Estatuto profissional

Responder
brun0
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2012, 19:35

Estatuto profissional

Mensagem por brun0 »

Olá todos,
como disse na minha apresentação, estou a fazer o curso de especialização tecnológica em Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação, que dá o nível 5 de qualificação profissional.
A minha questão, que gostaria que fosse discutida por todos e não apenas pelos que se encontram na mesma situação, é que nós temos uma formação muito mais completa/aprofundada a nível teórico-prático que os do nível 4 (basta ver que temos equivalência a disciplinas da licenciatura, pois temos 6 créditos (ects) a electrotecnia, 6 créditos a instalações eléctricas; 5 créditos a equipamentos electromecânicos, 5 a automação, 4 a manutenção, etc.; e mais um estágio de 500h que nos dá 24 ects) , mas ainda assim não há qualquer diferenciação entre um nível e outro em termos de regulamentação. Que pensam disto, na prática como funciona o estatuto do nível 5?
É assim, não pretendo ser engenheiro sem o ser, mas não acham que deveria de haver um estatuto para este nível técnico, algo que o distinguisse do nível 4, como, por exemplo, a nível de projecto (talvez até 60kva incluindo hóteis e hospitais)?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Estatuto profissional

Mensagem por jaimereis »

boas

os CET não são reconhecidos como ensino superior, mas sim como uma pós-graduação secundaria, logo não se enquadra na legislação que permite ser responsavel por projecto, apena execução II e exploração II, estando limitado nos 50kVA

em 2003(?) um dos meus professores juntamente com outros tentou conversar com a DGEG afim de se alterar a situação, e dar aos CET mais alguma responsabilidade, coisa sem sucesso onde alegaram mil e uma coisas, teria que se alterar em sede da assembleia da republica, etc, etc....

mas não se preocupe com isso agora, pois a OE e a ANET estão a tentar acabar com os electricista que são Tecnicos Responsaveis de Instalações Electricas de Baixa Tensão ( >= 50kVA)
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

brun0 Escreveu:Olá todos,
como disse na minha apresentação, estou a fazer o curso de especialização tecnológica em Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação, que dá o nível 5 de qualificação profissional.
A minha questão, que gostaria que fosse discutida por todos e não apenas pelos que se encontram na mesma situação, é que nós temos uma formação muito mais completa/aprofundada a nível teórico-prático que os do nível 4 (basta ver que temos equivalência a disciplinas da licenciatura, pois temos 6 créditos (ects) a electrotecnia, 6 créditos a instalações eléctricas; 5 créditos a equipamentos electromecânicos, 5 a automação, 4 a manutenção, etc.; e mais um estágio de 500h que nos dá 24 ects) , mas ainda assim não há qualquer diferenciação entre um nível e outro em termos de regulamentação. Que pensam disto, na prática como funciona o estatuto do nível 5?
É assim, não pretendo ser engenheiro sem o ser, mas não acham que deveria de haver um estatuto para este nível técnico, algo que o distinguisse do nível 4, como, por exemplo, a nível de projecto (talvez até 60kva incluindo hóteis e hospitais)?
Boas

Com 60Kvas deveria fazer um projeto de um hotelzinho (pousada), agora o projeto de um hospital que conseguisse ter só consumos de apenas 60Kvas seria um genio.
Compreendo a sua aspiração, mas um projeto de um hospital não é para todos os engenheiros, pois mesmo os mais experientes nesse tipo de projetos, por vezes cometem erros atrás de erros.
Esqueça os projetos, pois esses estão definitivamente nas mãos dos engenheiros.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

é impressionante a ânsia de fazer projectos e obter títulos.

Será que nestes cursos não ensinam a trabalhar?

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

brun0 Escreveu:Olá todos,

É ir para a universidade e politécnico ver o que custa!!!
brun0
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2012, 19:35

Mensagem por brun0 »

ENERGY Escreveu:

Com 60Kvas deveria fazer um projeto de um hotelzinho (pousada), agora o projeto de um hospital que conseguisse ter só consumos de apenas 60Kvas seria um genio.
Compreendo a sua aspiração, mas um projeto de um hospital não é para todos os engenheiros, pois mesmo os mais experientes nesse tipo de projetos, por vezes cometem erros atrás de erros.
Obviamente quando sugeri a responsabilidade em hospitais e hotéis não estava a pensar fazer o projecto de um Santa Maria ou um Hilton, nem de um outro hotel ou hospital inteiro. Que eu saiba, ao falar-se de instalações hospitalares não se fala obrigatoriamente da totalidade de instalações do hospital.
ohmico Escreveu: é impressionante a ânsia de fazer projectos e obter títulos.

Será que nestes cursos não ensinam a trabalhar?

ohmico
Ohmico, não sei se conheces o curso em causa, se sabes o que é um cet, ou se leste como deve ser o que escrevi. Mas a certeza que tenho é que a mim não conheces de lado nenhum, por isso, não admito esse tipo de afirmações.
Duzia12 Escreveu: É ir para a universidade e politécnico ver o que custa!!!
Pois, está bem. Não obstante e voltando à QUESTÃO, remeto para os 3 últimos posts deste tópicohttp://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=12767

A questão aqui é quais são e/ou quais deveriam ser as responsabilidades do nível 5 do quadro nacional de qualificações no que toca aos técnicos de electricidade.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Pois, efectivamente enquanto não for criado outro estatuto, temos que nos reger por este. Não conheço o conteúdo de um CET, acredito que adquiram competências a nível de instalações e que a nível de estágio seja uma componente com mais valia, contudo, a modalidade projecto requer outras matérias específicas que se complementam (calculos e dimensionamentos, desenho e conhecimentos de matéria e legislações), complexas e que se adquirem de uma forma continuada.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”