ITED 2ª Edição e sistemas de Domótica!

Responder
karkova
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 ago 2009, 23:54

ITED 2ª Edição e sistemas de Domótica!

Mensagem por karkova »

Caros colegas!

Caros colegas, boa tarde!

Tenho uma dúvida com os sistemas de domótica e as ITED 2ª Edição.
Verifiquei que existe uma FAQ na ANACOM, que menciona que o sistema de domótica deve fazer parte integrante do projecto ITED. (ver de seguida)
11. Estou a projectar um edifício ITED onde estão também contemplados sistemas de domótica, videoporteiro e sistemas de segurança. Estes sistemas fazem parte do projecto ITED?

O Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de Maio, refere que as ITED são também constituídas pelos sistemas de cablagem para uso exclusivo do edifício, nos quais se incluem os sistemas referidos, apesar de não serem consideradas infra-estruturas obrigatórias (ver alínea f) do artigo 58.º). Assim, caso exista a previsão de instalação desse tipo de sistemas, deverão os mesmos fazer parte integrante do projecto ITED.
A minha questão é: o que é que consta deste projecto de domótica? Deve apenas ser realizado o esquema de cablagens e tubagens para comunicação entre equipamentos e os próprios equipamentos ou também todo o esquema de comando (incluindo quadros eléctricos)?

Se houver alguém que tenha um exemplo deste tipo de projecto e o pudesse partilhar, ficaria muito agradecido.

Obrigado e um abraço!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ITED 2ª Edição e sistemas de Domótica!

Mensagem por Varejo »

Boas, a domótica faz tanto parte do ITED como os elevadores, ou seja no projecto ITED não metes lá o projecto dos elevadores apenas a cablagem ITED que vai lá ligar!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Eu já não sou da mesma opinião.

Tal como está descrito no DL 258/2009, faz parte integrante do ITED, os projectos de domótica e video porteiro.

Relativamente aos ascensores e telecontagens, a única coisa é elaborar, é a indicação de pares de cobre (routing dos mesmos em desenho e breve descrição na memória descritiva) e respectivas tomadas (estas se necessário), para os sistemas indicados.
Varejo Escreveu:Boas, a domótica faz tanto parte do ITED como os elevadores, ou seja no projecto ITED não metes lá o projecto dos elevadores apenas a cablagem ITED que vai lá ligar!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

então e se só depois do processo das ITED ter dado entrada na camara pra licenciamento, depois da obra ter começado, depois de já se terem paredes feitas prontas a abrir roços para colocar o ITED, o que se faz se SÓ NESSA ALTURA é que o dono de obra decide que quer instalar domótica no edificio/casa ?
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, "são parte integrante do ITED" ora se são parte integrante do ITED onde estão as regras técnicas?? E em relação ao videoporteiro ainda melhor porque nem regras existem cada fabricante faz como quer e lhe apetece!

Como tal a parte integrante no máximo é anexar o projecto de domótica ou outros ao projecto ITED, além disso quantos projectos de licenciamento entram já com projecto de domótica?? quase nenhum porque é quase sempre decidido já em fase de obra! (o gemini tem razão)

p.s pedem para vocês elaborarem um projecto ITED com domótica incluída, como nunca mexeram em domótica vão fazer o projecto sem saberem o que fazem?? o mais certo é dizerem ao proprietário para arranjar alguém que faça o projecto de domótica para depois vocês depois "anexarem" ao projecto ITED!

Tenhamos bom senso!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Da parte do ITED, a domotica é só um ponto de rede e coaxial junto à central, para interligar com gestao remota, e talvez para integraçao com sistemas de audio/video. daí pra frente, pouco ou nada tem a ver com a rede de telecomunicaçoes do ITED, nem faz sentido estar num projecto de telecomunicaçoes, apesar de ser telecomunicaçoes e electronica, mas está relacionado a aplicaçao de microcontroladores a sistemas de iluminação, temperatura, regas, audio e video, etc... mas nao sao a interligação às redes publicas de telecomunicaçoes, e ao mundo la fora, por isso sao micro sistemas que se incluem nas áreas a que se destinam
Eng. de electrónica e telecomunicações
karkova
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 ago 2009, 23:54

Mensagem por karkova »

Boas!

Andei a tentar informar-me e o certo é que ninguém tem a certeza de nada. Mais uma vez a interpretação da legislação está a criar dúvidas.
Após recolha de algumas opiniões entre colegas, posso dizer que a grande maioria me respondeu no imediato que a domótica deve ser mencionada no projecto e representando o ponto de ligação da mesma, através de uma tomada de pares de cobre (tal como um elevador).
No meu entender, penso que é a solução mais sensata, pois como já foi referido anteriormente, na maioria das obras, a implementação de domótica é decidida no decorrer da mesma, aquando do início dos trabalhos de electricidade.

Coloquei esta questão à ANACOM. Assim que tiver resposta, postarei aqui.

Abr.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, a ANACOM diga que disser, não existe no manual ITED regras sobre domótica, e os técnicos ITED não tem nas formações ITED nada sobre domótica, como tal se existir um projecto de domótica ou tiver de se fazer, o projectista ITED no máximo vai anexar o projecto de domótica ao ITED, o resto são cantigas!

p.s podem dizer que existem projectistas ITED que tenham formação em domótica e façam projectos de domótica, mas aqui o que está em causa são as competências apenas como projectista ITED!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Afinal eu tinha razão.

Varejo Escreveu:Boas, a ANACOM diga que disser, não existe no manual ITED regras sobre domótica, e os técnicos ITED não tem nas formações ITED nada sobre domótica, como tal se existir um projecto de domótica ou tiver de se fazer, o projectista ITED no máximo vai anexar o projecto de domótica ao ITED, o resto são cantigas!

p.s podem dizer que existem projectistas ITED que tenham formação em domótica e façam projectos de domótica, mas aqui o que está em causa são as competências apenas como projectista ITED!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, tens razão em que sentido?

Explica melhor o teu ponto de vista para ver se estamos sintonizados na mesma frequência!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

A minha explicação está nos posts anteriores.

A minha frequência é a da rede e está sempre dentro dos limites de acordo com o RQS.

Varejo Escreveu:Boas, tens razão em que sentido?

Explica melhor o teu ponto de vista para ver se estamos sintonizados na mesma frequência!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, mas pelo que vejo nos posts anteriores o que dizem não está sintonia que o que eu escrevi, em que tu a seguir ao meu post de alguns projectistas ITED terem formação em domótica escreves-te "afinal eu tinha razão", por isso eu pedi para explicares melhor!

Um projectista ITED não tem de ser projectista Eléctrico, mas se tiver as 2 valências pode fazer os 2 projectos ITED + Electricidade é isso que acontece em relação à Domótica.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”