Novo por estas áreas. Ajuda - Pedido de opiniões.

Responder
CESA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2011, 23:50

Novo por estas áreas. Ajuda - Pedido de opiniões.

Mensagem por CESA »

Boa tarde a todos.

Inscrevi-me ontem neste forúm com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, pedir algumas opiniões e claro, ajudar naquilo que puder.

Terminei este último semestre o meu curso de Eng.ª Electrotécnica e estou a pensar requerer a minha admissão à então agora chamada Ordem dos Engenheiros Técnicos. Estou em quase a par de tudo o que é necessário, de salientar o facto de ter que realizar um estágio formal de 6 meses na qual terei que desenvolver um projecto proposto por minha pessoa e arranjar uma empresa e um patrono para então me proporcionarem algumas condições para tal.

No meu curso tive um cadeira de IE, na qual aprendemos a fazer alguns projectos. No entanto, e já se sabe como as coisas funcionam, para além de querer-mos fazer a cadeira, há coisas que sempre no escapam devido ao facto de termos que partilhar o trabalho por todos os membros do grupo, que como consequência não nos possibilita aprender tudo aquilo que deviamos. Por outro lado sabemos também que os projectos académicos em parte estão um pouco longe da realidade do mercado de trabalho. Penso eu. A parte disto tudo, esta cadeira a que me refiro tive-a já a algum tempo e como tal já me esqueci de algumas coisas.

No entanto, conforme o nosso colega Duarte referiu num post que eu li: "Como em arquitectura, quem quiser seguir a área de projectos deveria obrigatóriamente "estagiar" (não gratuitamente como acontece com eles) em gabinetes para aprender. É óbvio que a formação na área de projectos é muito básica para se poder iniciar actividade por conta própria sem ajuda logo após saída da universidade. (...) Caso contrário, irão dar muito trabalho às respectivas entidades que corrigirão os projectos (para além do dinheiro que os clientes irão pagar) para vos dar a tal formação que está em falta"

E ele tem razão. Daí agora o meu post.

Enquanto fiz a minha licenciatura (pós-bolonha) já trabalhava, numa área nada a ver com projecto e/ou electricidade. A área em questão é a electrónica.

Como tal, o que eu pretendia saber era se existem empresas que possam, neste caso então em particular, receber-me em forma de part-time (visto que ainda trabalho), pois possuo alguma flexibilidade de horário e poderia estar disponivél a partir das 15h30/16h00. Ou seja, era em genéro de estágio em part-time de modo a ir ao encontro daquilo que o colega duarte referiu: "quem quiser seguir a área de projectos deveria obrigatóriamente "estagiar" (não gratuitamente como acontece com eles) em gabinetes para aprender".

Espero pelas vossas opiniões, sugestões e respostas à minha questão.

Abraços
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”