Montagem quadro eléctrico sala de aula
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 jan 2010, 01:04
Montagem quadro eléctrico sala de aula
Boas,
Preciso da vossa ajuda. Eu acho que já fiz a minha apresentação - se ainda não o fiz peço desculpa.
Preciso de remodelar este quadro eléctrico que está numa sala de aula. Neste sala vão levar em números redondos 25 pc's, impressora e mais alguns portáteis que os miúdos possam ligar. Portanto, estou a pensar em ligar umas 60 tomadas. A instalação está como se vê nas fotos. A única possibilidade que tenho é de mexer no quadro para proteger da melhor maneira.
Eu tenho uma ideia de como fazer mas preciso de saber se me escapa alguma coisa:
- Vou colocar 3 diferenciais;
- E 60/8 disjuntores de 16A.
Tenho que colocar mais alguma coisa?
Obrigado desde já!
Eduardo
[EDIT]Ooopss... só agora reparei que não virei a foto!
Preciso da vossa ajuda. Eu acho que já fiz a minha apresentação - se ainda não o fiz peço desculpa.
Preciso de remodelar este quadro eléctrico que está numa sala de aula. Neste sala vão levar em números redondos 25 pc's, impressora e mais alguns portáteis que os miúdos possam ligar. Portanto, estou a pensar em ligar umas 60 tomadas. A instalação está como se vê nas fotos. A única possibilidade que tenho é de mexer no quadro para proteger da melhor maneira.
Eu tenho uma ideia de como fazer mas preciso de saber se me escapa alguma coisa:
- Vou colocar 3 diferenciais;
- E 60/8 disjuntores de 16A.
Tenho que colocar mais alguma coisa?
Obrigado desde já!
Eduardo
[EDIT]Ooopss... só agora reparei que não virei a foto!
Registered Linux user number 478014.
http://counter.li.org/
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Montagem quadro eléctrico sala de aula
Cada disjuntor de 16A a proteger um circuito com 8 tomadas no máximo (8 disjuntores de 16A no total) e 3 diferenciais de 40A / 300mA (dois dos diferencias ficam com 3 circuitos e o outro com 2 circuitos). Não esquecer ainda o interruptor de corte geral do quadro eléctrico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Sem querer ferir susceptibilidades, penso que quem faz uma pergunta destas não deveria de fazer o trabalho.
Mais digo, que pelo aspecto do quadro mostrado nas imagens, se nota que não é trabalho de um profissional.
Sem querer ferir susceptibilidades, penso que quem faz uma pergunta destas não deveria de fazer o trabalho.
Mais digo, que pelo aspecto do quadro mostrado nas imagens, se nota que não é trabalho de um profissional.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Partilho da mesma opinião, tratando-se ainda de um local escolar.rainbow Escreveu:Boa tarde.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
não tenho a certeza , mas numa das fotografias no canto parece-me uma beata
acho que o quadro devia de ser novo e maior para alojar todas as protecções necessárias de acordo com as RTIEBT
acho que o quadro devia de ser novo e maior para alojar todas as protecções necessárias de acordo com as RTIEBT
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Concordo plenamente com o comentário do colega Rainbow, e acrescento que na minha opinião nestes casos não se devem dar opiniões sem conhecimento real da instalação, como é o caso do aconselhamento de diferenciais de 300mA sem se saber se estão adequados para garantir as condições regulamentares de segurança.
Cpm.
Cpm.
-
Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...
Sou prof desta escola mas a minha experiência é em Electrónica e não Electricidade. Não sou burro mas também não sou profissional.
Como hoje em dia as escolas não têm dinheiro para praticamente nada, tento dar a minha ajuda.
Não dá para reparar mas há um fio terra que está "fitado" (Não é permitido) e como é óbvio, o quadro não está aberto mas sim devidamente fechado
Tenho alguma experiência em Electricidade e a ideia é somente instalar disjuntores, diferencias, corte geral (Faltou-me este) e dividir os circuitos direitinhos. Sei perfeitamente que cada circuito leva 8 pontos e se repararem bem há disjuntores de 6, 10 e 16A.
Como é um circuito exclusivo de tomadas o trabalho é somente dividir os circuitos direitinhos.
Obrigado desde já pela vossa ajuda mas acho que não há motivo para exagero...
cumprimentos a todos!
Sou prof desta escola mas a minha experiência é em Electrónica e não Electricidade. Não sou burro mas também não sou profissional.
