Prodecimentos legais para a execução da CVM

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Prodecimentos legais para a execução da CVM

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas, muito bom dia.

Aproveito para vos desejar um ano de 2012 pleno de realizações.

Envio-vos esta mensagem com vista a abordar a seguinte questão: o novo manual de ITED diz que é da responsabilidade do instalador a execução da "Caixa de Visita Multi Operador". Eu realizei um projecto e o instalador está com algumas dúvidas relativamente aos procedimentos legais a ter na execução da CVM, tendo em conta que esta se localiza na via pública.

Quem se deve consultar antes da execução da CVM?

Cumps,

Electro 99.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez

Re: Prodecimentos legais para a execução da CVM

Mensagem por gemini »

Viva.

Deve consultar a Câmara Municipal da área da residência, solicitando autorização para intervençaõ em espaço público.
Aproveite, e no mesmo pedido solicite o cadastro das infra-estruturas nesse local.
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Apenas para adiantar que de acordo com o DL 258/2009:

1 — As ITUR referidas no n.º 1 do artigo 29.º integram o domínio municipal, cabendo aos respectivos municípios a sua gestão e conservação, em conformidade com as normas fixadas no presente decreto-lei.

Ou seja, faz todo o sentido consultar o departamento de obras da respectiva CM.

Também no manual do ITUR no capítulo 4.2 estão indicadas algumas considerações a ter antes da execução e instalação de CVM, nomeadamente a compatibilização com as outras especialidades (água, gás, electricidade, etc..)

Nota: Sendo que a CVM está no âmbito do ITUR, a mesma deve ser instalada durante a execução da ITUR (FAQ Anacom).
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes

Mensagem por Electro 99 »

Caros amigos, muito obrigado pela vossa ajuda.

A minha pergunta surge, pois na formação que tirei me disseram que a CVM era da responsabilidade do instalador (aliás, ela é desenhada nos projectos).

Na ocasião perguntei quais eram os procedimentos a ter, mas não me souberam dizer: disseram que era obrigatório e pronto...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas, o projectista desenha a CVM, quem vier atrás(instalador) é que tem de fechar a "porta"!

O parreirajoao escreveu bem!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

a CVM faz parte do ITED, apesar de estar descrita legalmente como parte integrante do ITUR.

Nos seminários da ANACOM a que fui, por 2x fiz esta questão, e das duas vezes os senhores da ANACOM esclareceram:

"O ITED tem de contemplar uma CVM. As dimensões dela são ao critério do projectista, mas como minímo pode ser uma caixa construída no local de dimensões 40x40cm".
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

FAQ da ANACOM:

15. A Câmara de visita multi-operador (CVM) deve ser instalada no âmbito do ITED ou ITUR? Como deve ser dimensionada?
A CVM é de construção obrigatória e nela termina a tubagem da entrada subterrânea proveniente do edifício (ver ponto 4.2.2.6 do Manual ITED). É recomendado que as CVM sejam instaladas durante a execução do projecto ITUR. Com esta antecipação, a ligação entre a ITUR e a CVM fica concluída, evitando-se a posterior abertura de valas e remoção de pavimentos. Este procedimento já não é aconselhável na instalação dos tubos para o edifício dado que esta obriga, posteriormente, à instalação de uniões na tubagem.
O dimensionamento da CVM (tipo e dimensões) deve ser efectuado pelo projectista em função da tubagem a instalar para ligação ao edifício de acordo com a tabela 40 do ponto 4.2.2.6 do Manual ITED.

gemini Escreveu:a CVM faz parte do ITED, apesar de estar descrita legalmente como parte integrante do ITUR.

Nos seminários da ANACOM a que fui, por 2x fiz esta questão, e das duas vezes os senhores da ANACOM esclareceram:

"O ITED tem de contemplar uma CVM. As dimensões dela são ao critério do projectista, mas como minímo pode ser uma caixa construída no local de dimensões 40x40cm".
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, CVM 40cmx40cm?

16. Quais são as dimensões da CVM?

O Manual ITED não define dimensões mínimas para a CVM. As dimensões deverão ter em conta alguns elementos, nomeadamente, o tipo de câmara escolhida, se é pré-fabricada ou construída no local, se é partilhada por vários edifícios e quais as condicionantes existentes no local. Para a escolha da CVM deverá ter-se em conta o Manual ITUR 1ª edição.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063948
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

@PArreiraJoão
@Varejo

Eu percebo os vossos posts, mas conforme escrevi, e porque esta coisa da CVM nas ITED é complicada, mantenho a informação prestada pois, como disse, em dois seminários da ANACOM a que fui, em ambos lancei a questão, cuja resposta foi aquela que dei.

A questão é que nas ITED, só se chama CVM á caixa de visita por hábito, por ser a terminologia corrente, que provém da ITUR!

Os colegas conseguem-me dizer quais as dimensões que a CVM deve ter, para esta situaçaõ, típica da minha zona:

- zona rural, com rede de telefones e energia aérea;
- não há passeios definidos
- não há infraestruturas subterrâneas (tubagens ou caixas de visita), logo não há ITUR nem o mesmo está previsto existir nas próximas décadas!

