Ola a todos os utilizadores deste fórum, foi-me proposto há pouco tempo para desenvolver uma solução que permitisse carregar baterias de chumbo(12v/24v) a partir de um ou mais painéis solar(es).Como tal foi-me pedido para utilizar painéis de 230wp da martifer e um regulador de carga .
Ora para fazer uma breve descrição do trabalho pus mãos à obra e tratei de encontrar um regulador/controlador de carga adaptado para este tipo de solução encontrei este:Steca PR3030 como podia ter sido outro simplesmente este tem uma corrente de saída de 30A e adapta-se automaticamente a 12v como a 24v, até aqui tudo bem!A pessoa que me pediu para fazer isto perguntou-me se em vez de um painel se fossem dois(2*230wp) e a minha dúvida é esta como o regulador garante ter 30A de saída e nada é especificado em relação à entrada que vem do(s) painel(eis), qual a vantagem de usar dois em vez de um?Eu estava a pensar ligá-los em paralelo logo a corrente de sáida da soma dos dois seria +/- (8.12A+8.12a) 16.24A à entrada do controlador, mas a saída continuaria a ser de 30A, logo não iria ganhar nada com isso ainda para mais porque o sistema é só para carregar baterias e não para ser ligado a rede através de um inversor.Peço desculpa pelo longo texto, agradeço todas as opiniões/sugestões.Cumps
Carregador Solar
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Re: Carregador Solar
Não está a ver bem a coisa. Supondo que como diz o painel tem na saida +/- 8A( não fui ver as carecteristicas do mesmo), nunca poderá ter na saida do controlador 30A, esse é o valor maximo que ele pode debitar desde que tenha um valor superior na entrada. Ao ter na entrada a corrente produzida pelo painel terá na saida um valor aproximado mas menor que esse valor, quando na melhor situação, uma vez que a produção do painel não é constante, varia conforme a incidencia solar no mesmo. logo ao colocar dois paineis em pararelo vai permitir passar para a bateria o dobro da corrente que linearmente e só em teoria seriam 16 A. Não pense que dá ao regulador 3A na entrada e ele põe na Bateria 30A, isso seria uma maravilha.
Re: Carregador Solar
Bem eu também já me tinha lembrado disso, mas o carregador não pode ser visto como uma fonte de corrente e como deve ser controlado por electrónica de potência sempre pensei que podia ter um comportamento parecido com um regulador de tensão, mas tem razão que o regulador só consegue colocar na saída se lhe injectarmos na entrada um valor igual ou superior e sim o valor debitado pelo painel não é fixo pois depende da incidência da radiação solar nele.Obrigado pela sua participação.