itec é obrigatório ?

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

itec é obrigatório ?

Mensagem por quero aprender »

vamos imaginar que vamos remodelar uma vivenda ou um andar que não tem ITED e vai ter por exemplo vistoria de certiel ...
bem sei que a certiel não tem nada a ver com o ited ...

mas a minha questão é poderiamos fazer a obra e a casa ficar sem a instalação de ited ?

obrigados
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: itec é obrigatório ?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Numa remodelação de um apartamento, se vamos remodelar a parte elétrica, por pouco mais porque não se faz uma instalação ITED, é sempre uma mais valia para esse apartamento, portanto fica ao critério de cada instalador e cliente.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

eu pergunto isto , apenas por actualização ...
falas com este e com aquele à procura de trabalho e vamos ouvindo desabafos ...
e um dos desabafos foi de uma vivenda em que esse rapaz fez a remodelação teve certificação da certiel e de ited levou segundo ele uma caixa normal debaixo do quadro electrico para comunicações e mais nada ... o cliente não quis ited por causa de dinheiro ...
são situações que é bom sabermos se é possivel ou não ...
um dia pode-me tocar essa pergunta e eu não quero ser apanhado na curva ...
claro que uma casa com ited é outra loiça ...

obrigado amigo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:eu pergunto isto , apenas por actualização ...
falas com este e com aquele à procura de trabalho e vamos ouvindo desabafos ...
e um dos desabafos foi de uma vivenda em que esse rapaz fez a remodelação teve certificação da certiel e de ited levou segundo ele uma caixa normal debaixo do quadro electrico para comunicações e mais nada ... o cliente não quis ited por causa de dinheiro ...
são situações que é bom sabermos se é possivel ou não ...
um dia pode-me tocar essa pergunta e eu não quero ser apanhado na curva ...
claro que uma casa com ited é outra loiça ...

obrigado amigo
Boas
Se a instalação em causa, mesmo apesar de ser uma remodelação tiver projecto ITED, este deve ser cumprido na integra, pois assinar um Termo de Responsabilidade de uma instalação ITED sem que a instalação não cumpra o projecto, é um sério risco, pois se amanhã hover uma auditoria por parte da Anacon, como é que o Técnico vai descalçar a bota, a Anacon parece não brincar, e o Técnico pode até ficar sem Carteira de Técnico, ou ficar sujeito a coima.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, deve-se fazer ITED mas não é obrigatório, portanto depende da vontade do cliente e do seu bolso!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
virc
Curioso
Curioso
Registado: 28 set 2008, 02:17
Has thanked: 1 time

Mensagem por virc »

Eu fiz remodelação eléctrica lá de casa e passei tudo. Sou apologista que pelo menos os tubos devem de ficar nas paredes.

Acho que é uma mais-valia ter as coisas feitas ou preparadas para o futuro. O que na altura da montagem pode custar mais 100euros (tubos), depois quando se quiser...tem de se andar a partir chão/paredes, ou em última hipótese...andar a colar cabos nas paredes. Estéticamente fica mal andar a colar cabos ou calhas técnicas, mas é tudo uma questão de gostos :)
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

virc Escreveu:Eu fiz remodelação eléctrica lá de casa e passei tudo. Sou apologista que pelo menos os tubos devem de ficar nas paredes.

Acho que é uma mais-valia ter as coisas feitas ou preparadas para o futuro. O que na altura da montagem pode custar mais 100euros (tubos), depois quando se quiser...tem de se andar a partir chão/paredes, ou em última hipótese...andar a colar cabos nas paredes. Estéticamente fica mal andar a colar cabos ou calhas técnicas, mas é tudo uma questão de gostos :)
mas para isso é necessario que o cliente queira gastar os tais 100 euros , certo ?
e a questão deste topico não é melhor , é se podemos fazer uma remodelação sem ited , porque já não é a primeira , nem segunda historia de electricistas que são confrontados com a situação " não quero ited "...
esta é a questão do topico ...

claro que todos sabemos conforme já disse com ited é muito melhor , mas quem manda na carteira do cliente ? somos nós ?
nós obrigamos e depois vai lá outro e diz ited ? se o senhor não quer nem é obrigado a ter ...
como é que voçe ficou apresentado para o cliente ?

com toda a certeza que se ele guardar o seu contacto vai lá por no nome : Mentiroso
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:
virc Escreveu:Eu fiz remodelação eléctrica lá de casa e passei tudo. Sou apologista que pelo menos os tubos devem de ficar nas paredes.

mas para isso é necessario que o cliente queira gastar os tais 100 euros , certo ?
e a questão deste topico não é melhor , é se podemos fazer uma remodelação sem ited , porque já não é a primeira , nem segunda historia de electricistas que são confrontados com a situação " não quero ited "...
esta é a questão do topico ...

claro que todos sabemos conforme já disse com ited é muito melhor , mas quem manda na carteira do cliente ? somos nós ?
nós obrigamos e depois vai lá outro e diz ited ? se o senhor não quer nem é obrigado a ter ...
como é que voçe ficou apresentado para o cliente ?

com toda a certeza que se ele guardar o seu contacto vai lá por no nome : Mentiroso
Boas
Nestes casos de remodelações, eu costumo colocar as ITED como opção, e depois o cliente decide se quer ou não, em ultimo caso se o cliente quer TV e TLP em algumas divisões da casa e não quer ITED, levo os tubos todos diretos das tomadas para uma caixa C1, na qual deixo 2 tubos para a rua ou para a caixa da escada e faço ali todas as ligações de TV/TLP, não é ITED, mas é funcional.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”