termo-acumulador ou esquentador eléctrico?

Responder
salcantay
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2011, 14:44

termo-acumulador ou esquentador eléctrico?

Mensagem por salcantay »

Boa tarde,

Tenho uma questão: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?

A ideia de não ter de me preocupar com a quantidade de água quente durante o banho faz-me ter vontade de adquir um esquentador eléctrico mas os consumos de energia aumentam substancialmente. O problema dos termo-acumuladores é saber dimensioná-lo.
Imaginando 2 pessoas a tomar banhos seguidos muito confortavelmente (sem preocupação em sair do banho a correr porque a água está a ficar morna), qual seria a capacidade ideal para o termo-acumulador?

E imaginando que tomam banho de manhã, posso programar o termoacumulador para aquecer a água apenas umas horas antes dos banhos e depois desligá-lo? Isso faz com que a água à noite esteja completamente fria ou apenas morna?

Compensa ligá-lo apenas nas horas antes do banho (ou seja sabendo que ele vai ter de aquecer a água toda) ou deixá-lo ligado durante o dia (usando o termoestato para manter a temperatura)?

Agradeço se me puderem ajudar.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?

Mensagem por nelmindo »

salcantay Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma questão: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?

A ideia de não ter de me preocupar com a quantidade de água quente durante o banho faz-me ter vontade de adquir um esquentador eléctrico mas os consumos de energia aumentam substancialmente. O problema dos termo-acumuladores é saber dimensioná-lo.
Imaginando 2 pessoas a tomar banhos seguidos muito confortavelmente (sem preocupação em sair do banho a correr porque a água está a ficar morna), qual seria a capacidade ideal para o termo-acumulador?

E imaginando que tomam banho de manhã, posso programar o termoacumulador para aquecer a água apenas umas horas antes dos banhos e depois desligá-lo? Isso faz com que a água à noite esteja completamente fria ou apenas morna?

Compensa ligá-lo apenas nas horas antes do banho (ou seja sabendo que ele vai ter de aquecer a água toda) ou deixá-lo ligado durante o dia (usando o termoestato para manter a temperatura)?

Agradeço se me puderem ajudar.
Os consumos são mais ou menos equivalentes, em ambos os casos. Se observarmos melhor, o esquentador eléctrico é mais económico do que o termoacumulador. Tecnicamente as perdas são menores. Agora é preciso isso sim, potência instalada bastante superior do que para a opção termoacumlador, já que este vai aquecendo, o outro precisa de aquecer quase instantaneamente.

A versão esquentador eléctrico, é muito usada em países tropicais ou próximo disso, porque a temperatura da água está próxima da de conforto de tomar banho, logo não precisa de muita potência para a aquecer. Aqui no nosso Portugal só é prático em situações de estio e onde as outras opções se enquadram menos (número de pessoas baixo ou utilizações esporádicas) Se a instalação já contemplar diferencial de alta ou muito alta sensibilidade, o custo de uma instalação de esquentador eléctrico é uma opção a considerar. Se a água for muito "dura", a opção esquentador eléctrico perde, já que tem tendência a ganhar mais calcário ou a entupir mais facilmente, mesmo usando filtros.

Quanto às outras dúvidas ver:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=7901
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=31 (tópico 31, um tópico do paleolítico!!!)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

só um pequeno pormenor que não sei se estará esquecido.

Na cozinha não precisa de água quente?

Quanto ao desligar o termoacumulador durante o dia só fará sentido se tiver tarifário a condizer.

ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Não sei como é nas vossas casas, mas na minha existe um termo-acumulador de 80 litros com um permutador e resistência eléctrica de 1600W, que se encontra desligada; Tenho uma caldeira a gás de cidade que funciona em circuito fechado para o termo-acumulador. A esta foi adicionado um controlador horário configurado para ligar e desligar às horas que se torna mais necessário o seu funcionamento. Paralelamente a isto, tem um dispositivo para ligar o sistema fora das horas previamente programadas em caso de necessidade.
Somos quatro pessoas e até à data temo-nos dado bem com este esquema...
Cps
A. Castro
salcantay
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2011, 14:44

Mensagem por salcantay »

Obrigada pelas respostas. Eu estou um bocado de pé atrás com um cilindro única e exclusivamente porque quando comprei a casa já tinha um cilindro que a bem da verdade funciona perfeitamente, mas é para aí de 80 lt e se demorar mais de 15 minutos no banho a água começa a ficar fria. Pelo que tenho lido é suposto um cilindro de 80lt dar para 2 banhos à vontade. Talvez seja o problema do cilindro ser antigo (nem sequer consigo regular a temperatura). Pensei nos esquentadores eléctricos apenas porque não quero andar sempre preocupada se a água quente vai acabar ou não. É um daqueles confortos que não estou disposta a abdicar.
Deixo o cilindro sempre ligado e a verdade é que a conta da electricidade não é assim tão alta (principalmente tendo em conta que não pago gás) mas pelo que percebi, não tendo tarifa bi-horária não compensa andar sempre a ligar e a desligar o cilindro, é isso?

Sim, preciso de água quente para lavar alguma loiça que não queira pôr na máquina de lavar loiça, mas nada de especial.

Outra coisa que me ocorreu... Então e se mantiver o cilindro e instalar um esquentador eléctrico no WC que só "actua" se a água estiver abaixo de uma determinada temperatura? Nesse caso, saindo a água morna do cilindro nem sequer gastaria muito energia, ou estarei a pensar mal?
À partida não precisarei de nada disto se encontrar um cilindro que se adapte às minhas necessidades mas as fichas técnicas que encontro por aí não são muito explícitas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”