pode ser balastro de potência insuficiente (deve ser pelo menos o dobro da soma das duas ou seja 36W no mínimo) e os arrancadores devem ser do tipo "série"
Já tentei de tudo e não funciona. Verifiquei umas quantas vezes as ligações e está tudo correcto.
O arrancadores que estou a utilizar são de 80W , muito semelhantes a este:
naf18 Escreveu:Já tentei de tudo e não funciona. Verifiquei umas quantas vezes as ligações e está tudo correcto.
O arrancadores que estou a utilizar são de 80W , muito semelhantes a este:
Como o nome indica: "Single" é só uma lâmpada. Se queres outra a funcionar com o mesmo balastro, faz o que o pessoal já sugeriu, troca o arrancador por um correcto.
Neste esquema é só com duas lampadas em série, está tudo correcto, mas o balastro deve ser de 20 W , os arrancadores têm de ser tipo S2 (0 a 20 W) ou seja 110V AC.
Obrigado a todos que responderam e deram a sua ajuda para a resolução do problema. Já consegui por as 3 lâmpadas a funcionar. Utilizei um balastro de 65w e arrancadores do tipo s2.
com a queda de tensão criada pelo balastro não há tensão suficiente para 3 lampadas trabalharem como deve ser, daí demorarem mais tempo acender, por outro lado , como a tensão é mais baixa , a corrente é maior, a percorrer os filamento internos em cada polo da lampada, e estes desgastam-se mais depressa e a as pontas queimam mais depressa
de salentar que, as lampadas de 8W, penso que te referes ás tubulares TL8, não são as mais indicadas para arranques sucessivos
penso que, com o balastro electronico vais ter o mesmo problema
As lâmpadas vão ser usadas para funcionar sei lá 4 a 5 vezes por mês, em que de cada vez estão cerca de 15minutos ligadas
Na RS tem balastros electrónicos para 3x18W mas custam 28€ :s se calhar fica mais barato usar então um balastro normal para duas e a outra com outro balastro, não?