Uma vivenda típica precisa dos projectos de especialidades, onde se inclui o ITED.
1 - Como prevêm a ligação á rede neste caso?
2 - Como definem a Caixa de Visita neste caso?

Se calhar agora conseguem perceber melhor a natureza do meu post...
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Para qq dos casos eu instalaria a caixa + pequena, indicada no ITUR, que é a CVR1a.

Acho que 40 x 40 cm, é demasiado pequena.

Para as ligações à caixa, convém falar com o operador de rede, ou com a CM em questão.
gemini Escreveu:@PArreiraJoão
@Varejo

Eu percebo os vossos posts, mas conforme escrevi, e porque esta coisa da CVM nas ITED é complicada, mantenho a informação prestada pois, como disse, em dois seminários da ANACOM a que fui, em ambos lancei a questão, cuja resposta foi aquela que dei.

A questão é que nas ITED, só se chama CVM á caixa de visita por hábito, por ser a terminologia corrente, que provém da ITUR!

Os colegas conseguem-me dizer quais as dimensões que a CVM deve ter, para esta situaçaõ, típica da minha zona:

- zona rural, com rede de telefones e energia aérea;
- não há passeios definidos
- não há infraestruturas subterrâneas (tubagens ou caixas de visita), logo não há ITUR nem o mesmo está previsto existir nas próximas décadas!

Uma vivenda típica precisa dos projectos de especialidades, onde se inclui o ITED.
1 - Como prevêm a ligação á rede neste caso?

2 - Como definem a Caixa de Visita neste caso?

Se calhar agora conseguem perceber melhor a natureza do meu post...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

parreirajoao Escreveu: Acho que 40 x 40 cm, é demasiado pequena.
Não considero uma caixa de 40 cm pequena, quando se trata de colocar apenas 2 tubos de 50mm, e poder fazer-se a manobra de apenas 1 cabo de pares de cobre.

De qualquer modo, mantenho o que disse: estas medidas foram indicadas pelos técnicos da ANACOM nos seminários a que assisti, para toda a plateia presente, como sendo suficientes.[/b]

Ainda assim, obviamente, o projectista é quem sabe, e, pessoalmente, também indico a CVM mínima do ITUR nos meus projectos, pois se é pra fazer obra, assim só se gasta dinheiro uma vez, e sempre fica preparada para o futuro.

Só que há estes casos específicos onde a ligação é por intermédio da colocação de um apoio de rede aérea, que serve para orientar o cabo de cima para baixo, onde entrará na tubagem e seguirá caminho até à CEMU, podendo existir passagem, ou não, por uma Caixa de Visita.
Learning is the goal!!
shok
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por shok »

No caso da minha moradia a rua ainda não está pavimentada nem vai sofrer obras tão cedo para essa pavimentação.

As linhas de telefone e electricidade estão aéreas, e assim vão continuar pois é uma aldeia e a evolução é pouca.

Tenho de construir mesmo assim a CVM?

e que se a construir quando a rua for preparada para pavimentação a cvm vai ser destruída....
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Confirmo que na formação ITUR que tive o consenso foi que as dimensões da CVM não se encontram especificadas em lado algum nos manuais ITED e ITUR.
Por este motivo foi dito que a CVM podia ser uma caixa de qualquer dimensão desde que suportasse a tubagem prevista, com tampa B125 nos passeios e D400 nas vias de circulação.

Nos projectos do curso todos utilizaram caixas (CxLxP) 50x50x100cm.

A FAQ 16 da ANACOM, citada pelo Varejo, quanto a mim só vem lançar mais confusão pois pode querer indicar que a sua construção é que deve cumprir o manual ITUR mas não as dimensões.
Enfim, é a minha interpretação.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

shok Escreveu:No caso da minha moradia a rua ainda não está pavimentada nem vai sofrer obras tão cedo para essa pavimentação.

As linhas de telefone e electricidade estão aéreas, e assim vão continuar pois é uma aldeia e a evolução é pouca.

Tenho de construir mesmo assim a CVM?
sim, tem.
Pode fazer isto:
1 - coloca o poste de madeira num dos extremos do terreno;
2 - junto á base do poste, faz uma Caixa de Visita com espaço suficiente para manobrar os cabos. Como trata-se apenas de 1 cabo, as tais dimensões de 40x40 devem ser suficientes. De profundidade meta com uns 50 a 60cm, o que dá dimensões do tipo 60x40x40 (Altura x Largura x Profundidade);
3 - mete um tubo de 50 desta caixa até ao poste, deixando o negativo na rua junto ao mesmo, devidamente tamponado;
4 - mete dois tubos de 50 desde a caixa até á CEMU;

e que se a construir quando a rua for preparada para pavimentação a cvm vai ser destruída....
a vermelho
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, no manual ITUR tem lá as dimensões das CV´s!

Pág. 33 tabela 7!

p.s não venham agora dizer que o manual ITUR só tem as medidas das CV´s e não das CVM´s! :mrgreen:
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”