Tubo VD
- João Alves
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 nov 2010, 15:32
Tubo VD
Continuo com uma duvida em relação ao Tubo VD? É obrigatório que seja LH ou não? Há marcas que só vendem LH e há outras que vendem ambas as opções. Tentei ver nos guias da CERTIEL e também não me consegui esclarecer. Alguém pode ajudar-me nesta matéria?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Tubo VD
Se o tubo estiver embebido não precisa de ser LH porque é considerado que o tubo está embebido em material incombustível. Apenas nos locais a que o público tenha acesso e com o tubo instalado à vista ou tecto falso é que é obrigatório ser LH. Esta é a minha interpretação.
P.S.: Já agora preencha os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
P.S.: Já agora preencha os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Só deve ser LH quando instalados à vista nos locais classificados BE2 em que o público tenha acesso. (consultar secção 482.2.5 das RTIEBT)
- João Alves
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 nov 2010, 15:32
Então nesse caso posso concluir que a maioria das instalações são feitas com tubo sem ser LH, certo?
Digo isto, porque por vezes vemos em armazens instalações com Tubo VD e não sei se serão LH. Daí que tenha surgido esta minha duvida.
Digo isto, porque por vezes vemos em armazens instalações com Tubo VD e não sei se serão LH. Daí que tenha surgido esta minha duvida.
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2008, 10:08
O tubo VD livre de halogéneos só é obrigatório em instalações "sensíveis", com grande número de pessoas, como hospitais, teatros, cinemas ou parecidos.João Alves Escreveu:Então nesse caso posso concluir que a maioria das instalações são feitas com tubo sem ser LH, certo?
Digo isto, porque por vezes vemos em armazéns instalações com Tubo VD e não sei se serão LH. Daí que tenha surgido esta minha duvida.
Naturalmente, os cabos também terão de ser livres de halogéneos ou resistentes ao fogo.
Cumprimentos
Boa tarde
Eu estou prestes a executar uma instalação em um hotel, será que é obrigatório o uso de LH nos tubos e nos cabos
Eu estou prestes a executar uma instalação em um hotel, será que é obrigatório o uso de LH nos tubos e nos cabos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Não.
Agora como projectista, aconselho-te a adoptares uma filosofia de instalação "isenta de halogéneos".
E mais, aconselho-te que toda a cablagem interna dos quadros eléctricos, seja isenta de halogéneos. Eles que usem condutores H07Z1 e não H07V.
Toma também atenção que todos os circuitos que derivem do quadro de segurança, devem ser resistentes ao fogo (PH=90)
Agora como projectista, aconselho-te a adoptares uma filosofia de instalação "isenta de halogéneos".
E mais, aconselho-te que toda a cablagem interna dos quadros eléctricos, seja isenta de halogéneos. Eles que usem condutores H07Z1 e não H07V.
Toma também atenção que todos os circuitos que derivem do quadro de segurança, devem ser resistentes ao fogo (PH=90)
herlander Escreveu:Boa tarde