Olá Boa noite

Responder
Catarina Claro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 mar 2011, 22:36

Olá Boa noite

Mensagem por Catarina Claro »

Boa noite, gostaria que alguém me desse umas ideias de como criar um sistema eléctrico em que a luz vai diminuindo progressivamente ao longo de 4 horas.

Agradecia uma resposta se possivel.
Obrigada.
Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Olá Boa noite

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Convinha explicar melhor, nomeadamente, tipo de iluminação, motivo de período tão longo, aplicação do sistema, etc.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso faz-se com um NE555 na funçao de temporização atacando um triac.

Eu vou ver se arranjo o esquema

Vê aí
http://www2.tech.purdue.edu/Eet/courses ... -Triac.PDF
Catarina Claro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 mar 2011, 22:36

Mensagem por Catarina Claro »

desculpem malta, tava a fazer confusao. a situaçao é quero que a luz ligue a uma determinada hora, depois teja 4h acesa e a partir dai va diminuindo a sua intensidade ate apagar. por exemplo, liga as 18h da tarde, e a partir das 22h da noite comece a enfraquecer ate apagar, depois o enfraquecer pode ser 15min. ou 30min. só nao pode é ser muito rapido.

obrigado pela cumpreensao
cumprimentos
pjlc68
Curioso
Curioso
Registado: 30 out 2010, 10:16

Mensagem por pjlc68 »

Olá. penso que com um mini-kit domótico controlador de luzes consegues fazer o que queres.
Acho que queres fazer por uma questão de segurança da habitação.
Ou então faz isso arcaicamente...
Imagina um candeeiro de sala com 4 lampadas, com 4 relógios e enfiando 4 fases provinientes dos relógios, pões 4 lampadas diferentes (Ex:100W,75W,40W,25W) e tá resolvido, a última lâmpada que gasta menos , podes por a ligar e desligar de 20 em 20 ou de 10 em 10 minutos para teres mais segurança.
Aconselho-te a veres a tabela de equivalencias das lâmpadas de baixo consumo, pois vais gastar uns euritos a menos na factura.
Boa sorte.
Revela o teu resultado .
Espero que corra tudo bem...
P.S.- Desculpa dar-te uma hipótese tão rudimentar, mas se for uma razão de segurança tenho a certeza que dá bons resultados, já resultou num terrreno agricola que era constantemente vandalizado.
asterion
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 21:37
Has thanked: 2 times

Mensagem por asterion »

Experimenta alguma solução da Hager tipo TXA 215 com um pequeno controlador KNX e consegues fazer o que queres. Mas contacta-os que eles enviam-te um esquema com o que tens de instalar.
vitortavares
Curioso
Curioso
Registado: 30 jan 2009, 19:21

Mensagem por vitortavares »

Boa noite
Tenho um sistema da hager no meu aquário que liga de manhã progressivamente com 2h de diferença entre o ligar e o ponto máximo das luzes, depois está 4h no máximo fluxo e a seguir começa a desligar durante 2h até apagar. Em tudo isto pode alterar a programação que quiser, não sei se é isto que pretende, se for posso dar mais informação.
Cumprimentos
Vitor Tavares
Responder

Voltar para “Dúvidas”