Medição da terra

Responder
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Medição da terra

Mensagem por jocas »

Boas pessoal,
Gostaria de colocar uma questão
Só tenho no local um multimetro, se eu medir entre N e PE , Fase-PE Fase-N e comparar as medições , e o diferencial atuar quando unir o N e PE posso considerar como um pré diagnóstico mais ou menos aceitável.
Alguém conhece algum método que eu possa fazer, enquanto não tiver no local o aparelho de medir a terra que possa ser mais ou menos fiável e seguro.
Obrigado a todos pela vossa ajuda
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Medição da terra

Mensagem por nelmindo »

para o que pretende, muito provável. Fiável e seguro só mesmo com o aparelho que lhe falta
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

Não! nem com um multimetro é certo! é a mesma coisa se por uma lâmpada entre a fase e a terra que quer ver se está boa? se acende está boa? ela pode acender ou não? acende mas o valor hómico não se sabe? e por ai terá de colocar a protecção diferêncial a utilizar na instalação.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Oviamente que a utilização de multimetro para aferir da qualidade do ponto de terra não é o mais correcto
CAOR Escreveu:... é a mesma coisa se por uma lâmpada entre a fase e a terra que quer ver se está boa? se acende está boa? ela pode acender ou não? acende mas o valor hómico não se sabe? e por ai terá de colocar a protecção diferêncial a utilizar na instalação.
CAOR se experimentar ligar a lampada entre a fase e aterra não vai ter tempo de ver alguma coisa, porque o diferencial desse circuito dispara imediatamente... se estiver operacional!
Cps
A. Castro
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

Claro amigo! tem toda a razão quando for esperimentado a partir de um interruptor diferêncial, mas quem mexe neste bicho da <eléctricidade» já sabe o que acontece! se a coisa dá ou não e os meios que deve fazer! não se esqueça que os limitadores da EDP actuamente não são diferênciais! são limitadores de potência portanto o técnico pode fazer este tipo de experiência sim ou não? cump:
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Mensagem por jocas »

O que eu pretendo com a minha questão não é saber exatamente o valor da resistência da linha de terra pois para saber isso tenho que utilizar o medidor de terras, mas como de momento não o tenho comigo e enquanto isso não acontecer vou ter de utilizar a instalação e só depois é que vou renovar a instalação e nessa altura medirei a terra correctamente e daí a minha questão
Obrigado pela vossa ajuda mas se alguém tiver mais alguma dica diga
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”