ITED2

Responder
augustolucas
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 19:47

ITED2

Mensagem por augustolucas »

Caros,
Gostava que opinassem sobre esta questão, porquê agora no ITED2 os colegas do curso técnico, portanto não engenheiros , estão limitados no projecto a um valor de obra igual ou inferior a 332.000€, e no entanto fomos obrigados fazer uma avaliação com mais carga horária, mais dispendiosa financeiramente, e ainda ter formação mais aplicada em AutoCad.

Nota: propunha questionar a ANACOM, no entanto respeito as vossas opiniões.

Obrigado
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: ITED2

Mensagem por Varejo »

Boas, de início as formações eram iguais para todos, 75h projecto + 50h instalação com formação ITED1 e 175h projecto sem formação ITED1 ou seja praticamente todos os engenheiros tinham de fazer esta, porque vinham do RITA não tinham formação ITED1 e a maior parte deles não percebia nada de telecomunicações, depois como já se sabe as associações profissionais fizeram pressão, e os outros que não tem associações profissionais a defender tiveram de mamar as horas todas e pagar tudo por inteiro!

Como já disse em outros tópicos sobre este assunto, aceitava a redução de horas mas para engenheiros de telecomunicações que é a área deles, agora a maior parte dos outros de electrotecnia nunca tiveram telecomunicações na vida!

Também havia de ser giro engenheiros de telecomunicações, fazerem uma formação de 50h de electricidade e passarem a poder fazer projectos eléctricos sem limite!

Como se costuma dizer, estamos entregues à bicharada, que por acaso foi o que eu disse à ANACOM quando telefonei para lá sobre este tema! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Varejo,
A situação não é bem assim. A matéria de ITED é dada com uma carga horária bem forte. Do meu ponto de vista a formação ITED2 foi uma forma de encostar as pessoas à parede, pois se não fizessem formação perderiam as suas competências. O que está em causa nem é bem a formação, mas sim porquê e por quem foi dada. No meu caso recebi formação e o meu formador não tinha formação em ITED2. A formação que deu, serviu-lhe para ficar com competências sem ter que pagar a formação. Resumindo a formação é só para constar, bastando ler o Manual ITED2 (no meu entender).
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, 50h para projecto e instalação para quem pouco ou nada percebe de telecomunicações, é dada com uma carga horária bem forte? 50h?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
augustolucas
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 19:47

Mensagem por augustolucas »

Boa noite,

O que está em causa é o porquê desta limitação!!!

O curso de habilitação foi idêntico para todos, (com mais ou menos carga horária) o manual ITED2 certamente é o mesmo.

A avaliação foi idêntica, projectar um Edificio misto (escritórios) com á aprovação. porventura superior a este valor. (332.000€)

Não estou contra ninguém, mas gostava de uma explicação por quem pressionou, ou fez esta alteração em relação ao ITED1.

Este valor refere-se ao valor global da obra, há moradias unifamiliares que o ultrapassam certamente.

O que mais me revolta é que quando soube já frequentava este curso de habilitação!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, o limite de classe 2 conta na altura do levantamento da licença de construção na câmara municipal, nas moradias levanta-se com classe 1 no máximo classe 2, depende sempre do custo estimado que o proprietário dá à câmara que por norma é sempre por baixo.

Além disso por norma quando pedem projectos é antes de se levantar o alvará de construção ou ficha de estimativa global da obra, como tal o projectista ITED não sabe(e duvido que se preocupe com isso) qual é o custo estimado total da obra.

De certeza que já existem muitos projectos feitos por não engenheiros que as classe do alvará de construção passaram a classe 2 e não houve problema, além disso na prática não sei se a ANACOM averigua isso, também só nas auditorias é que poderão detectar essas situações e nos casos que detectaram não sei que medidas tomaram.

Olha o mais certo é isto ser tipo o caso das CVM´s que são obrigatórias, depois nas auditorias quando não colocaram CVM, dependendo da situação eles dizem que não à problema não ter sido colocada, julgo que nestes casos também deve imperar o bom senso!

Se alguém no fórum já teve uma experiência deste tipo que escreva!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”