AUTO Rádio 24V??
AUTO Rádio 24V??
Bom dia
não sei se estou no sitio certo para perguntar isso, mas cá vai.
Existem Auto-rádios de 24V ?? para camiões gruas etc??
cumprimentos a todos
não sei se estou no sitio certo para perguntar isso, mas cá vai.
Existem Auto-rádios de 24V ?? para camiões gruas etc??
cumprimentos a todos
Re: AUTO Rádio 24V??
Boas!Durante muitos anos de reparaçoes,nunca vi!ja vi e ja reparei muitos redutores de tensao,que funcionam em camioes,gruas,etc!que te converte de 24v para 12v!Isso sei que existe
VELINDRO
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Amigo já vi que gostaria de ter um rádio nas máquinas que trabalha e elas são a 24V é isso? pois geralmente essas máquinas estão equipadas com duas baterias em série (12V+12V= 24V) se quer resolver a seu problema leve um fio a 2,5 flexivel até uma das baterias (só o mais de uma baterias)e protega com corta circuito e fusivel e coloque o rádio na cabine que geralmente a tensão são a 12V, a massa é em qualquer ponto da estretura da máquina.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
O amigo Caor não está a ver bem porque a indicação que transmitiu, se passar só um fio ás baterias e o ligar ao positivo esta ligação só poderá ser feita no ponto série das baterias, senão continuará a ter 24V.
Cpm.
Cpm.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
"um fio a 2,5 flexivel até uma das baterias (só o mais de uma baterias)" (é no ponto série)
Ou seja ele está a dizer para ligar no "mais" "+" de uma bateria. É ligado no meio das duas (serie) indiferente ser numa ou noutra, dado que está a ligar a 12 voltes.
Com os auto-rádios não há grande problema, mas com os rádios da banda do cidadão, onde muitas vezes usam com a viatura parada, a bateria que fornece os "12V" tem a sua "vida" mais curta.
O ideal era ter um conversor de 24 para 12.
Creio que a Blaupunkt tem para 24V.
Editado a azul.
Cump.
Mário
Até está certo o "CAOR" ele escreveJosecalado Escreveu:O amigo Caor não está a ver bem porque a indicação que transmitiu, se passar só um fio ás baterias e o ligar ao positivo esta ligação só poderá ser feita no ponto série das baterias, senão continuará a ter 24V.
Cpm.
"um fio a 2,5 flexivel até uma das baterias (só o mais de uma baterias)" (é no ponto série)
Ou seja ele está a dizer para ligar no "mais" "+" de uma bateria. É ligado no meio das duas (serie) indiferente ser numa ou noutra, dado que está a ligar a 12 voltes.
Com os auto-rádios não há grande problema, mas com os rádios da banda do cidadão, onde muitas vezes usam com a viatura parada, a bateria que fornece os "12V" tem a sua "vida" mais curta.
O ideal era ter um conversor de 24 para 12.
Creio que a Blaupunkt tem para 24V.
Editado a azul.
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 10 abr 2011, 11:16, editado 3 vezes no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Amigo Mário, seria igual ligar ao + de qualquer uma das baterias, se também se fosse buscar o - à mesma bateria. Se ligarmos o menos ao chassis como foi sugerido, temos que ter atenção a qual das baterias vamos buscar o +, terá de ser realmente à que tem a ligação série. No entanto subscrevo totalmente, quando diz que o ideal será usar um conversor até porque, ao "retirar" tensão a uma só bateria, vamos estar a desequilibrar a carga das mesmas.
Cumprimentos
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas "saga"
Certo, já editei para não haver duvidas.
Cump.
Mário
Certo, já editei para não haver duvidas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Claro que quem fizer a ligação na bateria terá de ter algum conhecimento para o fazer! o menos é sempre o menos na estretura da máquina e o consumo de um autorádio não será assim tão relevante média de 300MA para a bateria que forneçá os 12V pois o o trabalho que estão em continuo todo o dia dá para cargar a mesma! é uma situação de o operador gastar pouco euros e ter musica para se destrair, sim porque o trabalho deles é duro.
-
- Velha Guarda
Amigo hoje sem quer fui comprar um material de intrusão e no catalogo deles tem um assecório que alterna a corrente continua de 24V para 12V= o preço é de +-ou - 25euros. depois do mais simples que disse vai nesta aposta que evita tar a passar fio até bateria. posso dar a morada se estiver interessado.
sim amigos...há uns redutores de tensão que são nada mais nem menos um transistor regulador de tensão,e isso e barato ,montei muitos nas escavadoras hidraulicas e pás carregadoras.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
O autorádio pode ser ligado nos terminais da bateria A ou da bateria B que ficaria a ser alimentado a 12v.
Quanto à queda de tensão dessa bateria ser mais elevada do que na outra... esta vai alimentar a primeira, logo a queda de tensão será dividida pelas duas. Se não acreditam experimentem...
Cps
A. Castro
O autorádio pode ser ligado nos terminais da bateria A ou da bateria B que ficaria a ser alimentado a 12v.
Quanto à queda de tensão dessa bateria ser mais elevada do que na outra... esta vai alimentar a primeira, logo a queda de tensão será dividida pelas duas. Se não acreditam experimentem...
Cps
A. Castro
- Anexos
-
- BATERIAS EM SÉRIE.bmp (576.05 KiB) Visto 2679 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,CF,Lda Escreveu:Boas.
Cps
A. Castro
está aqui uma afirmação interessante, que seria óptimo se fosse explicada. Esta afirmação contraria o que foi afirmado pelo Mário.
Como é que uma bateria alimenta a outra?
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas "ohmico"]
"está aqui uma afirmação interessante, que seria óptimo se fosse explicada. Esta afirmação contraria o que foi afirmado pelo Mário."
O que escrevi é o que está no desenho.
"Como é que uma bateria alimenta a outra?"
Porque estão em serie, e o alternador debita os 28V nos terminais (- e +) na terminação da ligação em serie.
Se um das bateria estiver com problemas (avaria), a outra vai sofrer mais. As baterias quando em serie devem de ter as mesmas caracteristicas.
Cump.
Mário
"está aqui uma afirmação interessante, que seria óptimo se fosse explicada. Esta afirmação contraria o que foi afirmado pelo Mário."
O que escrevi é o que está no desenho.
"Como é que uma bateria alimenta a outra?"
Porque estão em serie, e o alternador debita os 28V nos terminais (- e +) na terminação da ligação em serie.
Se um das bateria estiver com problemas (avaria), a outra vai sofrer mais. As baterias quando em serie devem de ter as mesmas caracteristicas.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Não se esqueçam que os circuitos existentes são a 24v!
A energia que os receptores consomem é comum às duas baterias. Se uma delas - por estar a alimentar um autorádio- tiver tendência a debitar mais energia a outra assume que se trata de um receptor e alimenta-a. As baterias, por terem caracteristicas iguais, têm tendencia a terem consumos iguais.
Cps
A. Castro
Não se esqueçam que os circuitos existentes são a 24v!
A energia que os receptores consomem é comum às duas baterias. Se uma delas - por estar a alimentar um autorádio- tiver tendência a debitar mais energia a outra assume que se trata de um receptor e alimenta-a. As baterias, por terem caracteristicas iguais, têm tendencia a terem consumos iguais.
Cps
A. Castro