Fornecimento em média e PTs

Responder
Guerreiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jan 2012, 16:28

Fornecimento em média e PTs

Mensagem por Guerreiro »

Boas,

Gostaria de obter alguma ajuda em entender o seguinte:

Vamos supor que possuo um PT, de cliente claro, que fornece electricidade a uma exploração agrícola e possui contador em nome dessa exploração. Vamos ainda supor que do contador desse PT tenho uma "puxada" para uma habitação. Haverá hipótese de regularizar a situação criando dois utilizadores distintos do PT, ou seja, exploração agrícola e habitação. Já me disseram que não, no entanto acho no mínimo caricato que tenha de se colocar outro PT ao lado do já existente só para servir a habitação.
De que forma poderá esta situação ser solucionada? Existe legislação específica sobre o fornecimento público de energia? Saberão indicar-me qual?

Grato pelo auxílio.

Guerreiro
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Fornecimento em média e PTs

Mensagem por Mário »

Boas

Antigamente podias, desde que entregasses o Pt à Edp e eles o quisessem. Passava a ser deles o Pt.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Fornecimento em média e PTs

Mensagem por parreirajoao »

Faça um pedido de viabilidade e respectivo orçamento para a aliemntação da exploração agricola e outro para a habitação.

Eles vão responder que terão de construir um ramal (em principio aéreo) e colocar um PTD.

Desse PTD sairá uma alimentação para a EA e outra para a habitação.

O seu argumento não é válido, apesar de eu compreender a sua posição.

Outra solução, será colocar um PTD para a EA e uma instalação de microprodução para a habitação.

Outra solução ainda melhor é instalar uma instalação de miniprodução (250 kVA), para tudo.

De qq modo para estas ultimas soluções e para que o negócio seja rentável, convém injectar na rede toda a energia gerada. Não havendo ramal, terá de o pagar.

Caso contrário e se utilizar o sistema em ilha, o Pay-Back, será "infinito".
Guerreiro Escreveu:Boas,

Gostaria de obter alguma ajuda em entender o seguinte:

Vamos supor que possuo um PT, de cliente claro, que fornece electricidade a uma exploração agrícola e possui contador em nome dessa exploração. Vamos ainda supor que do contador desse PT tenho uma "puxada" para uma habitação. Haverá hipótese de regularizar a situação criando dois utilizadores distintos do PT, ou seja, exploração agrícola e habitação. Já me disseram que não, no entanto acho no mínimo caricato que tenha de se colocar outro PT ao lado do já existente só para servir a habitação.
De que forma poderá esta situação ser solucionada? Existe legislação específica sobre o fornecimento público de energia? Saberão indicar-me qual?

Grato pelo auxílio.

Guerreiro
Responder

Voltar para “Dúvidas”