ESQUEMA QUADRO OBRA / PEDIR BAIXADA EDP

Responder
Morales
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2011, 13:58
Contacto:

ESQUEMA QUADRO OBRA / PEDIR BAIXADA EDP

Mensagem por Morales »

Boas tardes, antes do mais a minha apresentação. Chamo-me Mário Batista, sou da zona de Alverca e trabalho numa empresa de venda de materiais de construção, canalização, electricidades, etc, embora não perceba muito de electricidade compro o material barato ;P

Voltando à razão de vos ter procurado...

Recentemente comprei um terreno para me dedicar um pouco à agricultura e finalmente consegui autorização para construir lá um barracão e acontece que preciso de montar um quadro eléctrico de obra e pedir a baixada à EDP. Após falar com algumas pessoas conclui (espero que não erradamente) colocar uma caixa de chegada aérea T1 Trifásica e um quadro de obras (caixa com contador, dif da EDP e quadro eléctrico).

Já tenho a caixa T1 preparada e o quadro quase feito, mas eu quero uma coisa que não sei fazer, que é colocar uma botoneira de emergência do lado de fora de forma a que corte a energia no quadro eléctrico sem necessitar abrir a caixa.

Neste momento tenho lá colocado 1 Int. Diferencial Trifásico 40A 0,3mA a ir directo para uma tomada trifásica e 2 Interruptores Dif. Monofásico de 25A 0,3mA a ir cada um deles para 5 dijuntores de 16A e cada um destes a ir para uma tomada monofásica. Falta me colocar o corte geral pois não sei o que colocar lá de forma a que dê para usar uma botoneira de emergência.

Espero que alguém me consiga ajudar.

Cumps, MB

;)
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: ESQUEMA QUADRO OBRA / PEDIR BAIXADA EDP

Mensagem por jaimereis »

a tomada trifasica tem que ter disjuntor!!!!! é obrigatorio!!!!!!

penso que poderá ser de duas maneiras, ou usa uma bobine MX agregada ao disjuntor ou interruptor geral, ou pode até se for só para impedir o uso por terceiros uma botoneira com chave a fazer um comando a um contactor, ou varios, na saida de cada circuito

há outras soluções mas penso que estas são as melhores, talvez explicando melhor o que quer se possa ter outra ideia
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Os quadros de obras a proteção diferencial terá de ser obrigatóriamente de 30 mA, logo se o quadro tiver 4 diferenciais de proteção a circuitos parciais terão de ter esta sensibilidade, claro que todos os circuitos também têm de ser protegidos por disjuntores.
Agora a EDP só lhe vai fornecer energia mediante apresentação de termo de responsabilidade passado por um ténico responsável.

Cpm.
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Bons dias!

Em relação à sensibilidade dos int. dif. um deles por acaso é de 0,03mA, o outro é de 0,3 porque sempre que ligo a minha betoneira a um circuito com int. dif. de 0,03 ele não leva nem dois minutos a disparar mas com o de 0,3 mantém-se.

Do técnico responsável a EDP já me tinha informado mas infelizmente ainda não arranjei ninguém, mas quando voltar de férias logo falo com algum cliente a ver se me pode fazer esse favor.

Quanto ao circuito trifásico não fazia ideia ser obrigatório o uso de disjuntor depois do dif. mas lá terei de colocar (menos 30€ do bolso...).

A ideia de uma botoneira de emergência com chave soa-me muito bem, assim não só fico com um botão de emergência como evito o uso indevido.

Podem-me colocar um esquema do circuito com bobine MX?

Cumps, MB

;)
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Mais alguma informação útil, retirado do DMA da EDP:

10
DERIVAÇÕES PARA INSTALAÇÕES DE OBRAS (PROVISÓRIAS)

As ligações para obras devem limitar a sua duração ao estritamente necessário.

Em regra, o ramal que alimente as instalações para obras deve, sempre que possível, ser construído em termos definitivos, o que pressupõe que a portinhola, ou caixa de distribuição, e a caixa do contador sejam igualmente instaladas no local definitivo.

Nota: com este procedimento pretende-se agilizar o processo de contratação, com as inerentes vantagens para o cliente.

Recorda-se que os Pedidos de Ligações para Obras estão dependentes da exibição da licença municipal de construção ou documento equivalente e que, para potências superiores a 10,35kVA é legalmente obrigatória a entrega de um Termo de Responsabilidade pela Exploração conjuntamente com o de Responsabilidade pela Execução.

A viabilidade da ligação está igualmente dependente da existência de rede com disponibilidade no local e de uma vistoria prévia às instalações, a realizar por pessoal da EDP Distribuição.

