ligações em quadro electrico

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

ligações em quadro electrico

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
ao montarem e ligarem um quadro electrico fazem a alimentação dos disjuntores e diferenciais por cima ou por baixo ?
qual a norma correcta ?

obrigados
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Re: ligações em quadro electrico

Mensagem por CAOR »

Amigo as alimentações tanto em diferêncial ou dijuntores é sempre pr cima, no esquema que existe junto dos mesmos, a entrada tem a ligação mais curta, depois uns chantes a mutifilar com ponteiras é fácil e cumpr-se as normas, secções ê conforme as potências.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

pois ... eu também aprendi que a corrente entra sempre por cima ...
mas na empresa onde estou todos fazem as alimentações por baixo , vai de pente e vira milho... e dizem que a certiel não implica ....
estou na duvida ...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Realmente nunca vi se a mesma era ou não uma conformidade, pois desde sei as normas de ligação dos quadros faço sempre por entrada por cima! agora que se torna mais fácil é uma verdade ! e até antes da certiel existir sempre foi por baixo mas? penso que seja o interruptor ou disjuntor não se encontrar todo com tensão e apenas a entrada quando desligado ter os bornes só os bornes com tensão.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

na empresa onde estou todos ligam por baixo ( alimentam tudo por baixo ) e sai para as tomadas ou lampadas ou seja o que for por cima ...
já tive problemas por fazer assim ... mas eu acho que o correcto é a corrente entrar por cima e sair por baixo ...
dogman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 out 2007, 21:46

Mensagem por dogman »

Boas!
Mandei um mail a certiel a fazer essa mesma pergunta e eles responderam-me para frazer a pergunta aos frabricantes, pois eles e que me poderiam responder correctamente!!!!
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Mensagem por daniel_c »

quero aprender Escreveu:amigos ,
ao montarem e ligarem um quadro electrico fazem a alimentação dos disjuntores e diferenciais por cima ou por baixo ?
depende de configuraçao do quadro, como tambem da construçao dos disjuntores, Legrand tem disjuntores com a entrada e saida para cima

no caso Schneider, por exemplo, alimentaçao colocada por baixo da melhor, ver montagem de disjuntor C 60 + bloco diferencial Vigi para C 60, entrada alimentaçao para cima no C 60, entrada/saida no bloco diferencial em baixo, pentes para disjuntores do cada circuito com entrada para baixo e saida para cima
Anexos
C60-range03.jpg
C60-range03.jpg (10.23 KiB) Visto 4214 vezes
vigi-for-C60-range02.jpg
vigi-for-C60-range02.jpg (8.46 KiB) Visto 4214 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Entrada 1-3-5 saída 2-4-6
csquadro1
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2011, 17:43

Mensagem por csquadro1 »

dogman Escreveu:Boas!
Mandei um mail a certiel a fazer essa mesma pergunta e eles responderam-me para frazer a pergunta aos frabricantes, pois eles e que me poderiam responder correctamente!!!!
De facto a Certiel tem toda a razão, apenas os fabricantes podem responder a essa questão.
Por indicação do Fabricante, o equipamento modular Schneider (aparelhagem até 100A) para aparelhos simples como Disjuntores e Interruptores Diferenciais, é indiferente que sejam alimentados por cima ou por baixo, veja-se o exemplo de um ID que alimenta via pente um conjunto de disjuntores; se o ID for alimentado por baixo, o pente fica em cima e alimenta os disjuntores por cima, ou vice-versa, se alimentarem o ID por cima, o pente fica em baixo e ficam os disjuntores alimentados por baixo.
O importante é identificar a cablagem por forma a ficar bem visível em qual dos lados está a alimentação.
Nos equipamentos compostos, como por exemplo Disjuntor + Bloco Vigi (diferencial) a alimentação será sempre feita no disjuntor e a saida na parte do Vigi.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Pelo que se diz deve-se ligar na entrada no disjuntor? bem a minha opinião é diferente e desculpem se estou errado, o disjuntor deve ser a saida para o equipamento que se quer proteger! o Vigi está a proteger diferencialmente e electromágnetico conforme a potência do equipamento, senão o que acontece é que se for na saida do diferencial qualquer defeito de curto circuito no equipamemento teria de percorrer o diferencial e só depois chegava ao disjuntor o que poderia causar danos no diferencial antes de chegar ao disjuntor.
Se estou errado desculpem é a minha opinião.
csquadro1
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2011, 17:43

Mensagem por csquadro1 »

Longe de mim pôr em causa a sua opinião...

Nos equipamentos compostos, como por exemplo Disjuntor + Bloco Vigi (diferencial) a alimentação será sempre feita no disjuntor e a saida na parte do Vigi.
Estas são as especificações do fabricante.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Amigo e quem sou eu para duvidar da sua convicção e do fabricante! eu ão costumo colocar esse tipo de equipamento por ser bastante caro faço em separado, mas conheço perfeitamento os mesmos e se os monta-se a minha posição era a mesma (entrada Diferencial e saida disjuntor) Cumprimentos.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

acho que diz nas regras tecnicas, não me lembro se foi que lá li, mas de qualquer maneira os mestres no Metropolitano de Lisboa sempre me disseram que as partes moveis nunca ficam com tensão em caso de corte, portanto, nos disjuntores e afins a alimentação deve ser ligada nos bornes que não tem partes moveis.
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”