EXECUÇÃO DE PROJECTO RITA

Responder
tclpt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 15 nov 2010, 15:38

EXECUÇÃO DE PROJECTO RITA

Mensagem por tclpt »

Boas caros colegas,

Sou engenheiro relativamente novo, terminei o curso há 4 anos apenas... E, como sabem, já não aprendi o antigo regulamento R.I.T.A., mas sim o MITED1. Até aqui tudo bem, até que encontrei emprego numa empresa de projecto e saiu-me um RITA na rifa.

Não me parece nada complicado mas deparei-me com a seguinte situação:

- O projecto que me veio parar às mãos, foi um RITA feito nesta empresa por outro engenheiro que trabalhava cá em que houve alteração ao projecto inicial que contemplava apenas 5 tomadas de telefone, passando a existir agora 8 tomadas.

- A obra já está executada e a camâra está a exigir uma actualização do projecto de telefones, visto que o projecto de arquitectura foi alterado e vai contra o que foi definido no projecto de licenciamento rita.

Ok, fizemos o levantamento onde identificamos a existencia de 8 tomadas penduradas no posto principal (e único) com troço superior a 30m.

Ora bem o manual, ponto 4/Projecto, impõe que o posto principal não pode ter mais de 5 tomadas penduradas e que o percurso da canalização tem de ser igual ou inferior a 30m. Tanto uma condição como outra estão amplamente ultrapassadas...

As minhas duvidas são as seguintes:

1) Estou certo em relação à minha interpretação do manual (que referi em cima)?
2) Se sim, então deverei colocar 3 postos suplementares (1 por cada tomada a mais)?
3) Se sim, a instalação poderá funcionar apenas com 1 único n. de telefone?
POR OUTRO LADO:
4) Se as hipoteses anteriores não forem possiveis de implementar, cf as regras do manual, o que tenho de fazer para tornar a instalação viavel? O cliente terá de desfazer para depois executar em condições?

Agradeço desde já a quem me poder ajudar e, já agora com alguma urgência pois tenho que entregar o projecto já esta 5.ªf...

Abraço
Pedro Tavares (Electrotécnico)
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”