Ligação interrutpor Estrela - Triângulo
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Ligação interrutpor Estrela - Triângulo
Boas noites colegas,
Precisso da vossa ajuda, estou com uma duvida na ligação de um interruptor de uma máquina que liga 1º em estrela e depois tem a outra posição que passa para triângulo, a minha duvida é onde ligar a alimentação e as saidas.
Em anexo envio as fotos do mesmo.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Precisso da vossa ajuda, estou com uma duvida na ligação de um interruptor de uma máquina que liga 1º em estrela e depois tem a outra posição que passa para triângulo, a minha duvida é onde ligar a alimentação e as saidas.
Em anexo envio as fotos do mesmo.
Pedro Mendes
Re: Ligação interrutpor Estrela - Triângulo
Boas,
Alimentação liga R S T.
Saída para motor (conforme placa de ligações da bobinagem) U V W e Z X Y.
Cump
J. Vieira
Alimentação liga R S T.
Cump
J. Vieira
-
- Velha Guarda
Muito obrigado colega, mas para saber no interruptor qual é a estrela e o triângulo, vejo com um multimetro para ver qual é o primeiro a dar continuidade, e depois é só ir ver ao motor?J.Vieira Escreveu:Boas,
Alimentação liga R S T.
Cump
J. Vieira
E mais uma vez muito obrigado.
Pedro Mendes
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
uma duvida?
isso é um comutador de cames
não será para ligar um motor dupla estrela?
tipo: velocidade 1; velocidade 2?
é que ligação estrela-triangulo por comutação manual , eu pessoalmente nunca vi!!
mas pode existir, lá está todos os dias se vê coisas diferentes
isso é um comutador de cames
não será para ligar um motor dupla estrela?
tipo: velocidade 1; velocidade 2?
é que ligação estrela-triangulo por comutação manual , eu pessoalmente nunca vi!!
mas pode existir, lá está todos os dias se vê coisas diferentes
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Bem realmente é de 2 velocidades, mas faz mesmo o arranque em estrela e depois passa para triângulo, na própria chapa do interruptor vem lá o simbolo.
Pedro Mendes
-
- Quadro de Honra
as rotações de estrela para triangulo tem diferença minima
consegues ver a chapa do motor?
é só curiosidade!!
consegues ver a chapa do motor?
é só curiosidade!!
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Agora não sei, mas amanha quando já tenho já digo,
Pedro Mendes
- LUIS DANIEL DIAS
- Curioso
- Registado: 16 abr 2009, 19:54
- Agradecimento recebido: 1 vez
Boas
Se for mesmo um Arrancador Estrela-Triângulo envio em anexo um esquema que te poderá ajudar.
Quanto ao arranque estrela-triânglo com execução manual, ainda existem alguns neste País.
Se for mesmo um Arrancador Estrela-Triângulo envio em anexo um esquema que te poderá ajudar.
Quanto ao arranque estrela-triânglo com execução manual, ainda existem alguns neste País.
- Anexos
-
- Arrancador_Estrela_Triângulo.pdf
- (154.58 KiB) Transferido 200 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Ainda instalo coisas dessas...LUIS DANIEL DIAS Escreveu:Boas
Os fabricantes é que decidem se querem entregar a responsabilidade de fazer o arranque pelo cliente ou automaticamente.
viva,
só um pormenor, é melhor se certificar que é mesmo estrela triangulo, pois se for para um motor de duas velocidades quando passa para a segunda tem de shuntar o enrrolamento da primeira. E sei que existem os dois tipos de interruptores, é que no passado já tive um problema destes mas já não me lembro bem, mas sei que o problema estava no interruptor.
Cump
JCarreira.
só um pormenor, é melhor se certificar que é mesmo estrela triangulo, pois se for para um motor de duas velocidades quando passa para a segunda tem de shuntar o enrrolamento da primeira. E sei que existem os dois tipos de interruptores, é que no passado já tive um problema destes mas já não me lembro bem, mas sei que o problema estava no interruptor.
Cump
JCarreira.
assim de repente esse interruptor mais parece um corte geral de alimentação ao circuito de arranque estrela triangulo....
nos quadros que me aparecem com sistema estrela triangulo, esse interruptor apenas faz corte geral na entrada....parece-me irrelevante que sigas muito á risca a indicações que estão no interruptor a não ser que tenhas um identificador RST porque de outra forma vais ter mesmo que confirmar a direcção de trabalho do motor em causa...
o esquema posteado corresponde exactamente a um sistema estrela triangulo convencional.....parece-me que o que tens nas tuas fotos é um simpes interruptor geral...~
abraço
nos quadros que me aparecem com sistema estrela triangulo, esse interruptor apenas faz corte geral na entrada....parece-me irrelevante que sigas muito á risca a indicações que estão no interruptor a não ser que tenhas um identificador RST porque de outra forma vais ter mesmo que confirmar a direcção de trabalho do motor em causa...
o esquema posteado corresponde exactamente a um sistema estrela triangulo convencional.....parece-me que o que tens nas tuas fotos é um simpes interruptor geral...~
abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "pedro_mendes"
1º Um motor de duas velocidades, não é ligado em (estrela-triangulo) normalmente
2º um motor de duas velocidades pode ser com duas bobinagens, ou uma bobinagem para duas velocidades
, e são ligados de maneira diferente.
3º Tens que disser o que tens lá.
Cump.
Mário
1º Um motor de duas velocidades, não é ligado em (estrela-triangulo) normalmente
2º um motor de duas velocidades pode ser com duas bobinagens, ou uma bobinagem para duas velocidades
, e são ligados de maneira diferente.
3º Tens que disser o que tens lá.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boas, obrigado aqueles que têm ajudado, mas isto aqui não é nenhuma prova nem um jogo..atenção!!!
Amanha já vou colocar o interrupor e direi o sucedido.
Amanha já vou colocar o interrupor e direi o sucedido.
Pedro Mendes
-
- Quadro de Honra
não se trata de competição, mas é uma daquelas coisas que desperta curiosidade, nada mais que isso
Jaime Reis