Diferencial com Toro ligado à terra
Diferencial com Toro ligado à terra
Está a acontecer algo que julgo ser um pouco estranho em grupos geradores de uma determinada marca...
Acontece que estes grupos vêem equipados no próprio quadro com um rele diferencial acoplado a uma bobine MX e ao disjuntor, mas a forma como o relé está ligado é que me levanta muitas duvidas, que passo a explicar:
O Toro do relé diferencial está ligado ao condutor de protecção, e no meu entender deviria sim, o toro estar a abraçar os condutores das 3 fases +neutro.
Alguém que ajude a esclarecer este assunto, visto o fabricante do gerador insistir que é a mesma coisa...
Acontece que estes grupos vêem equipados no próprio quadro com um rele diferencial acoplado a uma bobine MX e ao disjuntor, mas a forma como o relé está ligado é que me levanta muitas duvidas, que passo a explicar:
O Toro do relé diferencial está ligado ao condutor de protecção, e no meu entender deviria sim, o toro estar a abraçar os condutores das 3 fases +neutro.
Alguém que ajude a esclarecer este assunto, visto o fabricante do gerador insistir que é a mesma coisa...
Re: Diferencial com Toro ligado à terra
é em regime TT, condutor neutro separado do condutor de protecção V/A....
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
É bastante usual proteger os alternadores, contra defeitos fase-terra. O mesmo se aplica para os transformadores de potência.
É perfeitamente normal colocar-se (entre o neutro e a terra) uma resistência limitadora de corrente, na ordem dos 5 Ampére.
Vê o anexo.
É perfeitamente normal colocar-se (entre o neutro e a terra) uma resistência limitadora de corrente, na ordem dos 5 Ampére.
Vê o anexo.
ncmendes Escreveu:Está a acontecer algo que julgo ser um pouco estranho em grupos geradores de uma determinada marca...
- Anexos
-
- grupo.pdf
- (16.74 KiB) Transferido 237 vezes
Obrigado pela resposta, mas a intenção da minha pergunta é esclarecer se é correcto fazer a protecção diferencial apenas abraçando o toro ao condutor de protecção, e não ser feita a ligação do toro abraçando os condutores das 3F+N, como se faz em todas as instalações onde se instala os diferenciais...
Será que a protecção do diferencial funciona de igual modo sendo esta ligada com o toro abraçando as 3F+N, ou abraçando o toro apenas o condutor de terra/protecção?
Será que a protecção do diferencial funciona de igual modo sendo esta ligada com o toro abraçando as 3F+N, ou abraçando o toro apenas o condutor de terra/protecção?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Mendes
Ambas visam efectuar a "protecção do estator à terra".
Por isso, penso que podes optar por uma das duas.
Por isso vais ter uma protecção de máximo corrente homopolar (50N e 51N)
O valor de regulação deve ser < 10% da corrente limitada pela resistência, preferivelmente entre 1 e 10A. Para a temporização escolhe entre 100 e 200 ms.
Nota:Atenção que no esquema que eu te envie anteriormente, o que se vê do lado do neutro, são 3TIs ligados na estrela do gerador. É vulgar-se em grupos de grande potência, colocarem-se este 3 TIs, para efectuar a protecção diferencial (87)
Ambas visam efectuar a "protecção do estator à terra".
Por isso, penso que podes optar por uma das duas.
Por isso vais ter uma protecção de máximo corrente homopolar (50N e 51N)
O valor de regulação deve ser < 10% da corrente limitada pela resistência, preferivelmente entre 1 e 10A. Para a temporização escolhe entre 100 e 200 ms.
Nota:Atenção que no esquema que eu te envie anteriormente, o que se vê do lado do neutro, são 3TIs ligados na estrela do gerador. É vulgar-se em grupos de grande potência, colocarem-se este 3 TIs, para efectuar a protecção diferencial (87)
ncmendes Escreveu:Obrigado pela resposta, mas a intenção da minha pergunta é esclarecer se é correcto fazer a protecção diferencial apenas abraçando o toro ao condutor de protecção, e não ser feita a ligação do toro abraçando os condutores das 3F+N, como se faz em todas as instalações onde se instala os diferenciais...
Obrigado pela resposta... também pelo que apurei ambas as soluções são válidas...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 abr 2010, 18:15
Bom dia. Tenho um problema semelhante em que o neutro do transformador é ligado directamente á terra. Para protecção homopolar é colocado um toro a abraçar o cabo de neutro que liga á terra. No meu ponto de vista é diferente do que ter um toro somador a abraçar 3P+N+T (com a terra a retornar) em que a soma algébrica é 0 caso não haja defeito. Já no caso de o toro abraçar o cabo de neutro que liga á terra irá haverá sempre corrente a circular caso haja desequilibrio de cargas nas fases. Obrigado pela ajuda.ncmendes Escreveu:Está a acontecer algo que julgo ser um pouco estranho em grupos geradores de uma determinada marca...