Problema TDT

fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Problema TDT

Mensagem por fil9rn »

Boas a todos, estou com o seguinte problema, orientei uma antena para recepção TDT, onde o sinal até é mais ou menos, mas a qualidade é miserável... depois de mudar o local da mesma até consegui um cber de média qualidade, pelo que ficou a funcional bem na altura, o problema é que por vezes falha...
O local apresenta duas antenas de wirelless a transmitir internet para a freguesia, será que tem interferência na recepção? se utilizar um filtro só para o canal 56 será que vou melhorar a situação ou vou gastar dinheiro para nada?

Agradecia a vossa opinião...

Obrigado
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Re: Problema TDT

Mensagem por windstorm »

não sei em que frequencia está o sistema wireless mas desconfio que deve estar longe do canal 56.....

a questão é simples.....se tens um sinal que não seja estavel na orden dos 80 por cento minimo....quer dizer que vais ver televisao mas só de vez em quando....tal como nas parabolicas mal alinhadas.......

já viste se está a usar a antena indicada para esse canal???????????
é que existem antenas antigas que só recebiam bem até ao canal 45 o que na minha zona queria dizer que a tvi que está no canal 52 mal se via....

as vezes basta andar uns metros para se obter um sinal muito melhor.....claro que um medidor de campo era essencial....

já me aconteceu que no mesmo mastro, baixar uma antena em 60 cm fez toda a diferença porque havia um emissor do porto na mesma frequençia que batia com o da minha zona e era fantasmas por todo o lado.....claro que só lá cheguei com um exelente medidor de campo em que podia ver o expectrum de todos os canais e depois de varios tecnicos lá passarem o problema ficou resolvido....fiquei um bocadinho inchado...lol

fora de brincadeiras.....verifica se a antena é a indicada para a tua zona e para esse canal...deve ser de elementos cruzados e com um bom reflector em grelha...
pede a alguem que tenha um medidor de campo para avaliar o local...
fil9rn
Curioso
Curioso

Mensagem por fil9rn »

obrigado pela rápida resposta windstorm,

Eu tenho um medidor de campo H45 da televes, e já sondei o lugar todo... não consigo nada.... a não ser no local onde deixei agora a antena.... a antena é nova, uma televes DAT HD BOSS, por isso daí não tem problema! ela ficou sem amplificador nem alimentador, directa à tv mas tb ainda não verifiquei se nos dias que falha é falta de sinal ou falta de qualidade do mesmo, uma vez que estou convencido que seja fraco cber.... Mas então acha que o filtro para o canal 56 não me adianta de nada?

Cumprimentos
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

nao sei ao certo mas acho que essas antenas já trazem um amplificador interno....de qualquer maneira pode ir pensando em aplicar um bom amplificador...pensei que já o tinhas aplicado....

relativamente ao filtro, não vejo necessidade de o usar até porque o sinal digital nao é muito afectavel uma vez que se tratam de 111 e 000 o problema é quando faltam alguns pelo meio e surgem os tipicos cortes, quadrados etc...

como te disse o sinal digital precisa se força e tambem qualidade por isso no teu caso aplica um bom amplificador e ficas com o problema resolvido....

ha pessoal que pensa que por ser um sinal digital tem que se aplicar amplificadores sufisticados e antenas digitais etc....isso é tudo treta pura ....importa sim escolher uma antena que tenha bom ganho para a frequencia do canal em questão....no teu caso 56....se não chegar, um amplificador decente que custa uns 30 euros resolve perfeitamente...como ja tens um sinal minimo, penso que uma soluçao de amplificador com fonte incorporada serve perfeitamente.
fil9rn
Curioso
Curioso

Mensagem por fil9rn »

exactamente o que eu pensei, como o sinal já esta entre 40 e 45 db um amplificador que eu chamo de vivenda (amplificador + alimentador) com um ganho de aproximadamente 25db seja suficiente!
Um aparte em relação a amplificação, já tive locais com sinais de 80 db e colocaram um amplificador, o que é logico que o descodificador não aceita excesso de sinal, fui lá com o medidor verifiquei o erro e retirei o amplificador e alimentador e o sinal nas tomadas ficou nos 56db... pelo que nem sempre o amplificador é necessário.

Muito obrigado pelas sua dicas.

Cumprimentos
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

windstorm Escreveu:nao sei ao certo mas acho que essas antenas já trazem um amplificador interno....de qualquer maneira pode ir pensando em aplicar um bom amplificador...pensei que já o tinhas aplicado....

relativamente ao filtro, não vejo necessidade de o usar até porque o sinal digital nao é muito afectavel uma vez que se tratam de 111 e 000 o problema é quando faltam alguns pelo meio e surgem os tipicos cortes, quadrados etc...

como te disse o sinal digital precisa se força e tambem qualidade por isso no teu caso aplica um bom amplificador e ficas com o problema resolvido....

ha pessoal que pensa que por ser um sinal digital tem que se aplicar amplificadores sufisticados e antenas digitais etc....isso é tudo treta pura ....importa sim escolher uma antena que tenha bom ganho para a frequencia do canal em questão....no teu caso 56....se não chegar, um amplificador decente que custa uns 30 euros resolve perfeitamente...como ja tens um sinal minimo, penso que uma soluçao de amplificador com fonte incorporada serve perfeitamente.
Boas,

Ainda não vi nenhum sistema de amplificação a aumentar a qualidade, sinal sim mas qualidade!

atenção a isso, se não a há, não a arranja.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
fil9rn
Curioso
Curioso

Mensagem por fil9rn »

Sim, eu sei que não é possível aumentar a qualidade do sinal mas apenas a força do mesmo. Acho que quando o cber está com um nível mediano, o melhor é apostar num bom descodificador para que se consiga corrigir o máximo de erros (VBER), esta é a minha opinião que penso correcta.

