interruptor termostato
-
- Electricista de 3ª
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 1 time
interruptor termostato
boa tarde. Tenho um termostato de imersao num deposito do recuperador calor, que faz ligar a caldeira(gas) de aquecimento quando chegar aos 45º. Acontece que quando quero trabalhar só com a caldeira para aquecimento nao consigo porque o recuperador esta desligado e o termostato nao faz ligar a caldeira. Há hipotese de colocar por ex um genero de interruptor ou algo que faca cortar a ligacao que está feita á caldeira para a mesma poder trabalhar? obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
Re: interruptor termostato
gostava de ajudar, mas não percebo o que se pretende...
O depósito é para AQS, ou só para aquecimento? O termostato deixa de funcionar quando o recuperador está desligado?
Há hipótese de colocar aí um esquema de como isso está ligado?
O depósito é para AQS, ou só para aquecimento? O termostato deixa de funcionar quando o recuperador está desligado?

Há hipótese de colocar aí um esquema de como isso está ligado?
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
-
- Electricista de 3ª
basicamente está ligado assim.
- Anexos
-
- Sem título.bmp (1.52 MiB) Visto 1253 vezes
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Electricista de 3ª
Sim. Quando a água nao está quente do recuperador, o termostato nao deixa ligar a caldeira. esqueci-me de dizer que o termostato de imersao está ligado primeiro a um contactor e este por sua vez á caldeira de aquecimento. todos os depositos sao para aquecimento só.
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
Esse termostato não está ligado ao contrário?
Isto é, a caldeira devia ligar quando a água do recuperador não está quente, e não ao contrário. para quê ligar a caldeira se o recuperador já aqueceu a água?
Isto é, a caldeira devia ligar quando a água do recuperador não está quente, e não ao contrário. para quê ligar a caldeira se o recuperador já aqueceu a água?
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
-
- Electricista de 3ª
Mas neste caso, o termostato está ligado para quando a água do deposito chega aos 45º faz ligar a caldeira, o que faz algum sentido, mas queria ligar a caldeira se quisesse trabalhar só com o gás e o painel. as ligações no termostato em si nao sei como estao só vendo.
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
ok, na minha opinião isso não faz assim muito sentido
De qualquer maneira, isso dá para fazer e é fácil. os termostatos não são mais do que contactos normalmente abertos, é só por um interruptor em paralelo com o termostato. quando o quiser ignorar é accionar o interruptor e fazer bypass ao termostato.
(outra forma mais espedita é chegar ao termostato e regula-lo para o mínimo)

De qualquer maneira, isso dá para fazer e é fácil. os termostatos não são mais do que contactos normalmente abertos, é só por um interruptor em paralelo com o termostato. quando o quiser ignorar é accionar o interruptor e fazer bypass ao termostato.
(outra forma mais espedita é chegar ao termostato e regula-lo para o mínimo)
-
- Electricista de 3ª
o meu esquema que tenho em casa e este
- Anexos
-
- sem1f.png (236.35 KiB) Visto 1238 vezes
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
boas
já agora , pode legendar?
parece-me que tem dois radiadores em que retorno de um liga á ida de outro, se calhar estou a perceber mal
parece-me que tem dois radiadores em que retorno de um liga á ida de outro, se calhar estou a perceber mal
Jaime Reis
-
- Electricista de 3ª
jaimereis Escreveu:boas
- Anexos
-
- SEM ~1.BMP (1.7 MiB) Visto 1233 vezes
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Boas,
Pelo que percebi, deve haver ai um engano, nesta situações temos que dar prioridades, se tem recuperador e dá prioridade em 1º, então é se a temeperatura tiver a cima dos 45º, desliga a caldeira só funciona o recuperador, se não está a cima dessa tempatura liga a caldeira, os paineis podem estar sempre ligados. Agora dentro do qaudro de comando, tm que haver uns interruptores para poder inverter as prioridades, por a caldeira em 1º e mesmo por só a caldeira, mas como o colega disse e muito bem para mais fácil é colocar um int na linha do termostacto a fazer o by pass.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pelo que percebi, deve haver ai um engano, nesta situações temos que dar prioridades, se tem recuperador e dá prioridade em 1º, então é se a temeperatura tiver a cima dos 45º, desliga a caldeira só funciona o recuperador, se não está a cima dessa tempatura liga a caldeira, os paineis podem estar sempre ligados. Agora dentro do qaudro de comando, tm que haver uns interruptores para poder inverter as prioridades, por a caldeira em 1º e mesmo por só a caldeira, mas como o colega disse e muito bem para mais fácil é colocar um int na linha do termostacto a fazer o by pass.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Quadro de Honra
pode tambem colocar um contacto inversor termico conhecido por "change-over" no tubo de retorno do recuperador de calor, existem uns regulaveis, e outros de de ponto termico fixo( 25ºC; 35ºC: e de 60ºC que eu conheça), eu aconselhava tambem usar uma valvula de três vias para cortar a ida ao recuperador de calor , assim evitar perdas
Jaime Reis
-
- Quadro de Honra
Duzia12 Escreveu:Tá tudo ligado em série!! a 12mm^2 é a melhor solução!!
Afinal qual é a bitola se a entrada for até 12 KW????

Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
o "boneco" que foi apresentado, se pretende corresponder a algo que foi implementado no terreno, não está completo, no mínimo falta equipamento que permita a gestão do sistema, para além de me parecer estar errado.
Se a dúvida é, se pode ligar em paralelo com o termostato um interruptor, claro que pode!
ohmico
o "boneco" que foi apresentado, se pretende corresponder a algo que foi implementado no terreno, não está completo, no mínimo falta equipamento que permita a gestão do sistema, para além de me parecer estar errado.
Se a dúvida é, se pode ligar em paralelo com o termostato um interruptor, claro que pode!
ohmico