Problema de leigo- carga potência disjuntor

Alexluxx
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2011, 18:06

Problema de leigo- carga potência disjuntor

Mensagem por Alexluxx »

Boa tarde a todos os membros,

Desde já as minhas desculpas caso utilize algum termo técnico errado mas confesso a minha total ignorância no assunto.

Temos uma casa de família no concelho de Gouveia que veio a sofrer algumas transformações e obras ao longo dos tempos.

No início, a instalação eléctrica contratada em termos de potência era de 15A - nas últimas obras foi pedido um aumento da mesma e pelo que sei mudou para 30A - pelo menos é isso que consta no disjuntor ou diferencial lá instalado.

Descrição do que consta lá: (não sei se conseguem ver pela descrição abaixo mas uma informação adicional é a de que é monofásico)

Disjuntor não diferencial NDP - 2

IP 40 - IK 06

Pólos 2 - protegidos:1

IR.10 - 30A Un: 250 volts.

Com o início do Inverno e com a necessidade de aquecer de forma efectiva a casa, e estudando as diversas possibilidades atendendo a que:

- é uma segunda casa e por vezes estamos lá somente uns dias de fim-de-semana, por isso, opções dispendiosas tanto em termos de obras - tendo em conta que os tectos de cada piso é em forro de madeira e que as paredes interiores do piso de cima são em tabique - como aquecimento central - ou em termos de ar condicionado - por relutância de alguns membros da família estavam fora de hipótese - resolvi optar por um mix de lareiras/salamandras/ e aquecimento eléctrico.

Sendo assim e por experiência de uns aparelhos em mica na minha casa no Porto - relação aquecimento efectivo e real e custos são de topo - tenho experiência há 3 Invernos e várias pessoas sempre pensaram que tinha instalado aquecimento central na casa no Porto.

Por isso, e estando satisfeita com essa solução resolvi optar pela mesma para a casa de lá de cima.

A casa tem uma área de cerca de 120 metros quadrados em cada piso, sendo que:

- o piso térreo todo em pedra - com algumas divisórias tais como lavandaria; segunda casa-de-banho e lagar antigo e o resto dos dois salões é quase um open space - com piso em tijoleira antiga rústica, foi feito o aquecimento através da instalação de duas salamandras

- o piso de cima com uma área de cerca de 120 metros quadrados, distribuídos por:

- 3 quartos de cerca de 9 metros quadrados - foi instalado um aquecedor de mica de 1,500 watts cada em cada quarto

- salão de quase 40 metros quadrados, e com uma lareira - foram instalados 3 aquecedores de 1,500 watts cada - um em cada topo do salão e outro no centro.

- cozinha com paredes e piso em tijoleira rústica - com uma lareira - foi instalado um aquecedor de 1,500 watts

- casa-de-banho com cerca de 5 metros quadrados e com piso e paredes de tijoleira rústica - tem um aquecedor de placa de pedra

- resta corredor e escadas de acesso ao piso de cima

Quando instalei os aquecedores de imediato um dos disjuntores disparava e nunca consegui ligar mais do que 2/3 aquecedores ao mesmo tempo.

Contactei com um electricista, que ao dirigir-se ao local afirmou que o disjuntor/diferencial geral era suficiente, e que o problema residia apenas na forma como estava feita a distribuição das cargas pelos diversos disjuntores.

Foi fazer o trabalho e deu como terminado e resolvido o problema.

No passado fim-de-semana dirigi-me à casa, e quando cheguei e liguei todos os aparelhos para aquecer as habitações, de imediato disparava o geral mal tentava ligar o quarto aparelho.

Após diversas tentativas e com o resultado sempre de que disparava o geral - consegui apenas no máximo manter 2 dos quartos ligados e dois da sala, mas por breves períodos, e nem sempre com o mesmo tipo de conjugação. Por exemplo, caso tentasse conjugar o da cozinha com dois dos outros disparava automaticamente o geral.

Contactei com o electricista que após a descrição do que lhe disse e como solução me responde numa primeira fase:

- se é o geral a disparar o problema não é meu - terá que contactar com a EDP - quando sai daí estava tudo Ok.