Cumps
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

pedro_mendes Escreveu:
windstorm Escreveu:nao sei ao certo mas acho que essas antenas já trazem um amplificador interno....de qualquer maneira pode ir pensando em aplicar um bom amplificador...pensei que já o tinhas aplicado....

Boas,

Ainda não vi nenhum sistema de amplificação a aumentar a qualidade, sinal sim mas qualidade!

atenção a isso, se não a há, não a arranja.

por norma ao aumentar o nivel de sinal tambem aumenta a sua qualidade se bem que por vezes o sinal aumenta muito mais que a qualidade mas existe uma relação....

nunca espere ter boa qualidade se o sinal for fraco porque á mais pequena interferençia fica á escuras...

o sinal é quem transporta a qualidade se bem que pode ser influenciado por diversos factores....

em analógico por vezes um sinal forte pode estar cheio de reflecções ou de sinais parasitas de outras fontes, como já disse em outros posts, é necessario um medidor de campo com espectromertro para se perceber o que está a originar um sinal forte e uma imagem miseravel...já em digital a historia é ligeiramente diferente visto que a faixa utilizada é muito mais estreita cabendo no mesmo canal analogico diversos canais digitais devido á compressao e aveloçidade de transmissão etc....
Claro que quanto mais comprimido for o sinal, maior possiblidade existe de haver erros ao mais pequeno obstaculo tipo chuva ou outras influencias atmosféricas....dai a importançia da qualidade do sinal..

tambem nunca tinha visto um receptor recusar exesso de sinal......em analógico existiam os amplificadores com equalizador para evitar os desfazamentos entre canais com diferentes potencias....em digital trata-se de um unico canal qua suporta diversos digitais por isso parece-me pouco lógico mas com tanta chinesisse já acredito em tudo...
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

fil9rn Escreveu:Sim, eu sei que não é possível aumentar a qualidade do sinal mas apenas a força do mesmo. Acho que quando o cber está com um nível mediano, o melhor é apostar num bom descodificador para que se consiga corrigir o máximo de erros (VBER), esta é a minha opinião que penso correcta.

Cumps
Boas colega,

Sem dúvida que um bom descodificador é um passo importante, porque desses baratuxos que há por ai a venda nem merecem comentários.

Pedro Mendes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

O descodificador ao filtrar o sinal em analógico filtra o ruído. by duzia12
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por carlos_cfr7 »

1º- amplificação degrada sempre mais um pouco o sinal,
2º amplificar o sinal quando o CNR está baixo, nao melhora em nada o sinal; vais estar a amplificar o sinal e o ruido. Se tiveres bons CNR mesmo com niveis baixos(45-50dBm) nao tens problemas com BER.
3º tenta usar amplificadores de mastro para amplificar o sinal logo à saida da antena.
4º certifica-te que tens a antena bem apontada, se mesmo assim nao tiveres um bom CNR à saida da antena(>25dB), ou muda de antena para uma com mais ganho, ou provavelmente estas numa zona sem cobertura "oficial" TDT, e nesse caso recomendo o sistema de satelite.

A grande vantagem do OFDM em relação ao analogico é a imunidade ao ruido. nos sistemas analogicos, o recomendado de CNR é de 44dB no ponto terminal, ou seja, para um ruido medio de 20~30dBuV, a portadora de video deveria andar pelos 66dBuV, em OFDM basta os 45dBuV para o mesmo nível de ruído. alguns receptores precisam de um nivel de tensao mais alto para a detecção, mas o sinal está la e com qualidade, é uma questao de acertar niveis.
Eng. de electrónica e telecomunicações
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Ainda esta semana alterei a minha recepção de analógica para digital (numa zona com bastante dificuldade de sinal, por tal com amplificador), tendo melhorado substancialmente a qualidade da imagem (que ficou excelente), bastando para o efeito apenas redireccionamento da antena.
target
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 dez 2011, 18:18

Mensagem por target »

Boas, moro em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, e tenho tido péssimas expereiências com a transição para a TDT.
Ora bem, Antenas testadas: Televés DAT HD BOSS + Alimentação e Ikusi HD FLASH + alimentação + amplificador de mastro. (utilizado medidor da iberosat, com visor que permite ver o canal, não sei qual o modelo)
Consegue-se obter sinais com força de 70 ou 80 db, mas a qualidade nunca passa de um valor médio de 60% (Instável com variações entre 70 e 55%) e com uma indicação de BER de 4 ou 5, mínimo.
Nas tomadas chega-me 57 db de sinal e a qualidade mantêm-se, o que se passa é que numa televisão antiga, com um descodificador, muito raramente há problemas. Já num LDC LED Samsung, são muito frequentes as paragens, o aparecimento de pixels, e por vezes vai mesmo abaixo.

O que me podem sugerir para tentar melhorar isto???
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas,

Bem colega não há muito a dizer, está numa zona sem cobertura de sinal TDT, alternativa TDT complementar via satélite.

Pedro Mendes
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Sim poderá ser uma zona morta. Como tal consultar: http://tdt.telecom.pt/ e verificar se é o caso.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”