que cabo devia ser?? não estou tranquilo

Responder
cecilio
Curioso
Curioso
Registado: 10 mar 2008, 22:23

que cabo devia ser?? não estou tranquilo

Mensagem por cecilio »

ola pessoal, estou a pedir-vos ajuda porque não estou tranquilo em relação a uma situação que se passou comigo e a qual não é a minha área (por favor não batam no ceguinho) que passo a explicar: o ramal que alimentava uma vivenda com 5 assoalhadas e garagem entrou em curto queimava os fuziveis antes do contador apos varias tentativas para descobrir o curto resolvi substituir o cabo que era um vav 4x10; confirmado pelos tecnicos da edp . compro 75mt 4x10 de cabo sem a protecção de aço para instalar dentro de um tubo de 40mm que por sua vez está(agora) dentro de uma manilha de cimento .quando vou ligar o cabo ao quadro da vivenda reparo que o cabo deste lado e de 16mm de qualquer forma substitui o cabo mas apos duas semanas tive de la ir por causa do cabo de uma bomba (enxadas e picaretas) e tive de mexer no quadro e reparo que um dos condutores de faze apresentava uma cor como que tivesse aquecimento. SE AINDA NÃO ESTIVEREM A DORMIR agradeço que me digam será que a secção é a correcta? haverá desequilibrio de fazes?

desde já obrigado e desculpem o texto longo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: que cabo devia ser?? não estou tranquilo

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não disse qual a potência a alimentar, logo não vai ser faciil responder à sua questão.
No entanto se pesquisar por aqui no forum, verá que existem tabelas, com a secção de cabos em função da potência a alimentar.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Para 10 mmª 2 poderemos ter 3x30 A logo não é da secção do cabo. A instalação é trifásica ou monofásica? Para haver desiquilibro de fases è em princípio trifásica. Mas...pode ser ser maus apertos.
cecilio
Curioso
Curioso

Mensagem por cecilio »

boa noite??? após ter colocado esta duvida aqui no fórum recordei-me que medi o consumo por faze e naquela altura os consumos estavam idênticos sem grandes diferenças o diferencial da companhia é tetra-polar de 15. amp verifiquei tambem os apertos. mas o cabo chega?
obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Devias mudar para 6,9 KVA-1x30A monofáico, ou 10,35 KVA-1x45 A
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pela tabela da Certiel o cabo 4x10 para 400/15A (10.35Kvas) só dá para 51 metros
Anexos
TAB. CERTIEL.pdf
(294.07 KiB) Transferido 95 vezes
Cpts.
Energy
cecilio
Curioso
Curioso

Mensagem por cecilio »

obrigado a todos vou voltar la pra verificar o estado da coisa a tensão estava a chegar sem quedas +ou- 407V e estou a contar com o factor de simultaneidade para que a coisa não corra mal mas vou la ver. mais uma vez obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”