Bom dia.
O meu nome é Sérgio Vieira e sou novo neste fórum. Gostava de começar por felicitar todos os intervenientes do fórum, pois tornam-o num espaço bastante útil para quem trabalha nestas áreas.
Estou neste momento a começar a trabalhar como projectista, estou prestes a acabar o curso de Eng. Electrotécnica e de Computadores.
Já fiz alguns projectos, mas ainda estou numa fase de assimilação de todos os conceitos envolventes.
Então a minha dúvida é a seguinte:
No manual ITED 2 diz que para edifícios residenciais é obrigatória a instalação de uma tomada ZAP. Diz também que é obrigatória a instalação de 2 tomadas RJ45 e 1 tomada TV nas salas, quartos e cozinhas. O que me parece que não está bem explicito é se, por exemplo, tivermos uma ZAP na sala, somos ainda obrigados a instalar mais 2 tomadas RJ45 como diz o segundo ponto?
Obrigado desde já pela atenção.
Cumprimentos,
Sérgio Vieira
Duvida ITED 2 e ZAP
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Duvida ITED 2 e ZAP
De acordo com o site da Anacom, nas perguntas frequentes, não é preciso:
21. Com as novas regras do manual ITED é obrigatório projectar uma ZAP, com duas tomadas de voz e dados, duas tomadas de TV, rádio e dados e duas tomadas de fibra óptica. Na divisão onde fica instalada a ZAP é necessário projectar tomadas extra?
A instalação da ZAP é obrigatória numa das divisões da habitação, de acordo com o ponto 8.1 do manual ITED.
Na divisão escolhida para a instalação da ZAP não se torna necessária a instalação de outras tomadas, dado que os requisitos já se encontram cumpridos. O projectista, de acordo com as preferências do dono de obra poderá, ainda assim, prever a instalação de mais tomadas.