regimes de neutro diferentes no mesmo quadro electrico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
regimes de neutro diferentes no mesmo quadro electrico
e possivel?
Existe algo mencionado nas rtiebt a este respeito?
Existe algo mencionado nas rtiebt a este respeito?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: regimes de neutro diferentes no mesmo quadro electrico
Mas estamos a falar de duas alimentações distintas em regimes diferentes para o mesmo quadro ou estamos a falar por exemplo de uma alimentação em TT e depois no próprio quadro passar a IT?
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Possivélmente está a referir a neutros dos circuitos de saida dos deferenciais? ou vindo de algum grupo de imergência?
-
- Técnico Dedicado
Sim estou-me a referir a ter um quadro, em que o regime de neutro principal é o TN-C, existindo lá dentro o TN-S e o IT (este para tensão auxiliar).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Então a alimentação é em TN-C (4 condutores sendo um deles o PEN) e no quadro separa e fica TN-S (para alimentar circuitos finais) e depois vai a um transformador de isolamento e distribui para outros circuitos em IT? É isto?parreirajoao Escreveu:Sim estou-me a referir a ter um quadro, em que o regime de neutro principal é o TN-C, existindo lá dentro o TN-S e o IT (este para tensão auxiliar).
-
- Técnico Dedicado
Sim.
joaoosvaldo Escreveu:Então a alimentação é em TN-C (4 condutores sendo um deles o PEN) e no quadro separa e fica TN-S (para alimentar circuitos finais) e depois vai a um transformador de isolamento e distribui para outros circuitos em IT? É isto?parreirajoao Escreveu:Sim estou-me a referir a ter um quadro, em que o regime de neutro principal é o TN-C, existindo lá dentro o TN-S e o IT (este para tensão auxiliar).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O sistema IT é para alimentar serviços de segurança?
Ter em atenção que:
"O transformador de isolamento e o quadro eléctrico deve ser estabelecido em espaço técnico próprio, acessível apenas por pessoal técnico instruído/qualificado (BA4 e/ou BA5)."
Neste caso à partida não vejo problema em ficar tudo no mesmo quadro mas terão de existir no quadro dois barramentos independentes
A minha sugestão é que a parte em IT fique num quadro separado. Pode colocar dois armários um ao lado do outro.
Ter em atenção que:
"O transformador de isolamento e o quadro eléctrico deve ser estabelecido em espaço técnico próprio, acessível apenas por pessoal técnico instruído/qualificado (BA4 e/ou BA5)."
Neste caso à partida não vejo problema em ficar tudo no mesmo quadro mas terão de existir no quadro dois barramentos independentes

A minha sugestão é que a parte em IT fique num quadro separado. Pode colocar dois armários um ao lado do outro.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Estive à procura nas regras e não encontrei nada que proiba
Mas de qualquer forma mantenho a minha sugestão da mensagem anterior.