- numa segunda fase e como solução - disse que eu deveria alternar ao ligar os aquecedores - ou seja - aquecia os quartos - desligava depois ligava o da cozinha - desligava após aquecer, e sucessivamente até atingir o que queria em termos de aquecimento!?! Ainda me disse mais - que sempre que quisesse cozinhar ou colocar a máquina da louça ou da roupa ou outro tipo de aparelho que teria que desligar o aquecimento !?!
Ainda mais estranhei dado que ainda nem sequer tinha ligado nenhum dos aparelhos em causa, e os que estavam ligados (por exemplo, frigorífico, e máquina já estavam ligados quando supostamente o senhor tinha feito os testes).

Achei que seria brincadeira a resposta - mas após verificar que o senhor estava convencido do que me estava a dizer e que não atingia que afinal a situação que eu tinha actualmente não era diferente da que eu tinha antes de o ter contratado - achei que não valia a pena continuar a conversa...

Como não quero e não vou andar com a dança das cadeiras a alternar aquecedores acesos, ainda por cima que é um local onde não estou de forma permanente e no qual gostaria de usufruir de um certo conforto à chegada... tento arranjar uma solução.

Hoje após a chegada ao Porto dirigi-me à EDP e foi-me dito que o que está instalado é uma potência de 25A e que pode ser aumentada... (apesar de na descrição do disjuntor como digo estar lá 30A)...

Mas a minha pergunta é: será que mesmo que de facto esteja apenas 25A e caso a EDP vá e aumente para os tais 30 A isto será a solução? Ou será que existe necessidade de mais outro tipo de procedimentos ou se nem sequer isto irá resolver?

Outra informação adicional é a de que nos dois dias em que lá estive procedi a uma série de testes para verificar até que ponto ele teria distribuído as tais cargas como me disse, e cheguei à conclusão de que me parece que dois dos disjuntores continuam muito sobrecarregados e os restantes com carga menor, mas também não tenho a certeza se isto será ou não a origem do problema.

Gostaria de uma resposta de alguém que entenda do assunto e que me possa de certa forma ajudar na resolução ou indicação de como deverei proceder para resolver este problema.

Desde já fico muito agradecida,

AT
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Problema de leigo- carga potência disjuntor

Mensagem por ENERGY »

Boas
É normal que o limitador da EDP dispare, pois neste momento pelo que diz, só tem instalado 5750w, e os aquecedores instalados totalizam mais de 7500w.
Não esquecendo que terá frigorifico ligado, iluminação etc, etc, que tudo somado significa algo.
Se for um disjuntor do quadro a disparar, aí de entre outras coisas, pode significar que esse circuito está sobrecarregado.
Porque não coloca relógios nos aquecedores por forma a que estes liguem alternados de forma a não atingirem o maximo da potência instalada.
Faça o aumento de potência para os 6900w, ou seja para 30A, e mesmo assim terá de ser bem aproveitado para funcionar.
Cpts.
Energy
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

Olá Energy,

Obrigada pela resposta.

Contudo, e apesar de agradecer a sua sugestão, a solução dos relógios - embora não sendo uma solução parecida a ter que fazê-lo de forma manual, teria o mesmo problema em termos de aquecimento momentâneo, ou seja, na altura da chegada.

Por exemplo, nós somos do Porto e a casa está perto de Gouveia.

No dia da chegada, que por vezes coincide com dias ao final da tarde/noite - como aconteceu noutro dia - e dado que queremos usar a cozinha, salão e quartos - não existe tempo para 'alternar' os aquecedores - ou seja - caso opte por ligar o da cozinha e sala - e manter os do quarto desligados - os quartos nunca estarão quentes na hora de deitar. Caso optasse por ligar os do quarto - estariam provavelmente minimamente aquecidos na hora de deitar mas entretanto teríamos muito frio na cozinha e no salão.

Após conseguir atingir uma temperatura agradável em todas as habitações - aí sim seria possível ir desligando ou diminuindo alguns - nomeadamente os do salão ou da cozinha - até porque a casa vai ficando quente e mantendo essa temperatura minimamente... mas até chegar a esse ponto e tendo em conta que por vezes a estadia é de curta duração - existe a necessidade de aquecer tudo ao mesmo tempo e com a mesma intensidade...

Relativamente à sua sugestão de aumentar para 30A - pelo que vê nas características que menciono não terei já os 30A é isso?

Fiquei confusa, porque no disjuntor aparece a descrição de 30A mas na EDP eles dizem que só tenho lá 25A...

Já agora - caso de facto vá para os 30A - sabe dizer-me se o facto de ser monofásico também interfere?

Se sim, o que é necessário para requisitar um trifásico, em termos de pedido e mesmo de instalação - é necessário mudar alguma coisa? E poderá resolver?

Mais uma vez muito obrigada pela sua resposta.

AT
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Pela descrição tem na instalação 8 aquecedores de 1500W; o que totaliza 12000W quando estão todos em funcionamento, logo os 5750W disponibilizados pela potência contratada com a EDP são insuficientes, mesmo que a EDP lhe aumente a potência para os 6900W (30A) ficará na mesma com problemas, esta potência possívelmente será a máx. admissível para a instalação, e acima dessa potência a instalação terá de ser certificada pela entidade competente, o que poderá obrigar a alterações significativas na instalação, a determinar pelo técnico envolvido no processo.
Se tiver que optar pela certificação não deverá certificar para uma potência inferior a 20700W (3X30 A).
Se os aquecedores tiverem a possibilidade de ligação da metade da potência poderá através de um interruptor horário de programação semanal, programar o mesmo para funcionamento do dia e hora que pretende tendo a vantagem de fazer um pré aquecimento do ambiente com este sistema e com os 6900W disponíveis resolver o problema, com as limitações já enunciadas.

Cumps.
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

Boa noite José,

São 7 aquecedores o que mesmo assim dá 10500 watts, e como diz será de facto muito acima dos 6900 quando passar de 25 para 30A.

Vou tentar verificar com os técnicos da EDP que irão lá na próxima semana, se existe a tal possibilidade acima dos 30A.

Caso contrário terei que optar pela tal solução que me sugere e que em certa parte já tinha sugerido o membro anterior. Contudo será sempre uma solução 'não ideal' tendo em conta que como é uma segunda habitação - em que podemos estar lá dias seguidos e fins-de-semana seguidos, como não ter possibilidade de lá ir meses a fio - depende sempre da disponibilidade, e nesse caso com o relógio mesmo programado poderia estar por vezes ligado em períodos que não estaríamos lá.

Permita-me apenas uma última pergunta e perdoe-me, porque de facto não entendo nada deste assunto, e fica apenas a dúvida se ao referir os 3x30A se estará a mencionar o trifásico, ou se são assuntos diferentes.

O que temos aqui no Porto é trifásico, e de facto tenho ar condicionado ligado com 5 unidades mais 2 aquecedores um de 2000 outro de 1500 e mais as TV's, luz, máquinas de lavar roupa e louça etc 3 portáteis etc e em algumas alturas do dia está tudo ligado e nunca vai abaixo a electricidade.

Daí a minha pergunta relativamente ao trifásico, mesmo sem saber se a passagem de monofásico para trifásico ajuda ou resolve, e o que exige em termos de instalação. Se pudesse pedia-lhe o favor de me esclarecer neste ponto.

Obrigada mais uma vez aos dois membros pelas respostas.

Atenciosamente,

AT
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Mas 10500 W com um coeficiente 0,6 dará = 10500 x 0,6=6300 W----27 A------------requerer 6,9 KVA monofásico se a EDP der os 1x45 A Monofásico era o ideal, 10,35KVA.

Têm de saber gerir as cargas.

Trifásico 20,7 KVA 3x30Aé um suicidio em taxas
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

em qualquer dos casos, mono / tri, a opção por aquecimento eléctrico é sem dúvida muito amiga da EDP.

Se reparar, vai ter durante todo o ano, mesmo quando não precisa, o encargo fixo da taxa de potência que quanto mais pedir mais paga.

ohmico
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Sugiro que instale um sistema hibrido, recorrendo a colectores solares para AQS e um sistema de aquecimento alimentado a gasóleo.

Terá de prever espaço na cobertura para os colectores, um espaço no interior de casa para os acumuladores e um espaço no exterior para um depósito enterrado.
Alexluxx Escreveu:Boa tarde a todos os membros,

Desde já as minhas desculpas caso utilize algum termo técnico errado mas confesso a minha total ignorância no assunto.

Temos uma casa de família no concelho de Gouveia que veio a sofrer algumas transformações e obras ao longo dos tempos.

No início, a instalação eléctrica contratada em termos de potência era de 15A - nas últimas obras foi pedido um aumento da mesma e pelo que sei mudou para 30A - pelo menos é isso que consta no disjuntor ou diferencial lá instalado.

Descrição do que consta lá: (não sei se conseguem ver pela descrição abaixo mas uma informação adicional é a de que é monofásico)

Disjuntor não diferencial NDP - 2

IP 40 - IK 06

Pólos 2 - protegidos:1

IR.10 - 30A Un: 250 volts.

Com o início do Inverno e com a necessidade de aquecer de forma efectiva a casa, e estudando as diversas possibilidades atendendo a que:

- é uma segunda casa e por vezes estamos lá somente uns dias de fim-de-semana, por isso, opções dispendiosas tanto em termos de obras - tendo em conta que os tectos de cada piso é em forro de madeira e que as paredes interiores do piso de cima são em tabique - como aquecimento central - ou em termos de ar condicionado - por relutância de alguns membros da família estavam fora de hipótese - resolvi optar por um mix de lareiras/salamandras/ e aquecimento eléctrico.

Sendo assim e por experiência de uns aparelhos em mica na minha casa no Porto - relação aquecimento efectivo e real e custos são de topo - tenho experiência há 3 Invernos e várias pessoas sempre pensaram que tinha instalado aquecimento central na casa no Porto.

Por isso, e estando satisfeita com essa solução resolvi optar pela mesma para a casa de lá de cima.

A casa tem uma área de cerca de 120 metros quadrados em cada piso, sendo que:

- o piso térreo todo em pedra - com algumas divisórias tais como lavandaria; segunda casa-de-banho e lagar antigo e o resto dos dois salões é quase um open space - com piso em tijoleira antiga rústica, foi feito o aquecimento através da instalação de duas salamandras

- o piso de cima com uma área de cerca de 120 metros quadrados, distribuídos por:

- 3 quartos de cerca de 9 metros quadrados - foi instalado um aquecedor de mica de 1,500 watts cada em cada quarto

- salão de quase 40 metros quadrados, e com uma lareira - foram instalados 3 aquecedores de 1,500 watts cada - um em cada topo do salão e outro no centro.

- cozinha com paredes e piso em tijoleira rústica - com uma lareira - foi instalado um aquecedor de 1,500 watts

- casa-de-banho com cerca de 5 metros quadrados e com piso e paredes de tijoleira rústica - tem um aquecedor de placa de pedra

- resta corredor e escadas de acesso ao piso de cima

Quando instalei os aquecedores de imediato um dos disjuntores disparava e nunca consegui ligar mais do que 2/3 aquecedores ao mesmo tempo.

Contactei com um electricista, que ao dirigir-se ao local afirmou que o disjuntor/diferencial geral era suficiente, e que o problema residia apenas na forma como estava feita a distribuição das cargas pelos diversos disjuntores.

Foi fazer o trabalho e deu como terminado e resolvido o problema.

No passado fim-de-semana dirigi-me à casa, e quando cheguei e liguei todos os aparelhos para aquecer as habitações, de imediato disparava o geral mal tentava ligar o quarto aparelho.

Após diversas tentativas e com o resultado sempre de que disparava o geral - consegui apenas no máximo manter 2 dos quartos ligados e dois da sala, mas por breves períodos, e nem sempre com o mesmo tipo de conjugação. Por exemplo, caso tentasse conjugar o da cozinha com dois dos outros disparava automaticamente o geral.

Contactei com o electricista que após a descrição do que lhe disse e como solução me responde numa primeira fase:

- se é o geral a disparar o problema não é meu - terá que contactar com a EDP - quando sai daí estava tudo Ok.

- numa segunda fase e como solução - disse que eu deveria alternar ao ligar os aquecedores - ou seja - aquecia os quartos - desligava depois ligava o da cozinha - desligava após aquecer, e sucessivamente até atingir o que queria em termos de aquecimento!?! Ainda me disse mais - que sempre que quisesse cozinhar ou colocar a máquina da louça ou da roupa ou outro tipo de aparelho que teria que desligar o aquecimento !?!
Ainda mais estranhei dado que ainda nem sequer tinha ligado nenhum dos aparelhos em causa, e os que estavam ligados (por exemplo, frigorífico, e máquina já estavam ligados quando supostamente o senhor tinha feito os testes).

Achei que seria brincadeira a resposta - mas após verificar que o senhor estava convencido do que me estava a dizer e que não atingia que afinal a situação que eu tinha actualmente não era diferente da que eu tinha antes de o ter contratado - achei que não valia a pena continuar a conversa...

Como não quero e não vou andar com a dança das cadeiras a alternar aquecedores acesos, ainda por cima que é um local onde não estou de forma permanente e no qual gostaria de usufruir de um certo conforto à chegada... tento arranjar uma solução.

Hoje após a chegada ao Porto dirigi-me à EDP e foi-me dito que o que está instalado é uma potência de 25A e que pode ser aumentada... (apesar de na descrição do disjuntor como digo estar lá 30A)...

Mas a minha pergunta é: será que mesmo que de facto esteja apenas 25A e caso a EDP vá e aumente para os tais 30 A isto será a solução? Ou será que existe necessidade de mais outro tipo de procedimentos ou se nem sequer isto irá resolver?

Outra informação adicional é a de que nos dois dias em que lá estive procedi a uma série de testes para verificar até que ponto ele teria distribuído as tais cargas como me disse, e cheguei à conclusão de que me parece que dois dos disjuntores continuam muito sobrecarregados e os restantes com carga menor, mas também não tenho a certeza se isto será ou não a origem do problema.

Gostaria de uma resposta de alguém que entenda do assunto e que me possa de certa forma ajudar na resolução ou indicação de como deverei proceder para resolver este problema.

AT
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Duzia12 Escreveu:Mas 10500 W com um coeficiente 0,6 dará = 10500 x 0,6=6300 W----27 A------------requerer 6,9 KVA monofásico se a EDP der os 1x45 A Monofásico era o ideal, 10,35KVA.

Eu concordo consigo, mas certificar uma instalação para 20,7KVA não quer dizer que tenha de contratar essa potência, só fica com a instalação certificada até 20,7KVA.
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

Duzia12 Escreveu:Mas 10500 W com um coeficiente 0,6 dará = 10500 x 0,6=6300 W----27 A------------requerer 6,9 KVA monofásico se a EDP der os 1x45 A Monofásico era o ideal, 10,35KVA.

obrigada pela informação preciosa.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso está correcto
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

parreirajoao Escreveu:Sugiro que instale um sistema hibrido, recorrendo a colectores solares para AQS e um sistema de aquecimento alimentado a gasóleo.

Terá de prever espaço na cobertura para os colectores, um espaço no interior de casa para os acumuladores e um espaço no exterior para um depósito enterrado.
Alexluxx Escreveu:Boa tarde a todos os membros,

(...)Com o início do Inverno e com a necessidade de aquecer de forma efectiva a casa, e estudando as diversas possibilidades atendendo a que:

AT
João, muito obrigada pela sua sugestão, mas creio que não se enquadra dentro do que mencionei no texto - agora a negro. Evitar soluções dispendiosas em termos de investimento inicial e de obras - além de que não existe espaço útil interior em que eu possa destinar aos acumuladores e o espaço exterior de pátio e varandas estão utilizados como espaços de lazer - não existe espaço útil para um depósito enterrado.

Mesmo assim obrigada pela sugestão.

Atenciosamente,

AT
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

ohmico Escreveu:Boas,

em qualquer dos casos, mono / tri, a opção por aquecimento eléctrico é sem dúvida muito amiga da EDP.

Se reparar, vai ter durante todo o ano, mesmo quando não precisa, o encargo fixo da taxa de potência que quanto mais pedir mais paga.

ohmico
Obrigada pela opinião Ohmico, contudo e tal como expliquei, outro tipo de soluções seriam e são muito dispendiosas em termos de investimento inicial - algo que não faz sentido sendo uma segunda habitação que por vezes é usada por períodos muito curtos. Além disso, estamos a falar de um período também ele curto no tempo - por aqueles lados somente de Outubro ou mesmo Novembro a meados de Março é frio e muito frio será somente nos meses de Novembro/Dezembro/Janeiro/Fevereiro.

Obrigada.

Atenciosamente,

AT
Alexluxx
Curioso
Curioso

Mensagem por Alexluxx »

Josecalado Escreveu:

Eu concordo consigo, mas certificar uma instalação para 20,7KVA não quer dizer que tenha de contratar essa potência, só fica com a instalação certificada até 20,7KVA.
Obrigada mais uma vez José. Atenciosamente.AT
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Há tarifas sazonais e bi-horárias
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”