Como Ligar um Disjuntor Diferencial
Como Ligar um Disjuntor Diferencial
Boa tarde,
O meu nome é Jorge Antunes tenho algumas noções de electrecidade devido a uns cursos que frequentei mas gostaria de saber como ligar ao certo um disjuntor diferencial.
Já agora este disjuntor é para ligar num segundo anexo que por sua vez já está ligado a um anexo com um disjuntor diferencial instalado.
Neste segundo anexo vai ser colocado um mini quadro electrico com 3 disjuntores (10+10+16) para 2 circuitos de tomadas + uma luz em comutação de escada.
A ideia é ligar o disjuntor diferencial neste mini quando do segundo anexo para receber a entrada de corrente que provem do anexo principal.
Agradeço desde já a V/ ajuda.
Cumprimentos,
F.
O meu nome é Jorge Antunes tenho algumas noções de electrecidade devido a uns cursos que frequentei mas gostaria de saber como ligar ao certo um disjuntor diferencial.
Já agora este disjuntor é para ligar num segundo anexo que por sua vez já está ligado a um anexo com um disjuntor diferencial instalado.
Neste segundo anexo vai ser colocado um mini quadro electrico com 3 disjuntores (10+10+16) para 2 circuitos de tomadas + uma luz em comutação de escada.
A ideia é ligar o disjuntor diferencial neste mini quando do segundo anexo para receber a entrada de corrente que provem do anexo principal.
Agradeço desde já a V/ ajuda.
Cumprimentos,
F.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Como Ligar um Disjuntor Diferencial
Boa tarde.
Eu compreendo que seja muito útil vir aqui pedir umas dicas sobre electricidade, mas é para isso que existem os electricistas...para fazer estes trabalhos.
Eu compreendo que seja muito útil vir aqui pedir umas dicas sobre electricidade, mas é para isso que existem os electricistas...para fazer estes trabalhos.
Boa Noite,
A ideia que eu tenho sobre forums é de locais onde podemos partilhar ideias e ajudar ou sermos ajudados pelo próximo, esse é pelo menos o meu espirito, e não tenho qq problema em ajudar quem precisa.
Tem razão JMC a ligação é 16 para as tomadas e 10 para Luz.
Obrigados.
F.
A ideia que eu tenho sobre forums é de locais onde podemos partilhar ideias e ajudar ou sermos ajudados pelo próximo, esse é pelo menos o meu espirito, e não tenho qq problema em ajudar quem precisa.
Tem razão JMC a ligação é 16 para as tomadas e 10 para Luz.
Obrigados.
F.
- petite grenouille
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 dez 2008, 22:06
- Contacto:
Boas,
o problema dos dois diferenciais em cascata, é que o mais provável é que esse segundo diferencial quando cortar por defeito de isolação o outro também deverá cortar...
por isso deve colocar no primeiro quadro um disjuntor que corresponda à secção do fio utilizado para a alimentação do segundo quadro que não passe pelo diferencial, e no quadro a criar um interruptor diferencial + 2x16A + 1x10A.
o problema dos dois diferenciais em cascata, é que o mais provável é que esse segundo diferencial quando cortar por defeito de isolação o outro também deverá cortar...
por isso deve colocar no primeiro quadro um disjuntor que corresponda à secção do fio utilizado para a alimentação do segundo quadro que não passe pelo diferencial, e no quadro a criar um interruptor diferencial + 2x16A + 1x10A.
Obrigado pela dica. Vou seguir o seu conselho.
Cumprrimentos,
Jorge
Cumprrimentos,
Jorge
-
- Registado: 30 mai 2011, 12:20
ninguém pode postar um imagem de ligação, fica mais fácil ! obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
se é para ligar um quadro parcial, a protecção do mesmo não deve ser em diferencial, pois em caso de defeito disparam os dois, a montante e a jusante, o cabo que alimenta o dito deve ser protegido por disjuntor, atenção que o neutro tambem tem que ser protegido, se for um quadro trifásico tem que ser um disjuntor tetrapolar, se for monofasico tem que ser um disjuntor bipolar
atenção á selectividade ....
atenção á selectividade ....
Jaime Reis
-
- Registado: 03 jul 2008, 15:11
Realize as ligações de forma convencional, o ajuste do diferencial ou sua capacidade nominal é que são importantes. Qualquer ligação aterrada desarma este disjuntor.