Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável
Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável
Boas,
Surgiu-me uma dúvida numa instalação... Numa moradia unifamiliar inscrita como tendo apenas R/C, mas no entanto com sotão visitável é obrigatório a instalação de um quadro parcial no sotão?
Oficialmente e legalmente apenas têm 1 piso, mas no sotão existem circuitos de utilização.
O meu entendimento é que não é necessário um quadro parcial para o sotão... Vale o que vale... (pouco.. lolol)
O que pensam sobre isto?
Cumps.
P.S. - Já agora, existindo uma garagem com acesso directo à moradia e a 3 metros do quadro geral, é necessário quadro parcial para esta? (ter em conta q é uma moradia unifamiliar!)
Surgiu-me uma dúvida numa instalação... Numa moradia unifamiliar inscrita como tendo apenas R/C, mas no entanto com sotão visitável é obrigatório a instalação de um quadro parcial no sotão?
Oficialmente e legalmente apenas têm 1 piso, mas no sotão existem circuitos de utilização.
O meu entendimento é que não é necessário um quadro parcial para o sotão... Vale o que vale... (pouco.. lolol)
O que pensam sobre isto?
Cumps.
P.S. - Já agora, existindo uma garagem com acesso directo à moradia e a 3 metros do quadro geral, é necessário quadro parcial para esta? (ter em conta q é uma moradia unifamiliar!)
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável
Mas a moradia vai ser licenciada como se fosse apenas o R/C, ou seja, sem saberem que o sótão será para utilizar? É que caso contrário as regras são claras tem de levar quadro eléctrico. Existe muita gente que faz essas "aldrabices".
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto
acho que não é o caso, penso eu
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mesmo que sejam arrumos é obrigatório levar quadro eléctrico. Agora as outras questões são de licenciamento!jaimereis Escreveu:se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto
P.S.: Outro exemplo: um anexo a uma habitação que tem apenas ligação pelo exterior também é obrigatório existir quadro eléctrico nesse anexo!
No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.
Esse sotão tem apenas 2 circuitos de tomadas e 1 de iluminação. Acho que ter de colocar um quadro parcial nestas condições um "luxo"...
Esse sotão tem apenas 2 circuitos de tomadas e 1 de iluminação. Acho que ter de colocar um quadro parcial nestas condições um "luxo"...
joaoosvaldo Escreveu:Mesmo que sejam arrumos é obrigatório levar quadro eléctrico. Agora as outras questões são de licenciamento!jaimereis Escreveu:se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto
P.S.: Outro exemplo: um anexo a uma habitação que tem apenas ligação pelo exterior também é obrigatório existir quadro eléctrico nesse anexo!
Nesse caso faz todo o sentido, visto ser um anexo sem comunicação para o interior. É que estamos a falar de um desvão que inclusivamente é "aberto" para o piso abaixo.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois eu percebo que é um custo adicional mas é o que é exigidonsoares Escreveu:No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.

Pior do que isso, já está feitojoaoosvaldo Escreveu:Pois eu percebo que é um custo adicional mas é o que é exigidonsoares Escreveu:No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.
Esse sotão tem apenas 2 circuitos de tomadas e 1 de iluminação. Acho que ter de colocar um quadro parcial nestas condições um "luxo"...!

Não sei porque complicam tanto. No regulamento é um quadro por cada piso e ponto final.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se já tens circuitos alimentados a partir do Q.E, como vais explicar ao inspector o que eles alimentam, tens de colocar 1 quadro.
Se não queres colocar quadro, retira os enfiamentos para pedires a certificação, depois da certificação faz o que entenderes melhor.
Se já tens circuitos alimentados a partir do Q.E, como vais explicar ao inspector o que eles alimentam, tens de colocar 1 quadro.
Se não queres colocar quadro, retira os enfiamentos para pedires a certificação, depois da certificação faz o que entenderes melhor.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 22:10
- Has thanked: 1 time
O regulemento tbm diz k não se deve extorquir ao cliente!!! Quem tem apenas 1 quarto de dormir no piso s superior? 4 tomados e 1 ponto deluz? Colocamos um quadro?? Explica a um cliente isso!! Passou se comigo e não deixaram meter um quadro só para um quarto de dormir...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Azarito teu, pk a Certiel ñ liga peva ao q tu pensas. Tem piso? Leva ponto d luz, toma lá morangos e instala 1 quadro, é o q t vão dizer...beto440 Escreveu:O regulemento tbm diz k não se deve extorquir ao cliente!!! Quem tem apenas 1 quarto de dormir no piso s superior? 4 tomados e 1 ponto deluz? Colocamos um quadro?? Explica a um cliente isso!! Passou se comigo e não deixaram meter um quadro só para um quarto de dormir...
Vês como fica ridículo escrever à SMS e como se estivesses num café com amigos porreiraços?
Agora com o nível de sarcasmo reduzido a zero, se leres as regras e não o regulamento, vai encontrar em vez do que dizes (não extorquir dinheiro), afinal é que em cada piso deve (o mesmo que obriga) ser instalado um quadro eléctrico.