Fio V na calha

jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Fio V na calha

Mensagem por jocas »

Boas,
Numa calha poderei passar varios circuitos em fio ou so poderei passar os mesmos em cabo penso que so posso passar cabo sera mais logico mas onde encontro a proibuiçao de passar fios

Obrigado a vocês todos
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Fio V na calha

Mensagem por Duzia12 »

?????
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas..

Não tenho a certeza, mas penso que não há problemas em ser fio V ou cabo, mas de facto não podem á passar vários circuitos na mesma calha, pode mas caso tenha separador interior.
Se estiver errado alguem me corrija.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

A frase é um pouco confusa, mas poderá passar condutores H07V (o tal que chama fio) ou A05VV (o tal que chama cabo).

Não convém é misturar cabos de energia com cabos de telecomunicações.

Existem separadores para tal.

jocas Escreveu:Boas,
Numa calha poderei passar varios circuitos em fio ou so poderei passar os mesmos em cabo penso que so posso passar cabo sera mais logico mas onde encontro a proibuiçao de passar fios

Obrigado a vocês todos
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Mensagem por jocas »

Peço desculpa pelo português mas o que quero perguntar e se posso passar condutores para varios circuitos mesmo que tenham secções diferentes num mesmo compartimento.
Eu penso que sim mas nao tenho a certeza dai a minha questão.
Julgo que o ponto 521.6 das RTIEBT me permite isso, alguém me confirme ou me diga se estou errado e se o mesmo ponto pode ser aplicado a condutas circulares (tubos)
Tentei ser mais explicito espero que tenha conseguido passar a duvida
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

parreirajoao Escreveu:A frase é um pouco confusa, mas poderá passar condutores H07V (o tal que chama fio) ou A05VV (o tal que chama cabo).

Obrigado a vocês todos

Boas,

já agora... e se for em tubo?

ohmico
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Se for em tubo, não vejo nenhum inconveniente em passar condutores e cabos ( sempre de energia e só de BT) no mesmo tubo.

Deve respeitar-se o principio fundamental de que a soma das áreas transversais da totalidade dos condutores inseridos na conduta à vista, não deve exceder 40% da secção transversal da própria conduta e na conduta embebida não pode exceder 33% da secção transversal da mesma.

ohmico Escreveu:
parreirajoao Escreveu:A frase é um pouco confusa, mas poderá passar condutores H07V (o tal que chama fio) ou A05VV (o tal que chama cabo).

Obrigado a vocês todos

Boas,

já agora... e se for em tubo?

ohmico
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

só cabos podem ser instalados em calha técnica, e todos têm que ter a mesma tensão.
PL
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

vav Escreveu:só cabos podem ser instalados em calha técnica, e todos têm que ter a mesma tensão.
Só cabos? Não podem ser condutores/fios?
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

ok. Peço desculpa a toda a comunidade.

Efectivamente na calha técnica, pode-se aplicar também condutores isolados (rtiebt 521.1-quadro 52F)
Podem-se instalar também vários circuitos, desde que todos os condutores sejam isolados para a mesma tensão nominal mais elevada dos circuitos instalados (rtiebt 521.6).
Mais uma vez peço desculpa pela resposta (enganosa)anterior.
PL
I.Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mar 2011, 11:53

Mensagem por I.Rodrigues »

Boas,
Caro colega respondendo a questão colocada sim pode utilizar a calha quer para passar cabo ou mesmo fio V, agora o que não pode acontecer é juntar na mesma partição cabos de correntes fracas com cabos de correntes fortes.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

I.Rodrigues Escreveu:Boas,
Caro colega respondendo a questão colocada sim pode utilizar a calha quer para passar cabo ou mesmo fio V, agora o que não pode acontecer é juntar na mesma partição cabos de correntes fracas com cabos de correntes fortes.
Boas

Numa calha técnica posso passar vários circuitos a fio v1.5mm para iluminação, coloco um separador e depois passo novamente vários circuitos a fio v2.5mm para tomadas de usos gerais?
Penso que a pergunta inicial andaria mais por aqui.

Cpts.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu:
I.Rodrigues Escreveu:Boas,
Boas

Numa calha técnica posso passar vários circuitos a fio v1.5mm para iluminação, Continuo a achar que não, se tiverem protecções independentes e da mesma fase, pois não é eléctricamente seguro. coloco um separador e depois passo novamente vários circuitos a fio v2.5mm para tomadas de usos gerais?

Penso que a pergunta inicial andaria mais por aqui.

Cpts.
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

fio v em calha??? que? nao nao e nao!!! fio v ou como ja foi aqui a designaçao tecnica correta nao pode ser passado em calha tecnica de forma alguma. ponto final. um caso pontual provizorio tudo bem mais que isso nao. protecçao é nula nem tem conversa.
correntes baixas com li é logico que teem de ser separadas . tv tvhv utp incendio intrusao etc etc e alias de preferencia em caminho proprio. fio v sempre em tubo e embutido. DIGO EU CLARO
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Condutor de corrente em calha técnica tem de ter no minimo três camadas de de protecção até a pessoa manusear a calha. po isso no minimo tem de ser cabo vv.(Digo eu!) que sou leigo na matéria!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”