Ajuda - quadro controlo piscina

rogerowl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2010, 15:58

Ajuda - quadro controlo piscina

Mensagem por rogerowl »

Viva...

Tenho um problema para o qual agradecia a ajuda dos membros do forum.

tive que fazer umas obras na casa das maquinas da piscina e tive que mudar o quadro de controlo de sitio, além de ter que mudar o proprio quadro por uma questão de espaço.
Tirei umas fotografias antes de desmanchar o quadro mas não as consigo encontrar, bem como um contactor que estava dentro do quadoro. Preciso de montar o novo quadro e estou com algumas dúvidas sobre como faze-lo. Encontrei algumas respostas para parte das minhas duvidas no forum, mas os esquemas estão bloqueados para mim, e como tal de pouca utilidade.
Eis o que preciso de ligar e controlar:
a) Bomba monofasica para a circulação da agua e filtragem
b) Iluminação piscina
c) Clorosalinador
d) Controlador de PH com Bomba peristatica
Os dois ultimos deverão apenas estar ligados quando a bomba está ligada.
Material disponivel:
- Relogio
- Diferencial (para proteger e desligar tudo)
- 2 dijuntores 16A (um para a bomba e outro para c) e d) )
-1 Dijuntor 10A (para a iluminação)
- Dijuntor termico ? (não sei se o nome está correcto. Para proteger a bomba se esta trabalhar em seco ou tiver em sobrecarga)
- Contactor (desaparecido. para este precisava de saber se é necessário e que tipo devo adquirir 1 contacto NA, 3 NA, ?? )
Precisava de saber como efectuar a montagem e se será necessário ou não mais material para o quadro ficar correctamente montado.

Obrigado desde já, pelas vossas contribuições.
Cumprimentos
roger
Computers are useless. They can only give you answers.' - Pablo Picasso
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ajuda - quadro controlo piscina

Mensagem por jaimereis »

boas

antes de tudo, potencias?
da iluminação?
da bomba de circulação?

no corte desse quadro deve ser instalado um interruptor diferencial, no minimo de poder de corte contra correntes residuais de 30mA

para o motor deve-se usar um disjuntor-motor com regulação térmica adequada ao motor

e talvez um relogio de dois canais, um para iluminação e outro para o motor

escreve ai o teu mail e eu tento enviar-te um desenho
Jaime Reis
rogerowl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rogerowl »

Obrigado desde já pela sua pronta resposta. Eu só agora dou seguimento ao tema, porque tive outras coisas que me tomaram todo o tempo disponivel...
Em relação às perguntas:
Potencia da iluminação o transformador tem a indicacao de 300VA
Potencia da bomba 0,82 Kw
O interruptor diferencial que tenho é de 0,03 A
O dijuntor-motor é um Telemecanique GV2ME14/6-10A
O relógio tem apenas um canal, mas é suficiente pois a iluminação acende-se apenas esporadicamente.
A bomba e o cloronozador devem ser controlados pelo relógio, tendo em atenção que o cloronozador não pode trabalhar em vazio, ou seja se a bomba se desliga por qualquer razão o cloronizador também se deve desligar.

Enviei o e-mail por pm.
obrigado
Cumprimentos
roger
rogerowl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rogerowl »

Estou de volta após alguma pesquisa pela internet para pedir a vossa opinião, comentários e sugestões para o esquema que desenhei para o quadro de controlo da piscina.
Tenho duvidas se a forma de ligar o dijuntor motor indicada no esquema é a correcta, se a alimentação do relé do contactor pode ser feita da forma indicada, se o dijuntor-motor pode deve estar a montante do contactor, bem como do esquema em geral.
Desde já obrigado
Anexos
EsquemaQuadroPiscina.jpeg
EsquemaQuadroPiscina.jpeg (51.13 KiB) Visto 2585 vezes
Cumprimentos
roger
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

O neutro do "relé" (o correcto é bobina) do contactor, deve ir ao neutro geral e não ao do motor. O relógio e a bobina do contactor deveriam ser alimentados após do diferencial e com uma protecção contra sobreintensidades, usando por exemplo um disjuntor unipolar de 2 ou 6A.
rogerowl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rogerowl »

Obrigado pelos comentários.
Revi o esquema para contemplar a alteração que indicou para protecção do relógioe e da bobina :-) do contactor.
Em relação ao outro comentário sobre ligar o neutro da bobina ao neutro geral, tenho uma dúvida que gostava que esclarecesse. Os restantes equipamentos (CS, PH, BP) só podem estar ligados se a bomba estiver a funcionar. Se ligar o neutro da bobina ao neutro geral como é que garanto que o contactor desliga se o disjuntor termomagnetico disparar?
Já agora, a ligação do disjuntor termomagnetico está correcta? Deve fazer aquele loop entre o 4 e o 5?