O fornecimento e a colocação do contador e do disjuntor de entrada são da responsabilidade da EDP Distribuição.

Não é autorizada a colocação dos quadros eléctricos de obras nos apoios de rede de distribuição e nem nos da rede de IP.

Estes quadros devem ser localizados, preferencialmente, no interior do estaleiro, em local acessível a pessoal da EDP Distribuição e devem ser fixos e sem possibilidades de remoção durante o período de duração da obra. Podem ficar no interior de uma construção, como um contentor, ou no exterior, num pedestal em alvenaria ou num poste de cimento devidamente arvorado e com resistência mecânica suficiente. Este quadro deve possuir um invólucro construído em material isolante, respeitar as condições regulamentarmente definidas para os locais expostos e poeirentos e ter um Índice de Protecção mínimo IP 44 e IK 07.

Deve alojar os órgãos de corte geral e de protecção das saídas, sendo a protecção de pessoas contra contactos indirectos assegurada por dispositivo diferencial de alta sensibilidade (IΔn ≤ 30 mA).

Os cabos a utilizar nestas instalações devem ser adequados ao tipo de local e aos riscos existentes.

Nos quadros eléctricos de obras, deve ser reservado espaço para a colocação do disjuntor de controlo de potência, a instalar pela EDP Distribuição quando da ligação do ramal.

http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... eiros.aspx

Além do mais deves de preencher este formulário:

http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... Obras.aspx

Fiz o esquema unifilar (um pouco à pressa) do quadro. Dá uma vista de olhos.
Anexos
Quadro Obra.pdf
(43.42 KiB) Transferido 726 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Nâo deverá ser á cabeça 30 mA???
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Penso que sim. Esqueci-me de alterar.

Além do mais, eu normalmente coloco disjuntores de calibre 40A ( e não de 25A) para alimentação de grupos de disjuntores destinadas a tomadas.

Coloquei disjuntores diferenciais, porque só o diferencial não tem p.d.c.. Para não ter de colocar disjuntores diferenciais, teria de efectuar a coordenação entre o aparelho de corte a montante (fusiveis) e os diferenciais e eu não tenho esse elementos. Além do mais são dispositivos de marcas diferentes.

Mais coisas:

Ah, normalmente utilizo cabos isentos de halogéneos (Z1).

Não te esqueças do electrodo de terra, ou do tipo "piquet", ou chapa. Mede os valores. Como sabes convém que sejam o mais baixos possiveis, de modo a não ter problemas com eventuais contactos indirectos.

O p.d.c. dos aparelhos está com 10 kA, mas é bem possivel que 6 kA cheguem. Eu joguei pelo seguro. Teríamos de conhecer a instalação a montante e calcular todas as impedâncias.

FAlamos

Joao

Duzia12 Escreveu:Nâo deverá ser á cabeça 30 mA???
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Morales Escreveu:Bons dias!

Em relação à sensibilidade dos int. dif. um deles por acaso é de 0,03mA, o outro é de 0,3 porque sempre que ligo a minha betoneira a um circuito com int. dif. de 0,03 ele não leva nem dois minutos a disparar mas com o de 0,3 mantém-se.

Possivelmente a sinusoide (além de AC terás algo de DC) não é perfeita e terás de optar por um diferencial do tipo "A" e não "AC".

Do técnico responsável a EDP já me tinha informado mas infelizmente ainda não arranjei ninguém, mas quando voltar de férias logo falo com algum cliente a ver se me pode fazer esse favor.

Quanto ao circuito trifásico não fazia ideia ser obrigatório o uso de disjuntor depois do dif. mas lá terei de colocar (menos 30€ do bolso...).

A ideia de uma botoneira de emergência com chave soa-me muito bem, assim não só fico com um botão de emergência como evito o uso indevido.

Podem-me colocar um esquema do circuito com bobine MX?

Cumps, MB

;)
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Boas!

Não consigo ver o esquema =/ diz que não tenho permissão...

Portanto, substituir dif. de 0,3 por 0,03 certo? Em relação à caixa usei uma caixa mesmo para quadro de obras que já traz espaço para contador e dif da EDP.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Deve fazer a apresentação e pedir ao Administrador do Forum para passar a membro activo.
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Já tinha feito apresentação, vou mandar PM ao admin
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Já mandei PM mas continuo sem conseguir ver =/ isto também esteve em baixo
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Morales Escreveu:Já mandei PM mas continuo sem conseguir ver =/ isto também esteve em baixo
Preencha os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

O que preciso de actualizar?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

dá-me o teu email que eu envio-te.
Morales Escreveu:O que preciso de actualizar?
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”