A solução passa pela micro e infinitésimó geração...

Responder
plima
Curioso
Curioso
Registado: 11 jun 2011, 12:00

A solução passa pela micro e infinitésimó geração...

Mensagem por plima »

Olá a todos.

Este é o meu primeiro post aqui, sou de Lisboa, e electrónico "de nascença".

Venho aqui expor a minha visão sobre a geração de energia eléctrica através de fontes renováveis:

É um assunto que venho seguindo ha já alguns anos, tanto nos noticiários, como nos diversos documentários que vão passando nos canais temáticos e afins...

Toda a gente se foca num problema que neste momento é muito dificil de solucionar de maneira barata:

Geração de energia eléctrica em mega-centrais para abastecer cidades:

Imagem
A central da Amareleja no Alentejo ( apenas uma foto ilustrativa no tópico )

Construir de forma viável uma mega central para abastecer milhares de pessoas, nos dias de hoje não é possível, porque não é viável, fica muito caro...

A solução passa mesmo pela micro-geração.

"Mini-centrais" individuais são a solução. porque são relativamente acessíveis, e são uma fonte limpa de obter energia.

( e acaba com a dependência de companhias de electricidade, o que é um entrave... )

Eu cá em casa fui um bocadinho mais "micro" ainda.

Se tomarmos atenção muitas das coisas que temos em casa são de baixa tensão, entre os 5V e os 20V...

- Carregadores de telémovel
- Carregadores de portátil
- Router internet
- Telefone sem fios
- Box TV
- ...

E algumas outras podiam bem passar a ser também de 12v, por ex, como a iluminação...

Tenho um projecto de baixa tensão a correr em casa, depois tiro fotos e mostro-vos.
Última edição por plima em 23 jun 2011, 22:40, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

Lima
buscapollos
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2011, 11:51

Re: A solução passa pela micro e infinitésimó geração...

Mensagem por buscapollos »

:lol:
Boas camarada
Penso que traria grandes vantagens esta tua ideia, até de um ponto de vista da segurança seria óptimo.

Um abraço
RUI MARQUES
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

O problema está nas secções usadas, para fazer distribuir uma rede a 12V pela casa toda, para estes equipamentos.
plima
Curioso
Curioso

Mensagem por plima »

Claro que ha coisas que dificilmente funcionarão com baixa tensão, frigorificos, maquinas de lavar...

Aqui em casa ainda estou numa fase experimental :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Moro num predio, não consigo muitas horas de sol, e tenho de ir movendo os paineis de vez em quando...

Tenho de modificar a lampada de LEDs, de modo a espalhar melhor a luz...

Penso também em adiionar um gerador eólico, seria interessante, mas penso que numa vivenda teria mais rendimento...

Ainda estou a começar, mas parece-me que tem pernas para andar...
Cumprimentos,

Lima
plima
Curioso
Curioso

Mensagem por plima »

nelmindo Escreveu:O problema está nas secções usadas, para fazer distribuir uma rede a 12V pela casa toda, para estes equipamentos.
Porquê?

Não será necessário fio assim tão grosso...

( claro que dependerá da potência final desejada... )
Cumprimentos,

Lima
buscapollos
Curioso
Curioso

E ainda à por ai tanta gente a dizer que não há pessoas em Portugal com ideias, falta-nos é o dinheiro para maiores investimentos.
Gostei das fotos, principalmente do "quadro" de comando...
Um grande abraço, e continua, devagar se chega longe...
RUI MARQUES
plima
Curioso
Curioso

Mensagem por plima »

buscapollos Escreveu:E ainda à por ai tanta gente a dizer que não há pessoas em Portugal com ideias, falta-nos é o dinheiro para maiores investimentos.
Gostei das fotos, principalmente do "quadro" de comando...
Um grande abraço, e continua, devagar se chega longe...
Antes de mais obrigado, uma das minhas filosofias de vida é a de que a simplicidade é sempre o melhor caminho.

Daí ter pegado nesta ideia da baixa tensão...

Como ainda está em fase experimental resolvi aproveitar o que tinha á mão...

Na primeira caixa tenho a parte de monitorização dos dois paineis .

Na segunda tenho uma parte que monitoriza a corrente total que está a dar carga á bateria, um voltimetro para ir controlando a tensão da mesma, e outro amperimetro para monitorizar a corrente de consumo que está a ser puxada da bateria.

Para já nesta fase quero ter tudo bem controlado para perceber se as horas em que recebe carga serão suficientes para a quantidade de descarga...

Fiquei surpreendido foi com a luz que aquela lampada improvisada dá.

Peguei em 3 lampadas da OSRAM, destas

Imagem

e tirei-lhes os LEDs todos, que juntei naquela placa.

Se não me falha a memória puxa cerca de 700mA, e pelo que a OSRAM indicava, cada lampada daquels equivalia a uma lampada de 15W das "normais"...

Mesmo assim estou ainda a estudar maneira de espalhar melhor a luz, os LEDs são muito direcionais...

Aqui ha uns dias houve uma quebra da EDP e até o LCD liguei com um inversor 12 / 240v ...

( o conversor é que já puxa um bocadinho... )
Cumprimentos,

Lima
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

plima Escreveu:
nelmindo Escreveu:O problema está nas secções usadas, para fazer distribuir uma rede a 12V pela casa toda, para estes equipamentos.
Porquê?

Experimente entregar 100W, a um consumidor a 20m (exemplo de um ecran de computador e mais umas coisitas)
Faça uma tabela, experimentando várias secções e verificando as quedas de tensão provocadas. Vai ter surpresas.
plima
Curioso
Curioso

Mensagem por plima »

nelmindo Escreveu:
plima Escreveu:
Porquê?

Experimente entregar 100W, a um consumidor a 20m (exemplo de um ecran de computador e mais umas coisitas)
Faça uma tabela, experimentando várias secções e verificando as quedas de tensão provocadas. Vai ter surpresas.
Estou a usar cabo de 1,5mm, e consigo que o conversor de 12v => 19,5v /120w do portátil funcione sem problemas a 15m...

Para as esporádicas vezes que uso o inversor para 220 uso cabo de 2,5mm, ligado a menos de 1m da bateria, e depois uso uma extensão para os 220...

O objectivo será um projecto que qualquer um possa ter um sua casa, e que saia bem barato.

Não tenciono alimentar continuamente e por grandes períodos coisas de elevada potência, aliás, com este tipo de projecto nem conseguia isso...

Para prever esse tipo de problemas pode-se ter manter a bateria, e todo o conjunto, o mais perto possivel da carga mais potente...

( confesso que não fiz ainda esses cálculos, foi mais a experiência e olhómetro, mas sim, numa versão final convem ter em conta isso )

Estou a ver se a garantia da TV de 37" acaba para verificar que tipo de tensões saiem da sua fonte, para ver qual a facilidade de a substituir por outra que não seja de 220v...
Cumprimentos,

Lima
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mas é assim mesmo, toca a dar uso à cabeças, criar projectos destes para mantermos a nossa sociedade. Sem dinamismo nada feito.
buscapollos
Curioso
Curioso

Continua camarada, continuas a me surpreender...
RUI MARQUES
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”