fonte: http://www.euronews.net/index.php?page= ... 5702&lng=6"A energia nuclear pode ajudar a vencer o desafio do aquecimento global." Esta é a essência de um projecto de declaração do Parlamento Europeu. Um conjunto de eurodeputados, de vários grupos políticos, pede aos Vinte e Sete que promovam um debate desapaixonado sobre o nuclear. O nuclear é positivo para fazer face às mudanças climáticas, garante o eurodeputado Alejo Vidal-Quadras, que apresenta dados: "A energia nuclear permite-nos evitar a emissão de 720 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. O objectivo definido por Quioto para toda a Europa é de 450 milhões de toneladas por ano. Isso significa que, por ano, economizamos mais do que nos pede o protocolo de Quioto. Os número falam por si."
O projecto de declaração precisa do acordo de metade do hemiciclo para ser aprovado. Mas é polémico. Os verdes não querem ouvir falar em nuclear. É preciso mudar a perspectiva da política de produção para a política de consumo de energia, defende o eurodeputado verde luxemburguês Claude Turmes: "Agir sobre a mudança climática é agir sobre as políticas de transporte, que representam 30 por cento das nossas necessidades energéticas; e sobre as políticas dos edifícios, que contam 40%. A electricidade só é responsável por 20% das nossas necessidades. Por isso, a energia nuclear não é a solução. É puro cinismo político. Paga-se a especialistas, compra-se políticos para que 'vendam' o nuclear através do medo das mudanças climáticas."
Quase dois terços da população europeia estima que o nuclear permite ser menos dependente das energias fósseis, segundo o Eurobarómetro. Mas mais de metade defende, contudo, uma redução da produção nuclear, por a considerar demasiado perigosa.
Eurodeputados defendem energia nuclear
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Eurodeputados defendem energia nuclear
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum