Cálculo da rede de FO
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Cálculo da rede de FO
Algumas duvidas que tenho:
1 - O cálculo da FO é efectuado apenas para cada link (RG-FO/Prim. RC-FO) e (Sec. RC-FO/TOMADA). Certo?
2 - Já vi (por exemplo na TEKA) em determinados cálculos utilizarem o valor de PA=N x AA, como sendo as perdas associadas aos adaptadores SC/APC. Entram com este valor? É que o ITED 2 é omisso relativo a esta parcela.
1 - O cálculo da FO é efectuado apenas para cada link (RG-FO/Prim. RC-FO) e (Sec. RC-FO/TOMADA). Certo?
2 - Já vi (por exemplo na TEKA) em determinados cálculos utilizarem o valor de PA=N x AA, como sendo as perdas associadas aos adaptadores SC/APC. Entram com este valor? É que o ITED 2 é omisso relativo a esta parcela.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Cálculo da rede de FO
*Respostas a azul.
parreirajoao Escreveu:Algumas duvidas que tenho:
Sim.
Pois não é normal entrar com essa atenuação. Eu não constumo ter isso em conta
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Boas
O Manual ITED 2, no seu ponto 4.3.3 Redes de Fibra Óptica é explicito (em meu entender) nas formulas de cáculo das atenuações. Aliás a figura 92 é bem ilustrativa.
O Manual ITED 2, no seu ponto 4.3.3 Redes de Fibra Óptica é explicito (em meu entender) nas formulas de cáculo das atenuações. Aliás a figura 92 é bem ilustrativa.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 fev 2008, 23:00
Também estou de acordo que o Manual ITED 2ª Edição é bem explicito no que diz respeito aos calculos pag, 127 Realçando...As perdas totais poderão ser calculadas tendo em conta a estrutura adoptada para a rede colectiva e individual, a forma de
conectorização e de ligação de fibras, somando todas as fontes de atenuação, desde o conector do secundário do RG-FO,
Meus melhores cumprimentos
conectorização e de ligação de fibras, somando todas as fontes de atenuação, desde o conector do secundário do RG-FO,
Meus melhores cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
Ok, mas nessa figura e pela equação apresentada, o cálculo de 1,65dB, está efectuado desde o RG-FO até à tomada e isto não é um link, mas sim dois links.
Não vejo que seja assim tão explicitio, mas posso estar a interpretar mal.
Não vejo que seja assim tão explicitio, mas posso estar a interpretar mal.
projclvm Escreveu:Boas
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Quando fiz o comentário anterior não tinha percebido bem mas realmente o que se faz é o cálculo desde o RG-FO até à tomada da fracção, ou seja, os dois links.
Agora em relação às atenuações dos adaptadores SC/APC não é considerada
Pelo menos não se costuma considerar

Agora em relação às atenuações dos adaptadores SC/APC não é considerada

- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
O calculo é feito para cada fibra e respectivos conetores (para os trajectos especificados).
-
- Técnico Dedicado
1 – O manual do ITED nada fala sobre perdas associadas aos atenuadores SC/APC. Qual a justificação de a TEKA incluir estas perdas?
TEKA: Creio que pretendia referir a Alinhadores SC-APC e não Atenuadores.
TEKA: O alinhador é um componente físico utilizado para interligar duas fibras terminadas com conectores SC-APC, como tal apresentam algumas perdas óticas que devem ser consideradas no projeto.
2 – O manual não é muito explícito, mas no exemplo apresentado na página 125, está indicada a perda total, desde o RG-FO, até à ZAP. Neste vosso documento, o cálculo está efectuado apenas para um link (RG-FO – ATI ou ATI – Tomada). O cálculo deve ser apresentado em separado para os 2 links? O cálculo da perda de cada link, deve ser inferior ao indicado na tabela 34 da EN 50173?
TEKA: Creio que não é necessário apresentar em separado para os dois links, contudo deve ser medido em separado.
O valor medido para cada link deve ser sempre inferior ao indicado na referida tabela.
TEKA: Creio que pretendia referir a Alinhadores SC-APC e não Atenuadores.
TEKA: O alinhador é um componente físico utilizado para interligar duas fibras terminadas com conectores SC-APC, como tal apresentam algumas perdas óticas que devem ser consideradas no projeto.
2 – O manual não é muito explícito, mas no exemplo apresentado na página 125, está indicada a perda total, desde o RG-FO, até à ZAP. Neste vosso documento, o cálculo está efectuado apenas para um link (RG-FO – ATI ou ATI – Tomada). O cálculo deve ser apresentado em separado para os 2 links? O cálculo da perda de cada link, deve ser inferior ao indicado na tabela 34 da EN 50173?
TEKA: Creio que não é necessário apresentar em separado para os dois links, contudo deve ser medido em separado.
O valor medido para cada link deve ser sempre inferior ao indicado na referida tabela.