Caros colegas, boa tarde!
Tenho uma dúvida com os sistemas de domótica e as ITED 2ª Edição.
Verifiquei que existe uma FAQ na ANACOM, que menciona que o sistema de domótica deve fazer parte integrante do projecto ITED. (ver de seguida)
A minha questão é: o que é que consta deste projecto de domótica? Deve apenas ser realizado o esquema de cablagens e tubagens para comunicação entre equipamentos e os próprios equipamentos ou também todo o esquema de comando (incluindo quadros eléctricos)?11. Estou a projectar um edifício ITED onde estão também contemplados sistemas de domótica, videoporteiro e sistemas de segurança. Estes sistemas fazem parte do projecto ITED?
O Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de Maio, refere que as ITED são também constituídas pelos sistemas de cablagem para uso exclusivo do edifício, nos quais se incluem os sistemas referidos, apesar de não serem consideradas infra-estruturas obrigatórias (ver alínea f) do artigo 58.º). Assim, caso exista a previsão de instalação desse tipo de sistemas, deverão os mesmos fazer parte integrante do projecto ITED.
Se houver alguém que tenha um exemplo deste tipo de projecto e o pudesse partilhar, ficaria muito agradecido.
Obrigado e um abraço!