Pensão ITED

Responder
joaospinola
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2009, 15:48

Pensão ITED

Mensagem por joaospinola »

bom dia

Tenho uma pensão ( piso0 - 4 divisões * piso1 - 5 divisões * piso2 - 1 divisão ) tenho duas duvidas.

1 - É obrigatório 1 PD (bastidor) por piso? devido a reduzida dimensão não se pode ligar tudo directamente ao bastidor do piso0?

2- A FO visto que não há obrigatoriedade fica só disponivel no bastidor?

Obrigado
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Re: Pensão ITED

Mensagem por projclvm »

No meu entender as respostas sâo:
1 - O Bastidor no piso 0 é suficiente (pelo que é referido na página 90, nada é indicado);
2 - Deverá ser colocado no PD cabo OS1 (1 cabo de 4 fibras por PD, OF-300). A partir do PD é definida pelo projectista.

Espero que esteja esclarecido.
é só consultar o manual ITED
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Boa tarde colega.

A tabela 63 do Manual ITED 2 dá a indicação que para Lares de Idosos e Hotelaria (Ponto 12.5.), deve ser considerado como prescrição mínima 1 PD (Bastidor) em cada Piso comum às tecnologias...

Cumprimentos.
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
projectos.g.rodrigues@gmail.com
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas, a dimensão desse edifício não justifica um bastidor por cada piso, além disso metendo um bastidor em cada piso quem se vai entalar é quem vai instalar o PPCA (central telefónica) em que as extensões tem de ir ligar à central ora com 1 cabo UTP a interligar os PD´s vai ser o imbróglio que se adivinha!

Perante o manual edifícios de lares de idosos e hotelaria, tem os mesmos requisitos mínimos dos edifícios escolares, como tal podem ler este esclarecimento nas FAQ ITED!

10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?

Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063962

Isto para mim é suficiente para não colocar PD´s em cada piso quando não se justifica!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Varejo Escreveu:Boas, a dimensão desse edifício não justifica um bastidor por cada piso, além disso metendo um bastidor em cada piso quem se vai entalar é quem vai instalar o PPCA (central telefónica) em que as extensões tem de ir ligar à central ora com 1 cabo UTP a interligar os PD´s vai ser o imbróglio que se adivinha!

Perante o manual edifícios de lares de idosos e hotelaria, tem os mesmos requisitos mínimos dos edifícios escolares, como tal podem ler este esclarecimento nas FAQ ITED!

10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?

Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063962

Isto para mim é suficiente para não colocar PD´s em cada piso quando não se justifica!

Bom dia colega Varejo,

Eu no meu comentário apenas me referi estritamente ao indicado no Manual ITED 2, e claro que compreendo que em termos de custos é substancialmente diferente a quantidade de bastidores.

Acho para que o colega joaospinola fique completamente esclarecido seria pertinente colocar essa situação específica à ANACOM e ver qual a resposta que eles dão, pois o exemplo descrito nas FAQ da ANACOM, não poderá ser aplicado para todos os tipos de edifícios, no ponto 10 não esclarece explicitamente quantos pisos possui e a área de implantação.

Com os melhores cumprimentos.
Guilherme Rodrigues
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
projectos.g.rodrigues@gmail.com
joaospinola
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2009, 15:48

Mensagem por joaospinola »

Obrigado pelos esclarecimentos.

Em relação ao bastidor acho que para além do manual prevalece o bom senso, devido a dimensão do edificio.
Em relação a F.O. fica só disponivel no bastidor?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas, FO só obriga até ao bastidor, a partir daí fica ao critério do projectista (necessidade do cliente)!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”