Ramal
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2011, 23:42
- Contacto:
Ramal
Senhores,
Tenho a seguinte situação:
Um espaço de um condomínio que é preciso colocar instalação eléctrica (nunca teve luz)
Não posso ir buscar alimentação ao QSC pois não tenho como lá chegar.
Então a solução é fazer um ramal novo, e é ai que estou com 1 duvida.
Na fachada não tenho onde colocar a portinhola e contador visto que dum lado da porta é uma janela da loja ao lado e do outro lado está uma parede que não pertence aquele prédio, então neste caso posso colocar a portinhola e contador no interior do espaço?
Tenho a seguinte situação:
Um espaço de um condomínio que é preciso colocar instalação eléctrica (nunca teve luz)
Não posso ir buscar alimentação ao QSC pois não tenho como lá chegar.
Então a solução é fazer um ramal novo, e é ai que estou com 1 duvida.
Na fachada não tenho onde colocar a portinhola e contador visto que dum lado da porta é uma janela da loja ao lado e do outro lado está uma parede que não pertence aquele prédio, então neste caso posso colocar a portinhola e contador no interior do espaço?
José Mendes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Ramal
Se o espaço pertence aos serviços comuns do condomínio, a solução mais prática é arranjar forma de ir buscar a alimentação ao quadro respetivo, porque se tiver que criar um novo ramal, e se o edifício ultrapassar os 50KVA vai ter de apresentar projeto, em relação à instalação da portinhola e contador no interior do edifício a EDP, dificilmente lhe vai viabilizar a situação; no entanto entre em contato com a EDP antes de avançar com os trabalhos.
Cumps.
Cumps.
-
- Curioso
- Contacto:
O espaço pertence ao condomínio, era uma espaço para colocação de bombas que nunca existiram.
O arranjar forma de ir ao serviços comuns buscar alimentação diria que é impossível a menos que passe por dentro de 2 lojas isto porque os serviços comuns estão ao nível do piso 0 e a dita arrecadação está ao equivalente a uma 2ª cave.
Nem me lembrei da questão do projecto, mas sim de certeza que passa os 50 kva´s pois tem 52 inquilinos + lojas + serv comuns.
O arranjar forma de ir ao serviços comuns buscar alimentação diria que é impossível a menos que passe por dentro de 2 lojas isto porque os serviços comuns estão ao nível do piso 0 e a dita arrecadação está ao equivalente a uma 2ª cave.
Nem me lembrei da questão do projecto, mas sim de certeza que passa os 50 kva´s pois tem 52 inquilinos + lojas + serv comuns.
José Mendes
-
- Curioso
- Contacto:
Mas mesmo com um NIP diferente é o mesmo edificio, logo tenho que alterar o projecto, estou a pensar bem?Duzia12 Escreveu:É meter um NIP separado para garagem.
José Mendes
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Eu uma vez fiz um projeto, mas o R/C uma loja não se pediu a vistoria e meteu-se o NIP à parte, isso depende se a EDP aceitar, E levou projeto à parte, só da loja.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
Situações destas já eram! agora mesmo com novo NIP tem de ser feito um aditamento ao projeto, embora como não haja intervenção na coluna do edifício, tem de constar uma nota de informação que o edifício tem mais um ramal com o NIP (tal) a alimentar a fração X.Duzia12 Escreveu:Eu uma vez fiz um projeto, mas o R/C uma loja não se pediu a vistoria e meteu-se o NIP à parte, isso depende se a EDP aceitar, E levou projeto à parte, só da loja.
Cumps.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Perante a situação que indicou, o melhor é fazer um novo PFE, e no local conversar com o orçamentista da EDP para verificar a melhor solução, mas prepare-se que vai ter de apresentar aditamento ao projecto existente.
Ou então contate o projectista da Instalação do prédio para este diligênciar junto da EDP a questão do novo ramal e do aditamento ao projecto.
Perante a situação que indicou, o melhor é fazer um novo PFE, e no local conversar com o orçamentista da EDP para verificar a melhor solução, mas prepare-se que vai ter de apresentar aditamento ao projecto existente.
Ou então contate o projectista da Instalação do prédio para este diligênciar junto da EDP a questão do novo ramal e do aditamento ao projecto.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Contacto:
Bem,ENERGY Escreveu:Boas
Quanto a questionar o projectista com um pouco de sorte já morreu, pois o prédio tem para cerca de 30 anos.
Vou contactar a EDP e ver o que dizem.
José Mendes
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasOs Homens da Luz Escreveu:Bem,ENERGY Escreveu:Boas
Quanto a questionar o projectista com um pouco de sorte já morreu, pois o prédio tem para cerca de 30 anos.
Vou contactar a EDP e ver o que dizem.
Nunca se sabe, com um pouco de sorte o projetista ainda está vivinho, e para as curvas, pois nunca se sabe se foi esse o seu 1ºprojecto.
Cpts.
Energy
Energy