Ar condicionado Inverter

Responder
zeluis
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2010, 15:24

Ar condicionado Inverter

Mensagem por zeluis »

Bom dia.
Preciso desmontar um multi (2x 9000)
A minha duvida é como fazer a recolha de Freon (R22) na máquina.(puxar o gaz á máquina).
Já fiz várias vezes em unidades simples , mas numca em multi-split.
Obrigado
Cumps.
zeluis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ar condicionado Inverter

Mensagem por jaimereis »

a unidade condensadora tem quantos compressores?

o ideal será fazer recuperação, por ser inverter é muito difícil fazer recolha, pois como o compressor varia de velocidade e nos manómetros não é possível ter leituras de 0 bar

lembro que o trabalho em questão exige certificação e envio de ficha para o ministério do ambiente
Jaime Reis
zeluis
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2010, 15:24

Mensagem por zeluis »

tenho de dar a volta á situação
vou abrir a unidade exterior e analisar.
com o comando em full power e anulando a sonda da unidade interior deve dar para controlar 2 pares de manometros ...
consigo orientar o biscate... acho eu...
bem num semi-hermético é bem mais fácil....
nelson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jun 2012, 14:48

Mensagem por nelson »

zeluis Escreveu:tenho de dar a volta á situação
vou abrir a unidade exterior e analisar.
com o comando em full power e anulando a sonda da unidade interior deve dar para controlar 2 pares de manometros ...
consigo orientar o biscate... acho eu...
bem num semi-hermético é bem mais fácil....
nao tem nada que saber
o equipamento esta a funcionar? o compressor trabalha etc tudo normal?
sim
entao meta as duas uinidades interiores a funcionar em frio e espere ate a unidade exterior arrancar...
ja arrancou?
sim
entao agora onde liga a tubagem de cobre existe para cada unidade na exterior 2 tubos um grosso e um fino
com um pipo de carga para cada tubo de aspiraçao[tubo mais grosso]
basta tirar as porcas de lado dos 4 tubos e depois com a chave sextavada fechar a valvula dos tubos mais finos por completo (compresao) com o manometro e possivel ver o ponteiro de baixa a descher ate -1bar isto e o vacuo, depois e fechar a valvula da aspiraçao nas duas tubagens tubo mais grosso e pronto.
ja nao existe freon nas tubagens e nas unidades interiores so dentro da unidade exterior mas como o gas e recolhido ao deposito de liquido e ao compressor e temos as 4 valvulas fechadas nao ha perigo de fuga
agora e so desligar a alimentaçao e esta pronto a desmontar
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

é uma unidade inverter, provavelmente vai actuar os presostatos, não conseguindo recolher, pois os compressores param antes de chegar a vacuo
Jaime Reis
nelson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nelson »

jaimereis Escreveu:é uma unidade inverter, provavelmente vai actuar os presostatos, não conseguindo recolher, pois os compressores param antes de chegar a vacuo
sempre fiz esse processo com ou sem inverter e nunca actuaram pressostatos
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas. Há maquinas para recolha retrofit, tecnicos credenciados para o efeito teem que ter.
Em qualque maquina de ar condicionado apesar de poder fazer a recolha pelo meio descrito e como evidenciado se não tiver protecção de baixa, mas tem que ter cuidado com tempo de trabalho em vacuo do compressor.
Deve por lei como referido dar conhecimento ao menisterio do ambiente mas só se for cre3denciado e registado para tal.
Como em tudo o que é de lei existem mas.... poucos sabem que existem , por norma é para dar dinheiro ao estado, e quase nunca ninguem fiscaliza.
Cump.

Rochinha
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Mestreclima Escreveu:Boas. Há maquinas para recolha retrofit, tecnicos credenciados para o efeito teem que ter.
Em qualque maquina de ar condicionado apesar de poder fazer a recolha pelo meio descrito e como evidenciado se não tiver protecção de baixa, mas tem que ter cuidado com tempo de trabalho em vacuo do compressor.
Deve por lei como referido dar conhecimento ao menisterio do ambiente mas só se for cre3denciado e registado para tal.
Como em tudo o que é de lei existem mas.... poucos sabem que existem , por norma é para dar dinheiro ao estado, e quase nunca ninguem fiscaliza.
Viva.
A estas palavras resta acrescentar o elevado investimento económico que é feito pelas empresas
nas formações técnicas a que a lei obriga.
Cps
A. Castro
nelson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nelson »

eu so nao veijo qual e a necessidade de usar uma maquina de recolha quando a unidade de frio esta a funcionar e pode ser recolhido para o proprio equipamento sem risco de fugas tanto na bomba com mangueiras.
a recolha total de um fluido para uma garrafa so e feita quando e necessario mesmo recolher o freon da instaçao por algum motivo.
nas formaçoes sao ensinados a recolher todo o freon ao deposito liquido e ao condensador e so depois se necessario retirar para a garrafa
chaveiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 abr 2013, 01:56

Mensagem por chaveiro »

No manual tecnico do equipamento deve vir explicado como fazer a recolha para o propio equipamento.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”