Dúvidas de Projecto e Ficha Electrotécnica

Responder
elmotmatos
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 16:44

Dúvidas de Projecto e Ficha Electrotécnica

Mensagem por elmotmatos »

Bom dia, caros amigos participantes!
Neste momento estou a executar um projecto eléctrico para licenciamento camarário de uma obra de ampliação de um edifício do tipo escolar.
Actualmente o edifício tem uma potência contratada de ±90KVA.
Parte-se do princípio que para estas obras de ampliação, que constam na construção de 1 gabinete técnico, vestiários e uma arrecadação, não é necessário reforço da potência contratada, a potência actual é suficiente.
A minha dúvida é a seguinte:
Será necessário executar projecto eléctrico para aprovação pela EDP ou basta uma ficha electrotécnica preenchida como sendo para instalações existentes e para a potência actual de 90KVA?
Como não tenho muita experiência em projectos eléctricos gostaria de saber se no caso de ser necessário apenas a ficha electrotécnica para instalações existentes, de que modo é que se preenchem os campos “Portinhola e Q. colunas (cx. Forte-cx. Barr. e cx. Prot.)”

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.

Elmo Matos
Elmo Tomé de Matos
Freddy
Curioso
Curioso
Registado: 14 set 2009, 18:39

Re: Dúvidas de Projecto e Ficha Electrotécnica

Mensagem por Freddy »

Não havendo alteração à potência contratada não me parece que seja necessária nova ficha eletrotécnica.

Por outro lado, para uma instalação com essa potência, penso que será obrigatório o projeto e a inspeção por parte da Certiel.

Em todo o caso estou certo de que existe aqui quem possua mais experiência e pode responder.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Na situação que relata penso que não há necessidade nem de projeto nem de ficha eletrotécnica, visto não haver qualquer alteração das condições contratuais com a EDP; no entanto poderá a câmara pedir a ficha electrotécnica ou o termo de responsabilidade do TR das instalações elétricas, devido ao projeto de arquitetura ser relevante.
Nos trabalhos ao nível da portinhola e eventual quadro de colunas o TR terá de se deslocar à EDP e fazer o pedido de desselagem do equipamento e a abertura da portinhola para poder efetuar os trabalhos de remodelação.

Cpm.
elmotmatos
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 16:44

Mensagem por elmotmatos »

Bom Dia,

"Nunca é demais saber demais"

Obrigado pelos vossos contributos, assim já estou mais esclarecido nestas questões, que são importantes e muitas vezes contribuem para a boa organização de um projecto.

Obrigado e cumprimentos.

Elmo Matos
Elmo Tomé de Matos
Freddy
Curioso
Curioso
Registado: 14 set 2009, 18:39

Mensagem por Freddy »

Josecalado Escreveu:Na situação que relata penso que não há necessidade nem de projeto nem de ficha eletrotécnica, visto não haver qualquer alteração das condições contratuais com a EDP; no entanto poderá a câmara pedir a ficha electrotécnica ou o termo de responsabilidade do TR das instalações elétricas, devido ao projeto de arquitetura ser relevante.
Nos trabalhos ao nível da portinhola e eventual quadro de colunas o TR terá de se deslocar à EDP e fazer o pedido de desselagem do equipamento e a abertura da portinhola para poder efetuar os trabalhos de remodelação.

Cpm.
Não me parece que uma alteração deste tipo numa escola passe sem inspeção. Mas isto se calhar é apenas o meu bom senso a falar.
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

Se não existir aumento de potência a EDP não vai exigir nada, pois como já foi dito, não à alteração ao contrato. Sendo assim não há a necessidade de pedir qualquer vistoria à Certiel, a não ser que seja exigência do cliente ou da CM. Se não existir aumento de potência, no limite a instalação eléctrica pode ser alterada na totalidade sem que seja necessário uma vistoria da Certiel.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Estou a fazer um projecto de alterações de um predio. Não houve alteração de potência apenas houve um rearranjo das divisões. Como tal é necessario carimbar nova ficha electrotécnica até porque quem fez o 1º projecto foi outro projectista ou coloco a ficha electrotécnica que o projectista do projecto inicial colocou no projecto( apenas tenho uma copia), ou deverá ir a ser carimbado á EDP antes de entregar o projecto á certiel?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Numa instalação com projecto aprovado, fez-se um aproveitamento do espaço, construindo uns arrumos, mas como estes arrumos não estão previstos no projecto aprovado, este terá de ser rectificado?

A verificarem-se quaisquer alterações em obra do projecto aprovado, tais alterações implicam a elaboração de um projecto rectificativo elaborado nos termos da legislação aplicável.
elmotmatos Escreveu:Bom dia, caros amigos participantes!
Neste momento estou a executar um projecto eléctrico para licenciamento camarário de uma obra de ampliação de um edifício do tipo escolar.
Parte-se do princípio que para estas obras de ampliação, que constam na construção de 1 gabinete técnico, vestiários e uma arrecadação, não é necessário reforço da potência contratada, a potência actual é suficiente.
Será necessário executar projecto eléctrico para aprovação pela EDP ou basta uma ficha electrotécnica preenchida como sendo para instalações existentes e para a potência actual de 90KVA?
Como não tenho muita experiência em projectos eléctricos gostaria de saber se no caso de ser necessário apenas a ficha electrotécnica para instalações existentes, de que modo é que se preenchem os campos “Portinhola e Q. colunas (cx. Forte-cx. Barr. e cx. Prot.)”

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.

Elmo Matos
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Ver também artº 8 do DL 517/80

parreirajoao Escreveu:Numa instalação com projecto aprovado, fez-se um aproveitamento do espaço, construindo uns arrumos, mas como estes arrumos não estão previstos no projecto aprovado, este terá de ser rectificado?

A verificarem-se quaisquer alterações em obra do projecto aprovado, tais alterações implicam a elaboração de um projecto rectificativo elaborado nos termos da legislação aplicável.
elmotmatos Escreveu:Bom dia, caros amigos participantes!

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.

Elmo Matos
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

migjac Escreveu:Boa tarde,

Estou a fazer um projecto de alterações de um predio. Não houve alteração de potência apenas houve um rearranjo das divisões. Como tal é necessario carimbar nova ficha electrotécnica até porque quem fez o 1º projecto foi outro projectista ou coloco a ficha electrotécnica que o projectista do projecto inicial colocou no projecto( apenas tenho uma copia), ou deverá ir a ser carimbado á EDP antes de entregar o projecto á certiel?
Alguem pode ajudar a esclarecer esta questão?
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

No meu entender, se houver alteração ao projecto de arquitectura, as especialidades que vierem a sofrer alteraçãoes por inerência dessas alterações terão que ter projecto rectificativo, pois há também alteração aos projectos iníciais. Caso não exista aumento de potências poderá ser referida em memória descritiva essa situação.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Mas deverei anexar uma copia da ficha electrotécnica anterior ou deverei ir a EDP carimbar nova ficha electrotécnica?
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

No meu entender: Para quê ficha electrotécnica, se não houve alteração de potência? Terá é que apresentar o projecto rectificativo, caso seja necessário e existam alterações ao projecto inicial.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”