Esquema TN-C e TN-S
-
- Curioso
- Registado: 18 ago 2008, 10:22
Esquema TN-C e TN-S
Colegas,
Numa instalação com esquema de ligação à terra TN, podemos ter TN-C e TN-S, em diferente pontos da instalação? Ou tem de ser tudo TN-C ou tudo TN-S?
Cpts,
Johny
Numa instalação com esquema de ligação à terra TN, podemos ter TN-C e TN-S, em diferente pontos da instalação? Ou tem de ser tudo TN-C ou tudo TN-S?
Cpts,
Johny
-
- Curioso
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Esquema TN-C e TN-S
Por exempo se já desdobrou um TNC em TNS, não pode voltar a ter a jusante do TNS um TNC.
Se está a trabalhar num TNC e necessita de reduzir secções (por exemplo alimentar um quadro de iluminação e tomadas), terá obrigatóriamente de passar para um TNS. Estamos a falar de 10 mm2 para Al e 16 mm2 para Cu.
Num esquema TN-C-S, quando existirem dispositivos diferenciais, não deve existir condutor PEN a jusante destes dispositivos.
Num esquema TNC o condutor NUNCA deve ser seccionado.
NOTA IMPORTANTE: o condutor PEN deverá possuir uma bainha de côr verde e amarela em todo o seu comprimento.
Se está a trabalhar num TNC e necessita de reduzir secções (por exemplo alimentar um quadro de iluminação e tomadas), terá obrigatóriamente de passar para um TNS. Estamos a falar de 10 mm2 para Al e 16 mm2 para Cu.
Num esquema TN-C-S, quando existirem dispositivos diferenciais, não deve existir condutor PEN a jusante destes dispositivos.
NOTA IMPORTANTE: o condutor PEN deverá possuir uma bainha de côr verde e amarela em todo o seu comprimento.
johnytalker Escreveu:quais as condicionantes?
-
- Técnico Dedicado
-
- Curioso
De certeza que o condutor PEN tem de ser verde amarelo em todo o seu comprimento?
É que já existem n circuitos a sair do PT e não vejo nenhum verde amarelo.
Cpts,
Johny
Cpts,
Johny
-
- Técnico Dedicado
É o que estão na secção 514.3.2
Já houveram instalações em que tiveram de remover cabos PEN que eram pretos por outros de coloração V/A.
Sim, na interligação entre o TR e o QGBT, normalmente o que se faz é colocar uns anéis nas extremidades, no condutor PEN. É o que eu tenho visto.
Já houveram instalações em que tiveram de remover cabos PEN que eram pretos por outros de coloração V/A.
Sim, na interligação entre o TR e o QGBT, normalmente o que se faz é colocar uns anéis nas extremidades, no condutor PEN. É o que eu tenho visto.
johnytalker Escreveu:De certeza que o condutor PEN tem de ser verde amarelo em todo o seu comprimento?
Cpts,
Johny
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Só uma pequena correcção se me permite,parreirajoao Escreveu:Por exempo se já desdobrou um TNC em TNS, não pode voltar a ter a jusante do TNS um TNC.
johnytalker Escreveu:quais as condicionantes?
"A secção do condutor PEN deve ser não inferior ao maior dos valores resultantes da aplicação das condições seguintes: 10 mm², se de cobre ou 16 mm², se de alumínio" secção 546.2.1
-
- Curioso
- Registado: 16 ago 2018, 17:29
Boa noite,
Tenho um quadro de baixa tensão a entrar com o PEN,
no entanto tenho circuitos a precisar de N (analisador de rede, iluminação).
Como faço a separação fisicamente do PEN?
Nos descarregadores de sobretensão tenho uma ligação ao PEN (Barramento) e outra ao PE chassi do quadro (não sei se é correto...),
Obrigado pela atenção desde já,
Tenho um quadro de baixa tensão a entrar com o PEN,
no entanto tenho circuitos a precisar de N (analisador de rede, iluminação).
Como faço a separação fisicamente do PEN?
Nos descarregadores de sobretensão tenho uma ligação ao PEN (Barramento) e outra ao PE chassi do quadro (não sei se é correto...),
Obrigado pela atenção desde já,