cump.
Mário