Cablagem para habitação

Responder
oliveiradavid87
Curioso
Curioso
Registado: 16 nov 2009, 22:35

Cablagem para habitação

Mensagem por oliveiradavid87 »

Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
A minha duvida é que secção de cabo é que vou usar do interruptor até ao disjuntor diferencial.É uma instalação monofasica.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Cablagem para habitação

Mensagem por Duzia12 »

No mínimo devias meter 2x40A-0,03A----XV 3 G 16
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

oliveiradavid87 Escreveu:Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
A minha duvida é que secção de cabo é que vou usar do interruptor até ao disjuntor diferencial.É uma instalação monofasica.
Boas
Cabo XV 3G6 com ID no quadro de 2x40x300 ou ID 2x40x30
Cpts.
Energy
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por ezer »

ENERGY Escreveu:
oliveiradavid87 Escreveu:Boas maltinha:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros em que o disjuntor diferencial é de 16A.
Boas
Cabo XV 3G6 com ID no quadro de 2x40x300 ou ID 2x40x30

Com estes valores já concordo. Cabo XV 3G16 dá para uma corrente max.+/- 100A consoante a instalação e o fabricante ( há uns que têm tolerancias de secção mais apertadas que outros) logo as correntes máxima admissiveis variam de tabela para tabela, explicação dada por um responsavável numa visita a uma fabrica de cablagens à alguns anos atrás e confirmado posteriormente em ensaios.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Deixar arder não, pois até poderia usar cabo de XG4mm para 10metros, visto que a potência instalada é de 16A, mas abusar na secção do cabo também não me parece correcto, o dinheiro custa a todos, logo nem 8 nem 80.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Bem se for pelos minimos será 3x10mm proteção mecanica a tubo 40 mm e até contador e diferencial e preparado com um corte geral no quadro de I.D. 40A/30MA. se estou errado clarifiquem S.F.F.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Bem se for pelos minimos será 3x10mm proteção mecanica a tubo 40 mm e até contador e diferencial e preparado com um corte geral no quadro de I.D. 40A/30MA. se estou errado clarifiquem S.F.F.
Boas
A secção minima dos condutores a utilizar em derivações é de 6mm, para potências a instalar até 6,9Kvas, Q.d.t 1.5%
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Aqui muitas vezes em vez de se ajudar quem precisa, complicam-se as explicações, se a dúvida colocada é instalar um quadro alimentado por uma instalação em que a potência máxima da mesma é 3,45KVA (15A) e não 16 como se diz, porque a EDP não tem contratos em que o DCP é regulado a 16 Amp. logo com 10 mt. de distância não é necessário mais do que 4mm2 e em relação ao tubo a utilizar poderá ser de 25mm no mínimo.

Cumps.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:Aqui muitas vezes em vez de se ajudar quem precisa, complicam-se as explicações, se a dúvida colocada é instalar um quadro alimentado por uma instalação em que a potência máxima da mesma é 3,45KVA (15A) e não 16 como se diz, porque a EDP não tem contratos em que o DCP é regulado a 16 Amp. logo com 10 mt. de distância não é necessário mais do que 4mm2 e em relação ao tubo a utilizar poderá ser de 25mm no mínimo.

Cumps.
Boas
Aqui o colega Oliveira colocou a questão da seguinte forma:Eu tenho um interruptor da edp de 16A, e queria por um quador distanciado do interruptor mais ou menos 10 metros
Perante a descrição supõe-se que o limitador da EDP está num determinado local e o colega Oliveira quer colocar o quadro eléctrico afastado do limitador da EDP 10 metros, logo estes 10 metros ainda são considerados derivação, e como tal a secção minima dos condutores é 6mm.
Isto aplica-se de 3,45Kvas a 6,9Kvas.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”