Como hoje em dia as escolas não têm dinheiro para praticamente nada, tento dar a minha ajuda.
Não dá para reparar mas há um fio terra que está "fitado" (Não é permitido) e como é óbvio, o quadro não está aberto mas sim devidamente fechado
Tenho alguma experiência em Electricidade e a ideia é somente instalar disjuntores, diferencias, corte geral (Faltou-me este) e dividir os circuitos direitinhos. Sei perfeitamente que cada circuito leva 8 pontos e se repararem bem há disjuntores de 6, 10 e 16A.
Como é um circuito exclusivo de tomadas o trabalho é somente dividir os circuitos direitinhos.
cumprimentos a todos!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boaseddygrinder Escreveu:Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...
cumprimentos a todos!
Penso que o quadro está mal dimensionado, pois deveria ter mais espaço, para colocar um barramento de escada, porta fusiveis e sinalizadores, e no meu entender os IDs deveriam ser de 30ma e não de 300ma.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Cá está a razão de não se criticar sem conhecimento! Este é um Fórum de entreajuda.eddygrinder Escreveu:Antes de mais, não fui eu que fiz esta instalação e concordo (quase) com tudo o que foi dito. O quase tem a ver com algum exagero...
cumprimentos a todos!
Em relação aos diferenciais o mais prudente será realmente utilizar os de 30mA. Depende das pessoas que irão utilizar a sala se forem crianças convém utilizar os de 30mA (e já agora confirmar o valor da resistência de terra a ver se é adequada a esta sensibilidade).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Além do que já foi dito, não se esqueça que as tomadas deverão levar obturadores.
705.412.5 Os circuitos que alimentem tomadas devem ser protegidos por dispositivos diferenciais de IΔn ≤ 30 mA.
705.412.5 Os circuitos que alimentem tomadas devem ser protegidos por dispositivos diferenciais de IΔn ≤ 30 mA.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O ponto das RTIEBT indicado não se aplica ao presente edifício que é escolar. Aplica-se o seguinte ponto 801.2.3.3.parreirajoao Escreveu:Além do que já foi dito, não se esqueça que as tomadas deverão levar obturadores.
-
Boas,
Desde já obrigado pela vossa ajuda.
Eu fartei-me de olhar para o quadro - até levei o meu RSIUEE (Sim, comprei o original...) mas a única maneira que eu estava a ver de fazer aquilo direito era desmanchar tudo mas... não há muito tempo!
Farto de olhar para aquela c@gada, fui ao responsável do executivo e perguntei quem tinha feito aquela instalação. Bem, passei-me... disseram-me que tinha sido um electricista!
Lá tive que dizer que de electricista não tinha nada e que aquilo, basicamente, estava muito mal feito. Como não me deram tempo para fazer tudo direito, limitei-me a separar um circuito e a distribui mais uniformemente as tomadas.
Vou propor quando tiver mais tempo fazer aquilo como deve ser!
Desde já obrigado pela vossa ajuda.
Eu fartei-me de olhar para o quadro - até levei o meu RSIUEE (Sim, comprei o original...) mas a única maneira que eu estava a ver de fazer aquilo direito era desmanchar tudo mas... não há muito tempo!
Farto de olhar para aquela c@gada, fui ao responsável do executivo e perguntei quem tinha feito aquela instalação. Bem, passei-me... disseram-me que tinha sido um electricista!
Lá tive que dizer que de electricista não tinha nada e que aquilo, basicamente, estava muito mal feito. Como não me deram tempo para fazer tudo direito, limitei-me a separar um circuito e a distribui mais uniformemente as tomadas.
Vou propor quando tiver mais tempo fazer aquilo como deve ser!
topico antigo eu sei mas sou obrigado a dizer isto esta no sangue. barramento de neutro preso com abraçadeira de serrilha numa calha dim??? beata no canto do quadro!! cabo de entrada a 4mm com derivaçoes a 6mm repicadas a 2,5mm. e nao sei se viram mas ha uma difrença bem mais grave. nao é por si sr. professor mas o eletro-pedreiro ao menos tinha vergonha e nao mexia
- asubida
- Quadro de Honra
- Registado: 11 mar 2009, 12:58
- Been thanked: 5 times
- Contacto:
Boa tarde,
Ilustres membros do fórum.
