Ajuda! passar motor de puxar agua trifasico para monofasico

Responder
Jony
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2008, 22:58

Ajuda! passar motor de puxar agua trifasico para monofasico

Mensagem por Jony »

Boas, tenho um motor de marca DAB de tirar agua de poço para instalar mas ele é trifasico e a pessoa quer montar num sitio onde só tem monofasica. Eu já estou desatualizado nesta área,agradecia que alguem do forum que esteja dentro do assunto que me ajuda-se a calcular qual o valor condensador a instalar.
Obrigado pela atenção.

Identificação da chapa do motor:
V 220/380
HP 2,5
Rpm 2850
W 1830
A 6,9/4
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Re: Ajuda! passar motor de puxar agua trifasico para monofas

Mensagem por windstorm »

para essa cavalagem eu diria que 40uf é o indicado...

se o motor estiver configurado de fabrica em estrela, então eu iria aconselhar a que o configures em triangulo onde a fase e o neutro ligam nos extremos e o condensador no centro e no outro extremo conforme a orientação de rotação que o motor requer..
velindro
Curioso
Curioso
Registado: 06 out 2009, 12:04

Mensagem por velindro »

axo que nao vais conseguir tirar rendimento do motor,pois ele nao contem enrolamento de arranque,vais conseguir através do condensador fazer um pequeno desvio de um dos enrolamentos,mas nao vais ser suficiente para trabalhares com os 2,5hps!e o ideal seria um condensador de 20uf,pois assim tens pouca saturaçao no enrolamento de apoio
VELINDRO
Jony
Curioso
Curioso

Mensagem por Jony »

Bom agradeço as vossas ajudas, mas são valores diferentes de ambas as respostas onde fico um bocado perdido, se hover mais alguma opinião ou esclarecimento agradecia.
Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Ambas podem estar certas. Se queres por o motor em funcionamento sem problemas, tens que usar um variador de frequência, é a unica maneira de teres rendimento na bomba sem problemas.
Se queres usar condensadores, vais ter que ir por tentativas, dado que cada marca e modelo de motor é diferente. O próprio binário de arranque do motor pode ficar comprometido com condensadores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
velindro
Curioso
Curioso
Registado: 06 out 2009, 12:04

Mensagem por velindro »

mas tambem cuidado porque nem todos os motores(enrolamentos),suportam variadores de frequencia!vai por tentativas,mas antes protege-o com um disjuntor magnetico-termico
VELINDRO
Jony
Curioso
Curioso

Mensagem por Jony »

Obrigado, mas vou tentar fazer uma troca, já esperimentei e tenho pouco rendimento. Até é mal empregado para tal efeito.
Obrigado a todos.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

a Telemecanique ( sou dos antigos) tem um variador de velocidade a preço acessivel que alimenta a monofasico e sai a trifasico, já fiz alguns trabalhos com ele e é 5*****
Jaime Reis
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Olá amigo, um variador destes depois de ser instalado é preciso ser programado? Para que preço +-? Obrigado.
jaimereis Escreveu:boas

a Telemecanique ( sou dos antigos) tem um variador de velocidade a preço acessivel que alimenta a monofasico e sai a trifasico, já fiz alguns trabalhos com ele e é 5*****
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

a programação é muito simples,pode definir rampas de acelaração através de preset´s, é muito acessivel, as instruções basicas vem dentro da caixa em português,no preço geralmente é o departamento de compras de trata disso, eu só instalo, mas vou informar-me, mas tenho a ideia de que para um motor de 1 CV ronda o 130€, penso que seja o Altivar 08 ou 31 da Schneider Electric
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”