Boas
Uma instalação (moradia unifamiliar) irá ser alimentada por um PT privado e ao mesmo tempo o cliente quer um grupo gerador que garanta a potência total (+-200kVA).
Depois disto gostava que me pudessem confirmar as seguintes afirmações?...
1- Ao realizar o projecto vou classificar esta instalação do tipo A, pois existe geração propria...
2- Neste caso tenho que realizar um projecto para a instalação eléctrica da habitação e um projecto á parte para o grupo gerador...
3- Caso não se aplique o grupo gerador, mas a instalação fique já preparada para no futuro instalar um grupo (existencia de um inversor), então a minha instalação é classificado tipo C e não terei que realizar um projecto para o grupo gerador...
Perante estas duvidas pedia que me pudessem esclarecer...
Sem mais, o meu obrigado....
classificação da instalação
-
- Curioso
- Registado: 12 jun 2010, 18:27
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: classificação da instalação
*A Azul.
mc_oliveira Escreveu:Boas
Uma instalação (moradia unifamiliar) irá ser alimentada por um PT privado e ao mesmo tempo o cliente quer um grupo gerador que garanta a potência total (+-200kVA).
Depois disto gostava que me pudessem confirmar as seguintes afirmações?...
1- Ao realizar o projecto vou classificar esta instalação do tipo A, pois existe geração propria...
*Sim será tipo A.
2- Neste caso tenho que realizar um projecto para a instalação eléctrica da habitação e um projecto á parte para o grupo gerador...
*Exactamente! Convém serem processos separados.
3- Caso não se aplique o grupo gerador, mas a instalação fique já preparada para no futuro instalar um grupo (existencia de um inversor), então a minha instalação é classificado tipo C e não terei que realizar um projecto para o grupo gerador...
*À partida é isso, só quando for instalado o grupo é que deve levar projecto tipo A. Mas aqui não tenho a certeza mas penso que seja isto.
Perante estas duvidas pedia que me pudessem esclarecer...
Sem mais, o meu obrigado....
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Se começa por dizer que a instalação será alimentada por PT privado então as instalações eléctricas, incluindo o PT, são de categoria B.
As instalações eléctricas do gerador são de categoria A e deverão ter projecto separado por este ter potência maior que 100kVA.
Ambos os projectos serão analisados pela DRE da respectiva zona da instalação.
As instalações eléctricas do gerador são de categoria A e deverão ter projecto separado por este ter potência maior que 100kVA.
-
- Curioso
- Registado: 12 jun 2010, 18:27
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Esta é a resposta correcta. Por acaso não tinha reparado que era PT privado.amfys Escreveu:Se começa por dizer que a instalação será alimentada por PT privado então as instalações eléctricas, incluindo o PT, são de categoria B.