Este fórum tem muitos membros, mas tem também muitos visitantes (que até nem se dão ao trabalho de registarem e muitos são estudantes do ensino médio ou superior) mas que de qualquer modo consideram este sitio um lugar onde se pode praticar o "fazer bem, sem olhar a quem".
Sendo assim entendo que já existem contribuições suficientes para se poder tirar uma conclusão sobre o tema:
- Não restam dúvidas que a instalação da sala de aula tem de ser feita de novo, incluindo o quadro. O que existe está como todos viram .... (obrigado pelas fotos, pois são um exemplo de caso de estudo).
Saudações
Ilustres membros do fórum.
Este fórum tem muitos membros, mas tem também muitos visitantes (que até nem se dão ao trabalho de registarem e muitos são estudantes do ensino médio ou superior) mas que de qualquer modo consideram este sitio um lugar onde se pode praticar o "fazer bem, sem olhar a quem".
Sendo assim entendo que já existem contribuições suficientes para se poder tirar uma conclusão sobre o tema:
- Não restam dúvidas que a instalação da sala de aula tem de ser feita de novo, incluindo o quadro. O que existe está como todos viram .... (obrigado pelas fotos, pois são um exemplo de caso de estudo).
Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
-
Boas,telmo34 Escreveu:topico antigo eu sei mas sou obrigado a dizer isto esta no sangue. barramento de neutro preso com abraçadeira de serrilha numa calha dim??? beata no canto do quadro!! cabo de entrada a 4mm com derivaçoes a 6mm repicadas a 2,5mm. e nao sei se viram mas ha uma difrença bem mais grave. nao é por si sr. professor mas o eletro-pedreiro ao menos tinha vergonha e nao mexia
Desde já peço desculpa pelo ligeiro afastamento deste tópico mas o trabalho tem sido muito.
... e antes de mais queria agradecer ao asubida. Depois respondo...

Não sei se é "crime" o que vou escrever mas conto a história mais ou menos abreviada:
Começo já por aquilo que não fiz... mexer no quadro. Não toquei em absolutamente nada e depois já entendem a razão porque não o fiz.
Depois, pessoal, não há lá nenhuma beata...! Nesta sala entram só miúdos do secundário, portanto, do 10º - 12º ano
Eu estou sempre disponível para ajudar mas como sou prof mais ligado à electrónica, ofereci-me para tentar remediar a situação.
Por isso é que vos pedi ajuda. Volto a repetir, não sou burro mas também não sou profissional, no entanto, sei distinguir o que está certo e errado. Neste caso, o que me apetecia fazer era simplesmente meter as mão ao quadro e sacar tudo fora. Como já disse, tenho o RSIUEE e algumas vezes faço uso dele, não só para fazer pequenos trabalhos como para leccionar um ou outro módulo de electricidade.
Mas, imaginem ter que fazer isso em 2 dias, incluindo comprar material e arranjar a sala. Ainda por cima com os profs de informática a pressionar que precisavam de tudo pronto e a horas...!!!
Posto este cenário, fui ao Executivo e perguntei quem tinha feito aquilo. Expliquei que as coisas não podiam estar feitas daquela maneira - tal e qual como o telmo disse - além disso, o fio terra não podia estar "fitado", teria que haver, pelo menos mais um diferencial e um quadro maior, etc...
Comprometia-me a fazer tudo direitinho mas precisava de muito mais tempo e o quadro vinha todo abaixo!
Qual não foi o meu espanto que me disseram que a instalação tinha sido feita por um electricista!!!!
Como estamos a falar de pessoas que não percebem de electricidade é muito fácil o gajo aldrabar e fazer a c@gada que fez!!!
Sendo assim, a única coisa que fiz, foi aproveitar uma tomada que lá estava sem uso e "pendurar" lá 8 circuitos, aliviando os outros.
Toda esta indignação eu também a tive e demonstrei-a a quem de direito mas como devem entender, ou faço tudo de novo e assumo a responsabilidade ou arrisco-me a mudar alguma coisa e se algum problema acontecer vê-me pedir responsabilidade e não estou para aí virado. (Nem me passa pela cabeça, acontecer algum acidente com profs ou alunos...)
Por isso é que deixei o quadro como estava. Como não sou de deixar as coisas a meio, vou ler atentamente a mensagem do asubida (Obrigado pela atenção, mais uma vez!) e elaborar um projecto/plano de trabalho para deixar tudo direitinho!
Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
Eduardo