Calculo de orçamento

Responder
Faísca
Curioso
Curioso
Registado: 05 set 2008, 22:56

Calculo de orçamento

Mensagem por Faísca »

Boa noite caros colegas.
estou a iniciar a minha vida por conta propria na área de instalações electricas, e estou com alguma dificuldade para efectuar o calculo para orçamentos.
Queria pedir ajuda no sentido de algum colega me dar uma ideia sobre o assunto.
Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Calculo de orçamento

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Mas qual é a dificuldade exactamente?
Faísca
Curioso
Curioso
Registado: 05 set 2008, 22:56

Mensagem por Faísca »

Viva caro colega.
A minha dificuldade é falta de conhecimento em como fazer os calculos para o orçamento.
Há colegas que me dizem que se deve fazer calculando um valor por cada ponto de luz, e outro por cada tomada, mais o valor para os Quadros.
Outros dizem que é melhor fazer as medições, fazer as contas ao valor por unidade e calcular um valor médio em horas para mão de obra, outros dizer que é melhor adquiri um Softwaer para orçamentação. Gostaria de saber se alguem conhece uma forma práctica para calcular de forma mais fácil e não demorar tanto tempo.
Cumprimentos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Cada um gosta de fazer os orçamentos à sua maneira.
Acredito que quem tenha muita experiência em determinado tipo de instalações, consiga estimar um valor aproximado, sem necessitar de elaborar um mapa de quantidades, mas na minha opinião, o mais correcto é sem dúvida fazer as medições (elaborar um mapa de quantidades) e fazer o orçamento a partir daí. Isto permite dar um orçamento baseado em algo real, e não apenas uma estimativa.
Obviamente, se estivermos a falar duma instalação habitacional, apenas com iluminação e tomadas, e quadros eléctricos, a maneira que referiu (por ponto de luz) serve para fazer uma estimativa, principalmente se tiver experiência, como já referi.
Mas mesmo fazendo uma estimativa, é claro que também se deve ter em conta o que o cliente quer. Considerar, por exemplo, aparelhagem da marca Efapel, não é o mesmo que considerar da marca Legrand. Ou considerar uma luminária que se vende em qualquer lugar, não é o mesmo que considerar uma luminária de marca. Depende sempre do que o cliente quer.
Quanto ao demorar tempo, é como eu disse, ou faz o orçamento ou faz uma estimativa.
E quanto ao software, uma simples folha de cálculo de Excel, serve para o efeito. Aqui no fórum existem exemplos de folhas de Excel preparadas para elaborar um orçamento.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”