Aquisição de dados com placa da NI/Labview - problema

Responder
Androxys
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2010, 20:48

Aquisição de dados com placa da NI/Labview - problema

Mensagem por Androxys »

Boa noite.

Estou a realizar um projecto para monitorizar e controlar a qualidade da água em aquacultura e estou a ter alguns problemas com a aquisição de dados. Talvez alguém tenha experiência com essas placas ou com uma aplicação semelhante e me possa ajudar.

Estou a tentar ver qual a resposta eléctrica do sensor de pH em soluções padrão de pH 4 e pH 7, utilizando para tal o software LabVIEW e uma placa de DAQ da National Instruments. Construí o circuito electrónico de condicionamento de sinal, com um seguidor de tensão para baixar a impedância de saída do sensor (que é extremamente elevada) e resistências ligadas à terra do aparelho para remover as correntes de polarização do amplificador operacional.

Contudo, e resumidamente, a placa não está a detectar qualquer sinal vindo do sensor (sim, estou a ler o canal correcto). A placa devia detectar cerca de 180 mV de tensão e apenas detecta cerca de 1 mV de ruído (que é o que detecta também se o sensor não estiver ligado ao circuito).

Já investiguei bastante sobre o assunto, familiarizei me bastante bem com a placa mas talvez seja a minha falta de experiência no Labview onde reside o meu problema. Já coloquei esta mesma questão no fórum da NI mas ainda não obtive qualquer resposta em alguns dias.

Obrigado desde já por qualquer ajuda.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Aquisição de dados com placa da NI/Labview - problema

Mensagem por Mário »

Boas

Mede com um scopemeter para veres a saida e o ruido.

Cump.
mario
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Androxys
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2010, 20:48

Re: Aquisição de dados com placa da NI/Labview - problema

Mensagem por Androxys »

Boa noite.

Já solucionei o problema há alguns dias, aproveito para agradecer o input e para mencionar qual era o problema, era o amp-op que estava a utilizar que tinha uma corrente de polarização de entrada demasiado alta (nA), quando para utilização com eléctrodos de pH ou outras fontes de alta impedância de saída tem que ser muito inferior (pA ou fA), devido ao elevado ganho do ampop que causava um drift elevado na saída. Curiosa a dificuldade que tive em encontrar esta informação, todos dizem que a impedância do ampop tem que ser elevada mas todos se esquecem de mencionar esse pormenor.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”