Obrigado
roger
Anexos
EsquemaQuadroPiscina.jpeg
EsquemaQuadroPiscina.jpeg (51.7 KiB) Visto 2572 vezes
Cumprimentos
roger
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

O neutro do relógio deverá sair também do diferencial, como todos os outros. Um só disjuntor para o contacto do relágio e para o relógio ao mesmo tempo, chega.
Para o problema do disparo, ou arranja um disjuntor tetrapolar, em vez do tri (embora o simbolo não seja o correcto que apresenta no esquema) ou usa um contacto auxiliar lateral, Normalmente aberto, colocando-o em série com a saida do disjuntor que alimentará a parte de "comando", que será o contacto e o relógio anteriormente referido.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Colega roger, por acaso esse disjuntor motor termomagnético não terá um contacto 95/98 ou 96/98 ou 13/14 para além dos que já mencionou no esquema?
Cps
A. Castro
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Been thanked: 1 time

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

Boas

Aqui vão 2 esquemas de acordo com o que os colegas mencionaram.

P.S - Em minha opinião eu preferia o esquema 2, apesar de ficar "ligueiramente mais caro"
Anexos
Esq_Quadro Piscina_2.pdf
(46.02 KiB) Transferido 273 vezes
Esq_Quadro Piscina_1.pdf
(44.43 KiB) Transferido 204 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

LUIS DANIEL DIAS Escreveu:Boas

P.S - Em minha opinião eu preferia o esquema 2, apesar de ficar "ligueiramente mais caro"

Boas,

Se me permite, um pequeno reparo:

No esquema 1 não pode utilizar um relé tetrapolar se alimentar os circuitos com protecções independentes da mesma fase, terá que optar, ou alimenta só com uma protecção ou desdobra o relé conforme faz no desenho 2.

Em ambos os esquemas se esqueceu de fazer passar a corrente da bomba pelos três bi-metálicos do relé térmico, colocando dois em série.

ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:

Boas,

No esquema 1 não pode utilizar um relé tetrapolar se alimentar os circuitos com protecções independentes da mesma fase, terá que optar, ou alimenta só com uma protecção ou desdobra o relé conforme faz no desenho 2. A parte boa dos foruns é esta, a partilha de conhecimento. No seu ponto de vista e sem malicia (já que é dificil expressar emoções com texto), onde quer chegar ou onde se baseia para dar esta informação?

Em ambos os esquemas se esqueceu de fazer passar a corrente da bomba pelos três bi-metálicos do relé térmico, colocando dois em série.

ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:

Boas,

No esquema 1 não pode utilizar um relé tetrapolar se alimentar os circuitos com protecções independentes da mesma fase, terá que optar, ou alimenta só com uma protecção ou desdobra o relé conforme faz no desenho 2. A parte boa dos foruns é esta, a partilha de conhecimento. No seu ponto de vista e sem malicia (já que é dificil expressar emoções com texto), onde quer chegar ou onde se baseia para dar esta informação?

ohmico

Boas,

O relé tetrapolar é um aparelho, em si, como tal o motivo é o mesmo porque não se podem fazer passar no mesmo cabo circuitos com protecções independentes mas alimentados a montante destas pela mesma fase.

Em consequência, também não pode ligar estes circuitos com recurso a um cabo só.

Tem tudo a vêr com o funcionamento das referidas protecções.

ohmico
rogerowl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rogerowl »

Primeiro que tudo obrigado a todos pelos vossos contributos, particularmente ao colega LUIS DANIEL DIAS pelos esquemas.
- CF,Lda o disjuntor motor termo magnetico não tem os contactos que refere mas julgo que posso "acoplar" um bloco de contactos instantaneo GVAE1 ou GVAN20 que me permite fazer essa função.
- Em relação aos esquemas, já que o 2 é apenas "ligeiramente mais caro" opto por este. Apenas por curiosidade e aumento de conhecimento, estão ou não de acordo com o que o colega ohmico refere em relação ao esquema 1?
- Em relação a fazer passar a corrente da bomba pelos três bi-metálicos do relé térmico no esquema 2, poderia ficar assim: 1-entrada neutro, 2-saida neutro para a bomba, 3 entrada fase, 4 e 5 ligados entre si, 6-saida da fase para a bomba, ou esta ligação também não é necessária ?
Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração.
Cumprimentos
roger
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Relativamente ao esquema 1, gostaria de colocar as seguintes questões
--- Falta interruptor de comando para: desligar o sistema quando está em manutenção e falta interruptor de comando para pôr sistema a funcionar fora do horário do interruptor horário ou em caso de avaria deste;
--- Porque é que a linha de comando tem dois disjuntores: Q10 e Q22? Ou Q22 nâo é disjuntor? Se assim for por que razão têm a mesma designação?
Cps
A. Castro
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Been thanked: 1 time

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

CF,Lda Escreveu:Boas.
Relativamente ao esquema 1, gostaria de colocar as seguintes questões
--- Falta interruptor de comando para: desligar o sistema quando está em manutenção (Interruptor Diferencial pode servir de corte) e falta interruptor de comando para pôr sistema a funcionar fora do horário do interruptor horário ou em caso de avaria deste;
--- Porque é que a linha de comando tem dois disjuntores: Q10 e Q22? Ou Q22 nâo é disjuntor?(Q22 é apenas um bloco de contactos) Se assim for por que razão têm a mesma designação?
Cps
A. Castro
Boas

Aqui vai mais um esquema de acordo com as anotações do colega CF,Lda - (bons reparos)
Anexos
Esq_Quadro Piscina_3.pdf
(46.05 KiB) Transferido 224 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”