fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=11&p=200A mudança de seis milhões de contadores de electricidade deverá ocorrer num prazo de cinco anos, a começar em 2010. A proposta foi entregue ao Governo pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e contempla um pagamento em prestações, durante 20 anos.
Os novos contadores digitais, que permitirão a leitura à distância, custarão 169 euros e serão descontados na factura mensal, ao ritmo de 48 cêntimos por mês. Este pagamento vai agravar a factura em 1,7 por cento nos primeiros cinco anos, podendo subir para os 3,1 por cento a partir do sexto ano (mais 92 cêntimos), se não existir uma diminuição no consumo de energia.
O custo total da substituição foi calculado em 1014 milhões de euros. Se a opção fosse por substituir todos os contadores de uma só vez, o custo seria de 600 milhões de euros. “Não seria possível exigir que todas as pessoas suportassem os 169 euros do custo do contador de uma só vez”, explicou fonte da ERSE.
A grande vantagem desta troca para os consumidores, para além da natural actualização tecnológica, é a de poderem acompanhar de perto o seu consumo doméstico. “Poderá ver o consumo de uma máquina de lavar roupa, por exemplo, ou de outro electrodoméstico”, explica fonte da ERSE.
Em caso de falta de pagamento, os clientes serão penalizados gradualmente, com reduções na potência contratada, em vez do corte puro e simples, adianta a mesma fonte
Descontado na factura Contadores custam 169 euros
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Descontado na factura Contadores custam 169 euros
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum