térmico
-
- Curioso
- Registado: 16 nov 2009, 22:35
térmico
Maltinha eu ja perguntei isto mas ainda não percebi.
Por exemplo eu tenho um motor monofasico e quero ligar a um termico onde o utilizo para motores trifasicos, será que se eu ligar a fase e neutro do motor monofasico e ele ultrapassar a amperagem que ajustada no termico ele dispara na mesma?????
um abraço
Por exemplo eu tenho um motor monofasico e quero ligar a um termico onde o utilizo para motores trifasicos, será que se eu ligar a fase e neutro do motor monofasico e ele ultrapassar a amperagem que ajustada no termico ele dispara na mesma?????
um abraço
Re: térmico
Boas,
sim pode ligar como diz, ele irá actuar na mesma, sendo que o ideal penso que seria passar o neutro directo (sem passar pela protecção) e passar a fase nos 3 pólos do termico, ou seja, fazer um shunt nas entradas e outro nas saidas, sendo que deve ter atenção que a corrente vai dividir por 3, e assim sendo a regulação do térmico será em 1/3 da corrente nominal do motor! Se ligar fase e neutro a passar pelo térmico ficando um pólo livre regula para a amperagem certa.
Cumps
sim pode ligar como diz, ele irá actuar na mesma, sendo que o ideal penso que seria passar o neutro directo (sem passar pela protecção) e passar a fase nos 3 pólos do termico, ou seja, fazer um shunt nas entradas e outro nas saidas, sendo que deve ter atenção que a corrente vai dividir por 3, e assim sendo a regulação do térmico será em 1/3 da corrente nominal do motor! Se ligar fase e neutro a passar pelo térmico ficando um pólo livre regula para a amperagem certa.
Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
fil9rn Escreveu:Boas,
Cumps
incorrecto
correcto : neutro entra no 1 e sai no 2; fase entra no 3 sai do 4 para o 5 e sai no 6
nos circuito monofasicos a corrente de neutro é igual á corrente da fase
Jaime Reis
Desculpe, não queria induzir ninguem um erro.... mas que termico está a falar? termico tipo quadro de sondas???? então se calhar eu não ando a proceder da forma mais correcta... Num dijuntor magnetotermico de motor, que apenas tenho trifásicos, quando ligo motores monofásicos ligo neutro e fase a passar pelo dijuntor, e quando necessito passo o neutro directo e faço a fase passar por dois polos do dijuntor, dividindo a corrente e ajustando o dijuntor para apenas metade da corrente nominal do motor... qual é então o correcto?
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Os termicos trifasicos quando utilizados em motores monofasicos devem ser ligados em serie, podendo o neutro passar por um dos polos, sendo os dois restantes ligaos em serie.
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Been thanked: 18 times
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Como fundamenta esta observação ?Duzia12 Escreveu:...... ligar no térmico neutro e fase não é boa política.
Cumprimentos.
Cumprimentos
Nelson
Nelson
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Pensa!!
O relé térmico tem 3 bimetálicos enrolados por uma resistência bobonada cada, e dilata quando a corrente excede a nominal, pode dar-se o caso de se dar um curto circuito-
É como não meter o neutro a "passar" "nem ligar" na caixa de aparelhagem do interrutor.
O relé térmico tem 3 bimetálicos enrolados por uma resistência bobonada cada, e dilata quando a corrente excede a nominal, pode dar-se o caso de se dar um curto circuito-
É como não meter o neutro a "passar" "nem ligar" na caixa de aparelhagem do interrutor.
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Estou a ver........ dilata e faz curto-circuito entre a fase e o neutro, e se tivesse lá as fases já não dilatava, ou então por ser fases não fazia curto-circuito. Sinceramente !Duzia12 Escreveu:Pensa!!
Cumprimentos
Nelson
Nelson
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Been thanked: 18 times
E com fases existe +/- 400v entre bimetálicos em vez dos 230v de monofasicco se tiver que existir um curto qual será o que têm maior risco