"passagem ao neutro"
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
"passagem ao neutro"
Boa noite.
Queria pedir aos colegas que estão mais habituados a utilizar esta expressão ("passagem ao neutro"), se me podiam fazer o favor de explicar o que ela significa exactamente.
Obrigado pela atenção.
Queria pedir aos colegas que estão mais habituados a utilizar esta expressão ("passagem ao neutro"), se me podiam fazer o favor de explicar o que ela significa exactamente.
Obrigado pela atenção.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: "passagem ao neutro"
Boas
Normalmente quando se diz "passagem ao neutro" convém disser se é "neutro / terra, ou neutro / fase".
Quando acontece a passagem de "neutro / terra" o diferencial desliga, isto se estiver de boa "saúde".
Quando a passagem é de "neutro / fase" se houver diferencial ele não desliga. Também pode acontecer "uma corrente de fuga" por indução, cabos de potencia a induzirem em cabos de comando ou no neutro.
Como se utiliza transformadores para os comandos, e alguns são ligados com uma saída à terra, também pode acontecer a passagem, se o transformador tiver mais que uma saída "mais que um enrolamento"
Todos os equipamentos têm uma passagem, que pode ser de micro-Amp.
Se tiveres um motor ligado em estrela e uses o ponto de estrela, ligado ao neutro da instalação, e houver desequilibro de fases, podes ter tensão "passagem" ao neutro.
Editado a azul
Cump.
Mário
Normalmente quando se diz "passagem ao neutro" convém disser se é "neutro / terra, ou neutro / fase".
Quando acontece a passagem de "neutro / terra" o diferencial desliga, isto se estiver de boa "saúde".
Quando a passagem é de "neutro / fase" se houver diferencial ele não desliga. Também pode acontecer "uma corrente de fuga" por indução, cabos de potencia a induzirem em cabos de comando ou no neutro.
Como se utiliza transformadores para os comandos, e alguns são ligados com uma saída à terra, também pode acontecer a passagem, se o transformador tiver mais que uma saída "mais que um enrolamento"
Todos os equipamentos têm uma passagem, que pode ser de micro-Amp.
Se tiveres um motor ligado em estrela e uses o ponto de estrela, ligado ao neutro da instalação, e houver desequilibro de fases, podes ter tensão "passagem" ao neutro.
Editado a azul
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 25 abr 2011, 18:57, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Mário Escreveu:Boas
Quando a passagem é de "neutro / fase" se houver diferencial ele desliga. Cump.
Mário
Boas Mário,
penso que aqui há lapso, pois uma passagem fase/neutro dá cc e o diferencial, se for interruptor, não dispara.
Quanto à questão levantada seria melhor o "rainbow", explicar onde pretende chegar, pois penso que se estará a tratar de elevação de tensão no
neutro e sendo assim é assunto já discutido mais vezes.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas "rainbow"
"A suposta passagem é de quê? Como? E porquê?"
Se fosses outro perguntava-te onde passeastes os livros.
Pensa no seguinte.
Um cabo de 5 condutores flexível de 1 Kv (3F+N+T), pegas num megaohmimetro e com 500V tens uma leitura de 500 ohms, entre uma fase e a terra. Tens uma passagem à massa.
"a passagem é de quê?
Tensão
Como? E porquê?
Cabo pode estar trilhado, humidade etc..
Outro caso
Um motor de 75 Kw 150Amp + - S1.15
Em funcionamento normal temperatura de 90ºC
Pegas num amperímetro (pinça ou não) e medes entre a carcaça do motor e o neutro (ou a terra) e tens por ex. 1 amp, se for este o caso tens tensão também, e garanto que o motor não está em condições perfeitas de funcionamento.
Podes ter humidade no motor, podes ter problema no isolamento dos cabos no motor (as pontas que saem da bobinagem) ou na placa de ligações.
Já tive um caso que a pinça (e estava boa) marcava 28 Amp no fio de terra da máquina, e a funcionar normal.(o motor era de 355Kw).
Cump.
Mário
"A suposta passagem é de quê? Como? E porquê?"
Se fosses outro perguntava-te onde passeastes os livros.
Pensa no seguinte.
Um cabo de 5 condutores flexível de 1 Kv (3F+N+T), pegas num megaohmimetro e com 500V tens uma leitura de 500 ohms, entre uma fase e a terra. Tens uma passagem à massa.
"a passagem é de quê?
Tensão
Como? E porquê?
Cabo pode estar trilhado, humidade etc..
Outro caso
Um motor de 75 Kw 150Amp + - S1.15
Em funcionamento normal temperatura de 90ºC
Pegas num amperímetro (pinça ou não) e medes entre a carcaça do motor e o neutro (ou a terra) e tens por ex. 1 amp, se for este o caso tens tensão também, e garanto que o motor não está em condições perfeitas de funcionamento.
Podes ter humidade no motor, podes ter problema no isolamento dos cabos no motor (as pontas que saem da bobinagem) ou na placa de ligações.
Já tive um caso que a pinça (e estava boa) marcava 28 Amp no fio de terra da máquina, e a funcionar normal.(o motor era de 355Kw).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
Ohmico, obrigado também pela ajuda. Eu não pretendo chegar a lado nenhum, apenas ouvi esta expressão dita por um electricista e fiquei a pensar o que seria que ele queria dizer.
Mário, obrigado mais uma vez, mas acho que ainda fiquei mais baralhado LOL.
No primeiro exemplo que deste, querias dizer que o cabo tem defeito de isolamento, é isso?
Apenas nunca tinha ouvido tal expressão.
Ohmico, obrigado também pela ajuda. Eu não pretendo chegar a lado nenhum, apenas ouvi esta expressão dita por um electricista e fiquei a pensar o que seria que ele queria dizer.
Mário, obrigado mais uma vez, mas acho que ainda fiquei mais baralhado LOL.
No primeiro exemplo que deste, querias dizer que o cabo tem defeito de isolamento, é isso?
Apenas nunca tinha ouvido tal expressão.
- Mário
- Team Apoio
Boas "rainbow"
"No primeiro exemplo que deste, querias dizer que o cabo tem defeito de isolamento, é isso?"
Sim
Cump.
Mário
"No primeiro exemplo que deste, querias dizer que o cabo tem defeito de isolamento, é isso?"
Sim
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Sim, também não conheço tal expressão. Podem ser como o colega Mário disse, pode ser uma extrapolação do assunto dos "terras" normais (os de protecção..), mas aplicado ao neutro.
Gostava de ver este tópico mais desenvolvido, e de forma salutar sem guerra, ok!
Gostava de ver este tópico mais desenvolvido, e de forma salutar sem guerra, ok!