classificação da instalação

Responder
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Registado: 12 jun 2010, 18:27

classificação da instalação

Mensagem por mc_oliveira »

Boas

Uma instalação (moradia unifamiliar) irá ser alimentada por um PT privado e ao mesmo tempo o cliente quer um grupo gerador que garanta a potência total (+-200kVA).

Depois disto gostava que me pudessem confirmar as seguintes afirmações?...

1- Ao realizar o projecto vou classificar esta instalação do tipo A, pois existe geração propria...

2- Neste caso tenho que realizar um projecto para a instalação eléctrica da habitação e um projecto á parte para o grupo gerador...

3- Caso não se aplique o grupo gerador, mas a instalação fique já preparada para no futuro instalar um grupo (existencia de um inversor), então a minha instalação é classificado tipo C e não terei que realizar um projecto para o grupo gerador...

Perante estas duvidas pedia que me pudessem esclarecer...

Sem mais, o meu obrigado....
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: classificação da instalação

Mensagem por joaoosvaldo »

*A Azul.
mc_oliveira Escreveu:Boas

Uma instalação (moradia unifamiliar) irá ser alimentada por um PT privado e ao mesmo tempo o cliente quer um grupo gerador que garanta a potência total (+-200kVA).

Depois disto gostava que me pudessem confirmar as seguintes afirmações?...

1- Ao realizar o projecto vou classificar esta instalação do tipo A, pois existe geração propria...

*Sim será tipo A.

2- Neste caso tenho que realizar um projecto para a instalação eléctrica da habitação e um projecto á parte para o grupo gerador...

*Exactamente! Convém serem processos separados.

3- Caso não se aplique o grupo gerador, mas a instalação fique já preparada para no futuro instalar um grupo (existencia de um inversor), então a minha instalação é classificado tipo C e não terei que realizar um projecto para o grupo gerador...

*À partida é isso, só quando for instalado o grupo é que deve levar projecto tipo A. Mas aqui não tenho a certeza mas penso que seja isto :? .

Perante estas duvidas pedia que me pudessem esclarecer...

Sem mais, o meu obrigado....
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Se começa por dizer que a instalação será alimentada por PT privado então as instalações eléctricas, incluindo o PT, são de categoria B.
As instalações eléctricas do gerador são de categoria A e deverão ter projecto separado por este ter potência maior que 100kVA.

Ambos os projectos serão analisados pela DRE da respectiva zona da instalação.
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Registado: 12 jun 2010, 18:27

Mensagem por mc_oliveira »

obrigado pelas respostas...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

amfys Escreveu:Se começa por dizer que a instalação será alimentada por PT privado então as instalações eléctricas, incluindo o PT, são de categoria B.
As instalações eléctricas do gerador são de categoria A e deverão ter projecto separado por este ter potência maior que 100kVA.

Ambos os projectos serão analisados pela DRE da respectiva zona da instalação.
Esta é a resposta correcta. Por acaso não tinha reparado que era PT privado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”